Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri Empty
MensagemAssunto: Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri   Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri EmptySeg Jan 21, 2008 11:05 am

Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri

Anelise Infante
De Madri para a BBC Brasil



Bacalhau ao molho de caramelo (Foto: Divulgação)
Chef Ferrán Adriá apresentará 'harmonia entre doce e salgado'
As texturas, aromas e sabores que prometem revolucionar os restaurantes mais famosos do planeta começam a ser provadas nesta segunda-feira em Madri.

Os 60 melhores chefs do mundo se reúnem no congresso Madri Fusion com receitas vanguardistas que incluem Coca-Cola sólida, coração de peixe ou carvão de caroço de azeitona.

A reunião internacional tem como padrinho o cozinheiro espanhol Ferrán Adriá, eleito melhor chef do mundo, doutor honoris causa e inventor do nitrogênio líquido.

Como Adriá, a maioria dos cozinheiros que participam do Madri Fusion apostam no que chamam de minimalismo gastronômico, uma proposta de misturar tecnologia e criatividade para realçar matérias-primas tradicionais.

Na edição de 2008, que terminará na próxima quinta-feira, os destaques serão a nova cozinha nórdica (convidada deste ano), molhos à base de azeite de oliva, a Coca-Cola sólida em forma gelatinosa para sobremesa, corações de pescados com sangue coagulado do próprio animal e o uso de caroços de azeitona como brasa ecológica e aromática.

Todos os pratos serão ensinados aos mais de 600 inscritos de todos os continentes, que pagaram cerca de R$ 2 mil para aprender as receitas ao vivo.

Internet na cozinha

Outro destaque do congresso será a internet. Em quatro palestras, os chefs comentarão (dois minutos cada um) seu vínculo com a rede e as utilidades para a gastronomia internacional.

"A internet tem influência em todos os setores da sociedade, na cozinha não poderia ser diferente", disse o diretor do Madri Fusion, José Carlos Capel.


Uma amostra dos biscoitos glaciais que serão servidos (Foto: Divulgação)
Amostra dos biscoitos glaciais que serão servidos no congresso

Os painéis terão como temas os menus e reservas online, blogs e a nova crítica gastronômica e a difusão de receitas, criações e intercâmbios através da rede.

Entre os chefs de mais prestígio internacional estão o italiano Fulvio Pierangelini, apelidado de "filósofo do sabor" e o francês Paul Pairet, que ensinarão truques e receitas no painel "Velhas cozinhas, criatividade entre Oriente e Ocidente".

Com as mãos

O congresso terá ainda conferências sobre a cozinha tradicional com antigos fornos de lenha, novidades da gastronomia asiática, agricultura orgânica, alimentos para o estado de ânimo, azeites essenciais na comida e formas de decoração e combinação de texturas, aromas e sabores chamadas de "jogos sensoriais".

Outro painel de destaque é a nova tendência refinada de comer com as mãos em restaurantes de luxo, que será explicada (e definida, de acordo com o tipo dos pratos) no último dia do evento.

Os chefs também ensinarão a fazer a "compra perfeita". Para isso, avaliarão os produtos de temporada e analisarão os ingredientes mais econômicos e que combinem para elaborar receitas criativas.

A palestra que mais expectativa está criando é a de Ferrán Adriá, na terça-feira. O chef espanhol vai explicar a simbiose entre os sabores doces e salgados.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri Empty
MensagemAssunto: Re: Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri   Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri EmptySeg Jan 21, 2008 11:08 am

HOJE E BACALHAU COZIDO AO ALMOCO!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Congresso reúne 60 melhores chefs do mundo em Madri
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Expresso tem um dos 4 melhores design de jornais do mundo
» Centenas de turistas escolhem partilhar quarto em Lisboa, nos melhores 'hostels' do mundo
» Congresso PSD - MADEIRA
» XI Congresso CGTP
» Congresso PSD - Torres Vedras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: