Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Visita de Dalai Lama

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Daedain

Daedain


Mensagens : 25
Data de inscrição : 12/09/2007
Idade : 35
Localização : Coimbra

Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptyQua Set 12, 2007 7:10 am

Citação :
Visita do Dalai Lama: Luís Amado nega qualquer pressão de qualquer governo

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, afirmou hoje que a decisão do governo de não receber oficialmente o Dalai Lama foi assumida no contexto das boas relações com a China e não decorre de nenhuma pressão.

"A posição portuguesa foi assumida com total clarividência quanto aos interesses [de Portugal] nesta matéria e sem nenhuma pressão de nenhum governo", disse Luís Amado à imprensa portuguesa, à margem de uma conferência de imprensa conjunta com o vice-primeiro-ministro da Sérvia, Bozidar Djelic.

"As relações com a China são relações importantes para Portugal, mas não há nenhuma pressão do governo chinês que pudesse alterar a posição do governo português, assumida no quadro das boas relações que temos com a China", acrescentou o ministro.

Amado frisou, por outro lado, que a posição agora assumida pelo governo é a mesma que "se verificou no passado, quando da última visita do Dalai Lama a Portugal", em Novembro de 2001, e foi "definida já há bastante tempo".

O chefe da diplomacia portuguesa recusou igualmente que a visita do líder religioso tibetano seja um incómodo para o governo português, sublinhando que se trata de "uma visita privada".

"Não vejo nenhuma razão para tanto alarido", disse ainda o ministro referindo-se à atenção dada ao assunto pelos media e às críticas de alguns partidos da oposição.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1304728

Como todos sabemos, o Tibete foi invadido pela China em 59, e o povo escravizado, sem liberdade religiosa, ao bom modo comunista chinês.
E claro, Portugal como dependente dos 'negócios da China" - literalmente - põe o rabo entre as pernas, e lá esquece o Dalai Lama. Em vez de defender o povo oprimido, como muitos países (grandes potências) o fizeram, e acolher o líder budista estando-se a a borrifar para a China, prefere mostrar a sua fraqueza. Enfim! Mais uma vez, mostramos como está a nossa política...
Ir para o topo Ir para baixo
B

B


Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptyQua Set 12, 2007 7:24 am

Nem mais, basta lembrar os inúmeros massacres a que são sujeitos os habitantes do tibete
Este regime comunista já matou cerca de 70 milhões de pessoas
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunopaulo.miniville.fr/
ariosto




Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2007

Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptySex Set 14, 2007 7:15 am

No entanto o Sócrates, que não se perca pelo nome, nem envergonhe o filósofo grego, recebeu, com honras, o músico de rock inglês. Lávai Lama!
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptySáb Set 15, 2007 11:48 am

ariosto escreveu:
No entanto o Sócrates, que não se perca pelo nome, nem envergonhe o filósofo grego, recebeu, com honras, o músico de rock inglês. Lávai Lama!

"Negócios da China" ! Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptySáb Set 15, 2007 3:25 pm

Chinesices

A nossa diplomacia já deixou há muito de ser apenas inútil e irrelevante, para se transformar, quando analisada de perto, num motivo de vergonha nacional.

1 Seja qual for o Governo em funções, as sondagens indicam que o seu elemento mais popular é sempre o ministro dos Negócios Estrangeiros. O resultado é fácil de explicar: internamente, o MNE não incomoda ninguém, não mexe com o dia-a-dia de ninguém; e, externamente também não conta para nada, num país que há muito se desabituou de ter política externa. O grande desígnio de cada MNE é apenas este: não se meter na política interna, não incomodar ninguém, não ter ideia alguma, boa ou má. Depois, nos intervalos, eles adoram dar umas entrevistas em que assumem o papel de 'pensadores' de política internacional, gente que vê muito para lá da mesquinha espuma política dos dias, e de participar em reuniões bilaterais e cimeiras com os seus colegas da 'coisa', encenando, para português ver, a figuração ao lado dos grandes do mundo.

Não por acaso, os melhores representantes da profícua arte da deliquescência política - de Jaime Gama a Durão Barroso, de Freitas do Amaral e Martins da Cruz - tiveram todos o seu momento de sublime inutilidade e grandiosa vacuidade enquanto ministros dos Estrangeiros. Mas, se fosse preciso encontrar um único símbolo daquilo a que poderíamos chamar a 'escola portuguesa da diplomacia democrática', esse símbolo só podia ser Durão Barroso. Ele foi e continua a ser o expoente máximo da política vista como manobrismo permanente, adaptação constante, capacidade gélida de nos olhar nos olhos e dizer tranquilamente o contrário do que se está a pensar, e ausência de princípios como único princípio válido.

Como já devem ter percebido, eu não tenho grande consideração pela diplomacia, enquanto arte moderna da política. E, em particular, tenho um profundo desprezo e uma imensa vergonha pela arte portuguesa da diplomacia, em situações mais complicadas. Das relações com Angola às relações com os Estados Unidos, das relações com a China às relações com o Zimbabwe de Mugabe, a nossa diplomacia já deixou há muito de ser apenas inútil e irrelevante, para se transformar, quando analisada de perto e em muitos casos, num motivo de vergonha nacional.

O mais recente episódio com o Dalai Lama - um homem que simboliza tudo aquilo que juramos defender e que representa um povo ocupado pela China em condições exactamente idênticas à ocupação de Timor pela Indonésia - não me espanta, minimamente. Espantar-me-ia era o contrário. Quando o actual MNE, Luís Amado, refere a "total clarividência quanto aos interesses de Portugal" em fingir que não sabe oficialmente que o Dalai Lama está cá, ou quando Marques Mendes, em nome das "razões de Estado", se mostra solidário com o Governo, nós sabemos bem a que interesses e razões se referem: aos das empresas que têm negócios potenciais com a China e que, por coincidência, às vezes também financiam o PS e o PSD.

Sempre é mais engraçado ouvir Jerónimo de Sousa a concordar também com o Governo, em nome de "uma perspectiva justa" das relações diplomáticas. Ao menos ele, embora enganado, é coerente: está convencido de que, por ser governada por um partido chamado comunista, a China ainda é um país comunista.

Apesar de tudo, é forçoso reconhecer que sempre se fizeram alguns progressos, relativamente à última destas incómodas visitas do Dalai Lama. Pelo menos desta vez, Cavaco Silva não se dispôs à mesma farsa que Jorge Sampaio - encontrando-se, 'por acaso', com o Dalai Lama, numa visita a um museu - naquele que ficará para sempre como um dos mais ridículos episódios da nossa grandiloquente diplomacia 'de Estado'.

2 Parece que, da China, só nos vêm problemas e constrangimentos. Parece que querer correr com as 'lojas chinesas' da Baixa e acantoná-las numa "Chinatown" a criar, como defendeu Maria José Nogueira Pinto, é uma proposta racista, xenófoba e discriminatória. Parece, pois, que o que é politicamente correcto é investir uns milhões largos numa operação de revitalização da zona histórica e central de Lisboa, mas sem ferir os interesses dos comerciantes chineses ali instalados, em sã convivência multicultural com a arquitectura pombalina. É fácil, aliás, imaginar como os chineses receberiam de braços abertos uma invasão de tasquinhas e casas de fado portuguesas na Praça Tiananmen...

O problema das 'lojas chinesas' não está apenas na concorrência desleal que fazem, trabalhando em famílias organizadas, sem horários nem direitos sociais, e vendendo a metade do preço produtos fabricados na China em regime de 'dumping social', que Jerónimo de Sousa imagina ser a versão actualizada do comunismo. De facto, para o peditório dos pasmados 'comerciantes tradicionais' da Baixa, já demos de mais e sempre em vão. Eles não querem, não sabem e não irão nunca reciclar-se.

O problema também não está na nacionalidade dos donos, mas sim nas próprias lojas. O problema é que as 'lojas chinesas' são feias por fora e por dentro, com um aspecto sujo e degradado, e praticando um tipo de comércio de século XIX para cidades feias, sujas e degradadas. Se queremos recuperar e ressuscitar a Baixa, é óbvio que elas estão a mais ali. Se uma cidade não tem o poder de determinar que tipo de estabelecimentos quer e tolera nas suas zonas históricas, porque com isso pode atingir interesses de uma comunidade cuja cultura e hábitos são um enxerto estranho no seu meio, então mais vale dizer que prescindimos de qualquer política de defesa de valores culturais próprios. E, se temos de nos conformar com o 'estilo chinês' do pequeno comércio, então também teremos de aceitar passivamente as tabancas portuguesas com balcões de zinco, luzes de néon, cadeiras de plástico e toldos da 'Olá'.

3 Eu previ-o aqui, há umas semanas: o fecho do trânsito no Terreiro do Paço, aos domingos, não trouxe nem mais um extasiado transeunte à praça, mas, em contrapartida, trouxe o caos ao trânsito automóvel circulando à volta, o inferno a milhares de pessoas viajando de carro e a mobilização de dezenas de polícias para tentarem organizar aquele pandemónio. Se António Costa tem um compromisso com as pessoas e não com as ideias feitas e a demagogia fácil, aconselho-lhe que vá, ao volante do seu carro particular, fazer o trajecto Santa Apolónia-Cais do Sodré, um destes domingos à tarde. E que daí retire as consequências que se impõem a quem quer servir os outros.

Em contrapartida, vi que retiraram enfim os tapumes que vedavam o rio em frente ao que era o Cais das Colunas e que as próprias colunas do cais regressaram ao seu lugar. Mas o cais, tal como era, com o Tejo a vir morrer-lhe aos pés, já não existe. Em seu lugar, está um aterro que afastou o rio para 50 metros de distância e para sempre destruiu a beleza daquele local, sacrificada à mais imbecil obra pública alguma vez levada a cabo em Lisboa. É indecente que os responsáveis por este crime permaneçam impávidos e impunes.

Miguel Sousa Tavares - Expresso
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptySeg Set 17, 2007 3:16 am

Dalai Lama apela a portugueses para apoiarem causa tibetana


O Dalai Lama terminou no domingo uma visita de cinco dias a Lisboa, apelando a milhares de pessoas no Pavilhão Atlântico para fazerem chegar a sua preocupação pelo povo tibetano aos parlamentos português e europeu.

«Vocês enquanto Estado-membro da União Europeia - e o Parlamento Europeu está atento a esta causa - podem ter influência neste país onde há uma preocupação pelo povo do Tibete. Podem fazer chegar essa vossa preocupação ao parlamento português», disse o líder espiritual do Tibete.

O 14º Dalai Lama exortou ainda os participante na conferência pública intitulada «O poder do bom coração», para «visitarem o Tibete e estudarem o que aconteceu nos últimos 60 anos e vejam o que se está a passar agora».

«Contem o que viram« para serem »úteis« à causa do seu povo, desafiou.

Este apelo do Dalai Lama surgiu em resposta a uma pergunta que a organização apresentou, sugerida por alguém do público, que questionou »qual o apoio que os portugueses podiam dar em prol do povo tibetano.

Em 1950, o Exército Popular de Libertação chinês ocupou Lhasa, a capital do Tibete, e em 1959 os confrontos armados obrigaram o Dalai Lama a deixar o seu país e exilar-se na Índia, em Dharmsala.

Actualmente, Dharmsala é a sede do governo tibetano no exílio que, liderado pelo Dalai Lama, se dedica à causa da libertação do Tibete, através da não-violência.

Em Maio de 1951 foi feito o «Acordo dos 17 pontos para a libertação pacífica do Tibete», que entre outros pontos, dava soberania à China sobre o Tibete, mas reconhecendo a autonomia do governo tibetano no que respeitava aos assuntos internos.

A China comprometia-se a não alterar o sistema político existente, a não interferir com o estatuto do Dalai Lama e a respeitar a autonomia, religião e costumes dos tibetanos.

Em 1965, a China conferiu ao Tibete o estatuto de região autónoma mas segundo Dalai Lama, os tibetanos são hoje uma minoria naquele território.

Na capital, Lhasa, mais de dois terços da população é chinesa.

Diário Digital (17-09-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Cruz

Cruz


Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/09/2007

Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptySeg Set 17, 2007 5:32 am

Na minha opinião a China é um país com uma cultura totalmente diferente da nossa, e não vejo onde possa haver relações que nos venham ajudar em algo!!! As lojas chinesas fazem uma concorrência completamente desleal aos nossos produtos e aquelas lojas têm produtos que não asseguram os minimos direitos ao consumidor! A China é um país repleto de podres, onde se praticam os actos mais nojentos, onde vemos ratazanas na rua como gatos vadios em Portugal! A China, aquele dito regime comunista, praticou uma governação em tempos massacrante e hoje em dia continua cheia de podres!
Como é possivel terem ignorado Dalai Lama???
Se fosse também algum alto dirigente Americano até andavam ao colo com ele!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: OS VERDADEIROS PERIGOS para a LIBERDADE   Visita de Dalai Lama EmptySeg Set 17, 2007 3:57 pm

Sao hoje, a CHINA, pelo seu galopante poderio economico, o FASCISMO ISLAMICO e o ressuscitamento do NAZISMO na RUSSIA. A unica esperanca, sao , como sempre os USA. Porque a EUROPA ficara paralizada. Ja o esta perante o ISLAMISMO, a GUERRA FRIA recomeca, agora contra o crescente FASCISMO-NAZISMO de PUTIN. A CHINA e uma seria ameaca ao OCIDENTE. Eles sabem esperar. Nem qe sejam 100 anos. Para depois nos dominar.

GOD BLESS AMERICA
Ir para o topo Ir para baixo
Cruz

Cruz


Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/09/2007

Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptySeg Set 17, 2007 6:35 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
GOD BLESS AMERICA

Pode ser quando levar aqui uma bomba ou acto de terrorismo não diga o mesmo, pelo facto do Durão Barroso se ter aliado a esses meninos americanos...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama EmptyTer Set 18, 2007 6:36 pm

Cruz escreveu:
RONALDO ALMEIDA escreveu:
GOD BLESS AMERICA

Pode ser quando levar aqui uma bomba ou acto de terrorismo não diga o mesmo, pelo facto do Durão Barroso se ter aliado a esses meninos americanos...

MEU AMIGO: Sou LUSO-AMERICANO, vivo pago impostos, voto a 33 anos, aqui nos USA!!! A Eueropa esta mais perto de levar "essa" bomba!!!Porque se paraliza perante o terror!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Visita de Dalai Lama Empty
MensagemAssunto: Re: Visita de Dalai Lama   Visita de Dalai Lama Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Visita de Dalai Lama
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ronaldo (di)vagando ...
» Homenagem ao Dalai Lama
» Dalai Lama diz que aceita negociar com China sobre Tibete
» Dalai Lama pede fim de violência e ameaça renunciar
» Começaram conversações enviados Dalai Lama e oficiais chineses

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: