Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica Empty
MensagemAssunto: Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica   Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica EmptyDom Fev 10, 2008 4:43 am

Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica


O Nebraska tornou-se ontem o último estado norte-americano a abolir a cadeira eléctrica como modo de execução primário, depois de o Supremo Tribunal estatal ter considerado que violava a dignidade humana e era, por isso, inconstitucional. A decisão surge na altura em que se aguarda que o Supremo Tribunal dos EUA se pronuncie sobre a legalidade da injecção letal, o método de execução mais comum.

"As provas demonstram que a electrocussão inflige uma dor intensa e um sofrimento agonizante. Por isso, como método de execução é um castigo cruel", indicou o tribunal, que decidiu por seis contra um. "Os condenados não devem ser torturados até à morte, não importa qual tenha sido o seu crime", escreveu o juiz William Connoly.

Em causa estava um apelo de Raymond Mata, considerado culpado em 2000 da morte de um menino de três anos, filho da ex-namorada. Partes do corpo do rapaz foram encontrados no seu frigorífico e na tigela da comida do cão.

O procurador-geral do Nebraska, Jon Bruning, disse que vai dar início aos procedimentos para aprovar um novo método de execução (a electrocussão era o único previsto).

Depois da decisão do Nebraska, a cadeira eléctrica pode ser usada apenas nos estados que, apesar de preferirem a injecção letal, dão aos condenados o direito de escolher o método - Alabama, Arkansas, Carolina do Sul, Florida, Ilinóis, Kentucky, Oklahoma, Tennessee e Virginia. Uma opção que muitos estão agora a abolir.

Foi o caso de Daryl Holton, a última pessoa electrocutada no Tennessee, em Setembro. Holton, que confessou a morte de quatro crianças em 1997, escolheu a cadeira eléctrica em vez da injecção letal. Muitos tribunais suspenderam execuções à espera da decisão do Supremo sobre este método introduzido em 1977. Em causa está o uso de três químicos que, segundo dois condenados do Kentucky, provocam sofrimento e dores excruciantes violando a oitava emenda da Constituição. 60% dos americanos são a favor da pena de morte.|

DN
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica Empty
MensagemAssunto: Re: Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica   Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica EmptyDom Fev 10, 2008 10:49 am

Nao acabou com a pena de morte. sIMPLESMENTE , ALTERA O metodo!!! A
maioria dos USA sao a favor da PENA de MORTE!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» keka electrica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: