Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Economia Lusófona em crescendo

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Economia Lusófona em crescendo Empty
MensagemAssunto: Economia Lusófona em crescendo   Economia Lusófona em crescendo EmptySex Set 21, 2007 5:57 am

Economia lusófona em crescendo

Agência para Investimento e Comércio Externo de Portugal fecha delegações em Maputo e Praia

O governo moçambicano aprovou a proposta do Plano Económico e Social para 2008, prevendo alcançar 1,9 milhões de euros em exportações de bens. Enquanto isso, a banca angolana “com forte dinâmica” duplicou liquidez em 2006.

O governo moçambicano aprovou ontem a proposta do Plano Económico e Social para 2008, prevendo alcançar 1,9 milhões de euros em exportações de bens, meta que representará um crescimento na ordem de dois por centro comparativamente a este ano.

A proposta do Plano Económico e Social para 2008 indica que os resultados das exportações terão como base os produtos marinhos, a madeira e recursos minerais, sobretudo o gás e seus derivados.

O Executivo moçambicano espera atingir também uma reserva líquida internacional suficiente para cobrir despesas com importação de bens e serviços durante quatro meses, particularmente os combustíveis líquidos e derivados, veículos e máquinas.

Entretanto, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal vai deixar de ter delegações em Moçambique, Cabo Verde e Joanesburgo, que passam a filiais dependentes de Luanda.

Segundo uma informação divulgada ontem por fonte da instituição, em Maputo, Moçambique, a AICEP manterá um escritório, uma estrutura intermédia entre a delegação (mais importante) e a representação (menos importante) e em Praia, Cabo Verde, ficará só um representante.
Sem qualquer representação na Guiné-Bissau ou em São Tomé e Príncipe, a AICEP (antigo ICEP) tinha delegações nos restantes países lusófonos, e na África do Sul.

A partir de agora passa a existir apenas a delegação de Luanda, onde estará um “super delegado”, que vai coordenar todas as dependências a Sul do Saara.

Outro país lusófono, Timor-Leste, aumentou as suas relações comerciais com a China mais de 13 vezes em 2006, atingindo os 12,1 milhões de euros.

Segundo dados divulgados ontem, em Pequim, pelo Ministério do Comércio chinês, o volume que Timor exportou para a China atingiu os 7,8 milhões de euros, enquanto as importações de mercadorias chinesas atingiram os 4,3 milhões de euros.

Também no ano passado, segundo a consultora Deloitte, a banca angolana quase duplicou a sua liquidez no ano passado e aumentou em 62 por cento os depósitos, num contexto de “forte dinâmica” do sector financeiro.

Também ontem, mas em Díli, o primeiro-ministro Xanana Gusmão pediu um maior papel da GNR na formação da polícia do país, no dia em que o Conselho Superior de Defesa e Segurança de Timor tomou posse perante o Presidente da República, Ramos-Horta.

1º de Janeiro (21-09-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
B

B


Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

Economia Lusófona em crescendo Empty
MensagemAssunto: Re: Economia Lusófona em crescendo   Economia Lusófona em crescendo EmptySex Set 21, 2007 6:03 am

por cá em Portugal é que é a tristeza do costume.
Angola, Timor são países pobres tais como os outros países da lusofonia, logo o crescimento económico tende a ser mais fácil, ainda por cima, estes países têm bons recursos naturais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunopaulo.miniville.fr/
 
Economia Lusófona em crescendo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Economia e Terrorismo
» A economia europeia
» Falando da Economia Nacional
» Estado da economia
» ISRAEL-ECONOMIA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: