Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Biblioteca nacional edita memórias da mulher do General Juno

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Biblioteca nacional edita memórias da mulher do General Juno Empty
MensagemAssunto: Biblioteca nacional edita memórias da mulher do General Juno   Biblioteca nacional edita memórias da mulher do General Juno EmptySeg Fev 04, 2008 5:46 am

Biblioteca nacional edita memórias da mulher do General Junot sobre Portugal


Lisboa, 04 Fev (Lusa) - As impressões sobre Portugal da mulher do general napoleónico Andoche Junot quando entre 1805 e 1806 o acompanhou em missão diplomática são editadas em livro pela Biblioteca Nacional na sua colecção "Portugal e os estrangeiros".

O livro, "Recordações de uma estada em Portugal, 1805-1806", da autoria da Duquesa de Abrantes, título que Napoleão I lhe outorgaria mais tarde, será apresentado por José-Augusto França na próxima quinta-feira à tarde na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

Laura Junot acompanhou o marido na sua visita diplomática à Corte do Príncipe Regente D. João (futuro D. João VI), entre 1805 e 1806, com o objectivo de que Portugal aderisse ao "Bloco Continental" liderado por Paris e fechasse os seus portos à Grã-Bretanha.

A obra é uma parte do original intitulado "Souvenirs d'une ambassade et d'un séjour en Espagne et en Portugal de 1808 a 1811" que Magda Figueiredo traduziu.

"Insere-se nesta tradução apenas a parte referente a Portugal, o que levou à opção editorial de adaptar o título e numerar os capítulos respectivos de uma forma coerente e sequenciada", explicou á Lusa Jorge Couto, director da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

A publicação desta obra cumpre "um dos objectivos da linha editorial da BNP que é a divulgação das imagens de Portugal difundidas na Europa de Setecentos e Oitocentos, por viajantes e visitantes de renome que descreveram o nosso país geográfica e culturalmente, em registos literários diversos, mas passíveis de serem agregados na tradição literária que comummente se designa por 'Literatura de Viagens'", disse Jorge Couto.

O director da BNP realçou que estas "são as memórias pessoais da mulher de Junot, num período político particularmente importante para os países descritos, e daí ser uma escrita marcada pela subjectividade".

No seu relato há "importantes omissões de factos e actores da vida política nacional", sublinhou.

"'Imprecisões' e omissões ainda justificadas, nesta apresentação, com a sua publicação quase 20 anos depois da viagem e sob pressões editoriais que impediram a consulta de fontes necessárias a uma objectividade e complemento informativo que teriam permitido a sua consideração como fonte primária para o estudo histórico desta época", ressalvou Jorge Couto.

Citando José-Augusto França, autor do prefácio, Couto afirmou que "não será por isso, porém, que estes 'Souvenirs de Portugal', não fazendo mais que explorar a veia das 'Mémoires', são interessantes, a ler como peça de história ou para-história, com a utilidade que tenham as suas informações, mesmo duvidosas".

Há a salientar, sublinhou o responsável da BNP, que Laura Junot - que depois de viúva enveredou pela escrita para sobreviver -, se movimentou "entre as mais destacadas figuras da arena político-social portuguesa, particularmente nos círculos intelectuais afrancesados".

"A embaixatriz do Império Francês descreve a sua vida social, retratando física e moralmente nomes destacados das grandes famílias portuguesas com quem conviveu", disse.

Além desta descrição dá também conta dos aspectos da vida diária de Lisboa, disse Couto.

"Refere as profissões típicas e episódios pitorescos, da sua geografia e dos seus monumentos, do funcionamento das instituições e das histórias da História que lhe são contadas".

Descreve também "as condições climáticas e geográficas do país onde, a partir de Lisboa, realiza viagens e regista as particularidades que, acreditava, seriam do interesse do seu público", afirmou o director da BNP.

A edição é ilustrada com gravuras e retratos da época reproduzidos de originais pertencentes às colecções da BNP, e é ainda complementada com um texto de Raul Brandão, incluído nos Anais das Bibliotecas e Arquivos, com o sugestivo título de "Os plágios da Duquesa de Abrantes".

Segundo o autor de "Os pescadores", "essa 'formosa estrela do Império', segundo testemunho de Almeida Garret era, quanto a letras, uma estrela ... sem luz própria".

NL.

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
 
Biblioteca nacional edita memórias da mulher do General Juno
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Biblioteca Nacional autonomiza, pela primeira vez, o seu catálogo na Internet
» Memórias...
» As memórias da CUF contadas por trabalhadores
» MULHER CANTORA
» Curiosidades, Jóias, Pérolas e Penduricalhos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: