Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O que é "bullying"

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

O que é "bullying" Empty
MensagemAssunto: O que é "bullying"   O que é "bullying" EmptySex Fev 22, 2008 12:25 am

O que é "bullying" ?


O que significa esta expressão

É um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou um grupo com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo) incapaz/es de se defender. A palavra "bully" significa "valentão", o autor das agressões.

Onde é que ele pode ocorrer

Pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é típicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima.

Características dos "bullies"

Pesquisas indicam que adultos agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que um défice em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser factores de risco. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm origem durante a infância.

Alguns tipos de bullying

Os bullies usam uma combinação de intimidação e humilhação, como insultos, ameaças, chantagem, acusações, ataques físicos , rumores negativos sobre a vítima. Podem, ainda, usar tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, publicação de fotos etc). Em alguns casos, o bully dá alcunhas com base em características que a vítima não quer que sejam alardeadas. A escola como local de bullying

Em escolas, o bullying ocorre geralmente em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente, dentro ou fora da escola. Aqui, o bullying pode assumir, por exemplo, a forma de avaliações abaixo da média ou não retorno das tarefas escolares.

Acompanhamento das crianças

O acompanhamento próximo dos pais é importante, de forma a perceber sinais que possam surgir no comportamento das crianças. Muitos casos tendem a suceder na entrada na adolescência e, por isso, são, frequentemente, classificados como reacções da "idade do armário".

jn


Última edição por Xô Esquerda em Sex Fev 22, 2008 12:28 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

O que é "bullying" Empty
MensagemAssunto: Re: O que é "bullying"   O que é "bullying" EmptySex Fev 22, 2008 12:27 am

Aluna de 12 anos espancada por seis colegas na escola


Secundária Afonso de Albuquerque, a escola onde a aluna foi violentada física e psicologicamente

Maria (nome fictício) está assustada com as ameaças que tem recebido nos últimos dias, depois de avisar que vai apresentar uma queixa-crime contra os suspeitos da agressão da sua filha numa das principais escolas da Guarda. A menina, de 12 anos, que frequenta o 7.º ano, foi espancada por seis colegas de turma num corredor da Secundária Afonso de Albuquerque no dia 13. "Estou de rastos.

São telefonemas atrás de telefonemas, ameaças e pressões de toda a ordem", conta, ao JN, confessando que estava longe de imaginar "o inferno" em que se estava a meter quando decidiu avançar para tribunal com este caso de "bullying".

As coisas não estão fáceis para esta funcionária pública e a revolta inicial parece começar a perder força, à medida que "a pressão aumenta". Entretanto, a filha já regressou à escola, "com medo", mas tão cedo não esquecerá o que lhe aconteceu nessa tarde. A agressão terá acontecido num intervalo das aulas, quando os rapazes, com a mesma idade que a colega, começaram a hostilizá-la. "Primeiro tentaram tirar-lhe a mochila, depois puxaram-na e empurraram-na até que caísse", adianta a mãe.

No chão, a aluna foi então pontapeada nas costas enquanto um dos miúdos lhe terá posto um pé em cima. "Como tentava proteger a cara com as mãos e estava aterrorizada, ela não conseguiu ver quem a agrediu", prossegue a mãe, acrescentando que, "como se não bastasse, ainda lhe agarraram a cabeça, onde apresenta um hematoma".

Na sua versão, apenas a directora de turma fez alguma coisa, já que foi ela quem acompanhou a filha ao hospital. Atendida na Urgência do Sousa Martins, o médico de serviço não detectou lesões ou ferimentos.

A professora apresentou queixa na PSP e expôs o caso ao Conselho Executivo da escola nesse mesmo dia. Mas só ontem à noite, numa reunião convocada para o efeito, o assunto terá sido analisado com os pais dos alunos em causa. O presidente do Conselho Executivo, António Soares, diz tratar-se de um "assunto interno", escusando-se a prestar declarações. Também a mãe da vítima aguarda, há uma semana, por explicações do órgão máximo da escola.

Enquanto não chegam, garante que o caminho a seguir já está traçado "Quero ver o que se vai passar, que medidas serão tomadas e avançar com uma acção criminal para que mais casos destes não se repitam", avisa. Maria revela que a filha já se tinha queixado dos abusos dos colegas, que, alegadamente, lhe diziam coisas do género "és pequenita, feia e magra, tens asma porque não acreditas em Deus e estás a ser castigada".

Por isso, a jovem insistia que não era aceite pela maioria e terá pedido "várias vezes" para sair da escola, onde ingressou este ano lectivo. "Respondia-lhe que se defendesse, não dava muita importância às queixas. Mas nunca pensei que o caso chegasse a este ponto", lamenta.

Segundo a mãe, desde o início do ano que a menina terá sido posta de parte "Parece-me uma turma seleccionada, com bons alunos, e que a minha filha foi lá parar por engano", sublinhando não haver motivos para comportamentos "tão violentos" por parte dos colegas. Isto porque a filha sempre foi "pacata", sendo apontada na turma como uma referência em termos de comportamento.

Contudo, suspeita que este também possa ter sido um dos motivos para "a perseguição despropositada e anormal". E adianta que esta hostilização apenas era feita por um colega, pelo que acredita que o comportamento dos restantes cinco agressores aconteceu por "arrastamento".
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que é "bullying" Empty
MensagemAssunto: Re: O que é "bullying"   O que é "bullying" EmptySex Fev 22, 2008 1:00 am

ALGUNS BULLIES QUE SE METERAM COM A MINHA FILHA, levaram as medidas CORRETIVAS NECESSARIAS!!! Jamais me vao esquecer!!
Ir para o topo Ir para baixo
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

O que é "bullying" Empty
MensagemAssunto: Escolas desenvolvem projectos para combater «bullying»   O que é "bullying" EmptyDom Abr 13, 2008 2:20 am

Exclamation


Alunos já não têm medo de apresentar as suas histórias on-line


«Tudo começa com ofensas, palavras, que nos magoam, até que tudo ultrapassa os limites. Batem, agridem, roubam, excluem, chegam até a ameaçar-te na tua casa. Tudo isto é horrível. Falo pela minha experiência. Fui vítima de Bullying». Assim começa um dos textos inseridos no blog Sem Bullying, desenvolvido pelo 9ºB da Escola EB 2/3 Dr. Manuel de Brito Camacho, de Aljustrel.

A ideia foi criada no âmbito da Área de Projecto e é desenvolvida por dois alunos, mas tem merecido um grande acolhimento por parte de todos os outros elementos da turma e até já está a ser encarado como exemplo para a escola, onde os alunos se queixam muito da violência, do bullying.

O relato de uma rapariga choca pela frontalidade: «Agrediam-me durante as aulas (iam de puxões de cabelos, a chapadas, etc.). Mas superei esta experiência, pois já no 5º ano tinha sido vítima de Bullying». Nos comentários a este relato já começaram a surgir mais testemunhos, de pessoas que sentiram ataques pessoais.

Este é um assunto que vai sendo abordado nas escolas, como acontece com a EB 2/3 de Penacova, onde o 12º C desenvolve o blog Jovens: o alvo e a Seta, também no âmbito da Área de Projecto. Aqui há espaço para informações, precauções, mas também alguns testemunhos, demonstrando que os jovens estão cada vez mais alerta.

Portugal Diário
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que é "bullying" Empty
MensagemAssunto: Re: O que é "bullying"   O que é "bullying" Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é "bullying"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alberto João Jardim... "esqueceu" as quezílias com o "sr.Silva"
» "Descontentamento com comunicação social leva á criação de blogues e sítios na internet"
» George Soros alerta "crise "vai agravar-se"
» I N T E R N E T
» Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: