Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Estudo de investigadores da Universidade de Quioto

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Estudo de investigadores da Universidade de Quioto Empty
MensagemAssunto: Estudo de investigadores da Universidade de Quioto   Estudo de investigadores da Universidade de Quioto EmptyQua Dez 05, 2007 10:42 am

Os chimpanzés de cinco anos têm melhor memória fotográfica que os estudantes universitários


Os chimpanzés de cinco anos têm melhor memória fotográfica que os estudantes universitários, concluiu um estudo de investigadores da Universidade de Quioto (Japão)publicado na revista «Current Biology».

«Aqui mostramos pela primeira vez que os jovens chimpanzés têm uma extraordinária capacidade para trabalhar com a memória numérica, melhor do que a dos humanos adultos, que foram submetidos às mesmas provas e procedimentos», disse um dos autores do estudo, Tetsuro Matsuzawa.

A experiência consistia em mostrar números de 1 a 9 num ecrã táctil aos primatas e a estudantes que, posteriormente, eram substituídos por um quadrado branco, devendo depois os chimpanzés e os humanos identificar a localização de cada número e colocá-los por ordem.

Os chimpanzés conseguiram memorizar a maioria dos números, independentemente do tempo que estes apareciam no ecrã, que era menor à medida que o exercício avançava.

Por outro lado, os estudantes universitários tiveram piores resultados quanto menor era o período de tempo que o número aparecia no ecrã.

Matsuzawa considerou que a habilidade cognitiva dos chimpanzés está relacionada com o que se chama «imaginário eidético» uma capacidade de recordar coisas ouvidas ou vistas numa cena complexa com um nível de detalhe quase perfeito. No caso dos chimpanzés, para o cientista, resulta em algo semelhante à memória fotográfica, capacidade que tem tendência a piorar com a idade.

Apesar do estudo refutar algumas teorias que consideram que os chimpanzés têm capacidades cognitivas inferiores à dos humanos, os investigadores asseguram que esta descoberta é apenas «a ponta do iceberg».

«Trata-se apenas de uma parte da inteligência dos jovens chimpanzés, que é muito flexível», disse Matsuzawa.

Lusa/SOL
Ir para o topo Ir para baixo
 
Estudo de investigadores da Universidade de Quioto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Lisboa recebe primeira universidade de Medicina Chinesa
» Tiroteio em universidade já matou seis
» SAÚDE
» Bento 16 cancela visita a Universidade após protestos
» Estudo desvenda estratégia sexual das aranhas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: