Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Israel discute fim de cidadania automática para judeus

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Israel discute fim de cidadania automática para judeus Empty
MensagemAssunto: Israel discute fim de cidadania automática para judeus   Israel discute fim de cidadania automática para judeus EmptyTer Fev 26, 2008 11:34 am

Israel discute fim de cidadania automática para judeus

Guila Flint
De Tel Aviv



Imigrantes judeus
Lei do retorno dá cidadania a judeus que migrarem para Israel
O ministro do Interior de Israel, Meir Shitrit, declarou que é favorável à mudança da lei do retorno, que concede a cidadania israelense imediata e automática a todos os judeus do mundo que imigrarem para Israel.

Shitrit afirmou que "todos os judeus devem ter a possibilidade de viver em Israel, mas não é necessário conceder a cidadania cinco minutos depois da chegada deles ao país".

De acordo com o ministro, a cidadania deve ser concedida aos imigrantes que permanecerem pelo menos cinco anos em Israel e depois que passarem por uma prova da língua hebraica.

"Há muitos casos de fraude e muitos imigrantes que não têm o direito à cidadania e a obtém por meios ilegítimos", disse Shitrit.

Neonazistas

Ele também lembrou o caso do grupo de jovens neonazistas, presos em setembro depois de terem agredido judeus ortodoxos, homossexuais e trabalhadores estrangeiros.

Os jovens são imigrantes de paises da ex-União Soviética e obtiveram a cidadania israelense pela lei do retorno, que estende os direitos reservados a judeus também a netos de judeus e cônjuges não-judeus.

Para o ministro, um exame mais lento e detalhado dos candidatos à cidadania poderia evitar esse tipo de casos.

A Agência Judaica, que concentra seus esforços na imigração dos judeus do mundo para Israel, se apressou em declarar que o ministro expressou apenas sua opinião pessoal.

Assunto explosivo

Shitrit tocou em um dos assuntos mais explosivos na sociedade israelense.

A lei do retorno, promulgada em 1950, dois anos depois da fundação de Israel, é a lei básica que define o caráter judaico do Estado.

A lei desperta um forte antagonismo de vários setores importantes da sociedade israelense, principalmente por tocar na definição de "quem é judeu" e conceder ou não o privilégio da cidadania automática.

"Judeu é quem nasceu de mãe judia ou se converteu", diz a lei de 1950, e as pessoas que se enquadram nesta definição tem o direito de imigrar para Israel e imediatamente adquirir todos os direitos de cidadão, e "até serem eleitos ao cargo de primeiro-ministro, mesmo sem saber hebraico, cinco minutos depois de chegarem", diz a ironia popular.

No entanto, os cidadãos árabes israelenses, que são 20% da população do país, se sentem discriminados pelos parâmetros adotados pelo Estado.

"O fenômeno do grupo neonazista é chocante e revoltante", afirmou o deputado árabe Ahmed Tibi.

"Mas vale lembrar que eles receberam a cidadania israelense de acordo com a lei do retorno, enquanto os cidadãos árabes não têm o direito de se reunir com suas esposas, só porque são árabes".

Tibi lembrou a decisão do Parlamento israelense de proibir que cônjuges palestinos de cidadãos árabes israelenses vivam com eles em Israel.

A maioria dos cidadãos árabes israelenses defende a abolição da lei do retorno e quer que o Estado adote critérios igualitários na concessão da cidadania.

Outro setor que quer mudar a lei do retorno é o rabinato ortodoxo, que não reconhece conversões ao judaísmo conduzidas por rabinos não-ortodoxos.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Israel discute fim de cidadania automática para judeus
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Irã discute restrição à boneca Barbie
» IMIGRAÇÃO
» Engenheiro dos EUA é acusado de espionar para Israel
» Israel apela a palestinos para se «pouparem de sofrimentos»
» ........"grave fracasso" para Israel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Religiões & Fé-
Ir para: