Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE

Ir para baixo 
AutorMensagem
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE Empty
MensagemAssunto: NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE   NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE EmptySeg Fev 18, 2008 9:24 am

NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE COMO OPERAÇÃO MILITAR (1)

NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE 2274824784_73b33ea387_o
Michael R. Gordon / Bernard E. Trainor, Cobra II: The Inside Story of the Invasion and Occupation of Iraq , Nova Iorque, Pantheon Books, 2006


Este é o melhor livro que li sobre a guerra do Iraque, e duvido que haja melhor sobre a componente militar da guerra: o plano final de operações intitulado "Cobra II" e a sua execução. Pela descrição em dois tempos, o da preparação do plano, e a guerra propriamente dita até à ocupação de Bagdad, percebe-se até que ponto as forças armadas americanas são o único exército moderno existente no mundo, dotado de uma capacidade operacional sem paralelo e, depois do Iraque, de uma experiência de combate total.

A começar pelas "botas no chão"e a acabar nas formas mais sofisticadas de guerra aérea, nenhum exército se lhe pode comparar.

A guerra iraquiana não foi um passeio e os americanos defrontaram problemas novos, imprevistos e mesmo surpreendentes (como as tácticas anti-aéreas low tech usadas pelos iraquianos, após estudarem a experiência da guerra do Golfo, contra os helicópteros americanos), mas no essencial a performance militar das forças americanas, blindados, marines, forças especiais, engenharia e logística, revelou um elevado profissionalismo, determinação e coragem, tudo factores que nenhum exercício virtual pode revelar, mas apenas o combate real.

O grande falhanço foi o das informações, em particular as da CIA, mas também as informações militares.

Do lado iraquiano, enquanto as grandes unidades convencionais do exército regular e da Guarda Republicana se dissolveram quase sem lutar, as forças não convencionais, os Fedayen, mostraram também uma capacidade de resistência que surpreendeu os americanos e não raras vezes os obrigou a mudar de planos.

José Pacheco Pereira

(Continua)


Última edição por em Seg Fev 18, 2008 9:26 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE Empty
MensagemAssunto: Re: NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE   NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE EmptySeg Fev 18, 2008 9:25 am

NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE COMO OPERAÇÃO MILITAR (2)


O plano de operações para a guerra do Iraque foi resultado de opções políticas essencialmente tomadas por Rumsfeld, aplicadas pelo general Tommy Franks, e que implicavam uma nova concepção da aplicação do poder militar, a que o Secretário da Defesa gostava de chamar de "economia de forças".

Rumsfeld era muito crítico da forma como os EUA tinham actuado na Guerra do Golfo e no conflito nos Balcãs.

Essa crítica atingia todos os que tinham estado envolvidos nessas operações, a começar pela administração Clinton e a acabar nos diplomatas chefiados por Colin Powell. Rumsfeld discordava da lentidão no acumular de forças, tornada inevitável pelo número de militares e meios envolvidos, que entendia excessivos e dos processos de "nation bulding" nos quais se entrava e depois não se conseguia sair, como nos Balcãs.

Opunha aquilo que achava ser uma "revolução" no Pentágono: em vez de uma enorme concentração militar, que demorava meses a juntar, queria forças pequenas, rápidas, móveis, com utilização predominante de tropas especiais, apoiadas em armamento tecnologicamente avançado.

Inteligente, muito capaz, meticuloso, persistente, autoritário, querendo controlar tudo ao mais ínfimo detalhe, afastando liminarmente quem se lhe opunha, Rumsfeld queria aplicar os seus novos conceitos à guerra no Iraque contra tudo e contra todos.

Muitos chefes militares se opuseram e muitos mais fizeram avisos sobre as consequências das opções da "economia de forças", em particular, a exiguidade dessas forças não só para as operações da guerra, como para a ocupação posterior do Iraque, para a paz.

Uns foram afastados, como representantes de uma corporação conservadora, que estava habituada a apenas contar com a força bruta do poder bélico massivo e não entendia as novas condições da guerra, outros não foram ouvidos ou só foram ouvidos quando a realidade não admitia escapatória.

O resultado da "economia de forças" foi inconclusivo no plano militar, - nem tudo funcionou mal e muitos aspectos do plano militar, em particular a fluidez muito rápida das forças terrestres, apanhou Saddam de surpresa porque estava à espera de um lento acumular de unidades e logística nas suas fronteiras, o que não sucedeu - , mas foi desastroso no plano político e depois também no militar, quando houve que defrontar a deterioração da situação de segurança posterior à vitória.

José Pacheco Pereira

(Continua)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE Empty
MensagemAssunto: Re: NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE   NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE EmptySeg Fev 18, 2008 10:22 am

A Vitoria no Iraque APROXIMA-SE A CADA DIA. A midia esquerdista internacional, PERDEU O PIO!!! Bush SERA LEMBRADO POR ESTAR certo CONTRA TUDO E TODOS!!! aTE OS CRITICOS MAIS FERRENHOS ADMITEM QUE O surge resultou. O POVO ve a DEMOCRACIA NO HORIZONTE. A AL-QUEDA esta em FUGA!!!

GOD BLESS GEORGE W. BUSH
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE Empty
MensagemAssunto: Re: NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE   NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A GUERRA DO IRAQUE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» GUERRA DO IRAQUE
» AR não condena guerra no Iraque
» Guerra do Iraque 'custa mais de US$ 3 tri', diz Stiglitz
» Greenspan afirma que a Guerra do Iraque foi por causa do pet
» Início da guerra no Iraque foi ditado há cinco anos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: