Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A Rodilha no Séc. XIX

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

A Rodilha no Séc. XIX Empty
MensagemAssunto: A Rodilha no Séc. XIX   A Rodilha no Séc. XIX EmptySeg Jan 07, 2008 6:33 am

A Rodilha no Séc. XIX

No século dezanove, M. Jules LeClerq escreveu um artigo, Une Semaine a Lisbonne, para a revista etnológica francesa Le Tour du Monde. Neste artigo existe uma gravura lindíssima que tinha que partilhar com vocês, de varinas, uma das quais usa uma rodilha na cabeça. Mais uma vez uma imagem encontrada pelo Luís na sua pesquisa e compra de imagens antigas de Portugal.

Já perdi conta do número das vezes que ouvi esta reportagem do programa Woman´s Hour na BBC Radio 4. Nela, a repórter Tania Katenjian fala com a Diane Mott, a curadora do San Francisco Museum of Fine Arts sobre a afamada exposição no Estados Unidos dos Quilts of Gee´s Bend. Uma coisa que ela disse fez-me lembrar o porquê de ter magia um simples objecto como uma rodilha. Ela diz « ...people respond to these quilts....because there is a sense of work, sweat, family, hardship...» Para mim a rodilha representa isso. O trabalho da mulher. Não sei bem a origem da rodilha mas sei que a mulher portuguesa transformou este objecto (aquelas que podiam) numa peça de artesenato com cores e padrões bonitas e orgulhosas para alegrar o seu dia a dia, muitas vezes difícil.

Mais rodilhas: Encontradas pela Natacha em Viana. Lindissimas.

e as lindas e coloridas da Daniela

Publicada por saloia em 9:55 AM 5 comentários

Etiquetas: rodilha

A Rodilha no Séc. XIX Rodilhaboneca+056
Ir para o topo Ir para baixo
 
A Rodilha no Séc. XIX
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: