Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo Empty
MensagemAssunto: Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo   Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo EmptySex Fev 29, 2008 5:20 pm

Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo


Rio de Janeiro, 29 Fev (Lusa) - A Polícia Federal brasileira anunciou hoje a apreensão de 600 quilogramas de torite, um mineral radioactivo que pode ser usado na indústria nuclear e que é extraído ilegalmente de uma jazida no Norte do país.

Segundo explicou a Polícia, o carregamento foi apreendido durante uma incursão dos agentes no Rio Araguarí, no Estado de Amapá, que tem fronteira com a Guiana francesa.

"Um teste feito com um contador Geiger verificou o alto nível de radiação, o que leva a crer que se trata de torite", disse a Polícia Federal num comunicado de imprensa.

O minério estava em 20 sacos de 30 quilogramas cada um.

Hoje, foram cumpridos os mandados de captura emitidos por um juiz federal de Amapá e entre os detidos está um homem que guardava mais minério radioactivo e admitiu estar disposto a vendê-lo ao preço de 200 a 300 dólares o quilograma, acrescenta o comunicado.

A torite, como o urânio, é um mineral altamente radioactivo cuja exploração no Brasil é monopólio do Estado.

Em Junho de 2004, numa operação semelhante, foram apreendidos 18 sacos de minério de tório, também em Amapá.

Em 2006, foram também confiscados 600 quilogramas do minério nas cidades de Pedra Branca e de Porto Grande.

A torite contém 75 por cento de tório, 7,5 por cento de urânio e 10 por cento de óxido de chumbo.

O tório é usado para elaborar produtos de cerâmica e ligações de metais utilizados na indústria aeroespacial. Mas também se pode converter em combustível nuclear.

TM.

Lusa/Fim

-------------------------------------------------------------------------------------

"Mas também se pode converter em combustível nuclear."

E para fabricar bombas "sujas"! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Vagamente livre




Mensagens : 157
Data de inscrição : 16/10/2007

Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo Empty
MensagemAssunto: Re: Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo   Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo EmptyDom Mar 02, 2008 5:19 pm

E haverá bombas limpas?
Todas elas são feitas com a intenção de matar!...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo Empty
MensagemAssunto: Re: Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo   Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo EmptySeg Mar 03, 2008 3:15 am

Vagamente livre escreveu:
E haverá bombas limpas?
Todas elas são feitas com a intenção de matar!...

Bomba suja

Conceitualmente, uma bomba suja (ou bomba de dispersão radiológica) é um dispositivo muito simples: é um explosivo convencional, como o TNT (trinitrotolueno), empacotado com um material radioativo. Ela é muito mais rústica e barata do que uma bomba nuclear e também é bem menos eficaz. Mas ela combina uma certa destruição explosiva com danos radioativos.

Os explosivos potentes causam danos por meio de um gás muito quente que se expande rapidamente. A idéia básica de uma bomba suja é usar a expansão de gás como um meio de propulsão para o material radioativo sobre uma extensa área, não há força destrutiva em si. Quando o explosivo é liberado, o material radioativo se espalha em um tipo de nuvem de poeira transportada pelo vento que atinge uma área maior do que a da própria explosão.

A força destrutiva da bomba, a longo prazo, seria a radiação ionizante do material contido nela. A radiação ionizante, que inclui partículas alfa, partículas beta, raios gama e raios-X é uma radiação com energia suficiente para extrair um elétron orbital para fora de um átomo. A perda de um elétron altera o equilíbrio entre os prótons e os elétrons do átomo, o que gera uma carga elétrica líquida no átomo (ele se torna um íon). O elétron liberado pode colidir com outros átomos para criar mais íons (confira Como funcionam os átomos para mais informações sobre partículas sub-atômicas).

Se isso acontece no corpo de uma pessoa, o íon pode causar muitos problemas porque a sua carga elétrica pode levar a reações químicas anormais dentro das células. Entre outras coisas, a carga pode quebrar as cadeias de DNA. Uma célula com uma fita de DNA quebrada morre ou o seu DNA desenvolve uma mutação. Se muitas células morrem, o corpo pode desenvolver várias doenças. Se o DNA sofre mutação, uma célula pode se tornar cancerígena e este câncer pode se espalhar pelo corpo. A radiação ionizante também pode causar o mal funcionamento das células, o que resulta em uma ampla variedade de sintomas coletivamente conhecidos como doença da radiação (em inglês). A doença da radiação pode ser fatal, mas as pessoas podem sobreviver a ela, particularmente se receberem um transplante de medula óssea.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo Empty
MensagemAssunto: Re: Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo   Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Um Polícia na América (de Bush)
» ASAE
» ASAE apreende políticos
» Polícia chinesa detém perto de mil pessoas
» Uma Polícia impopular

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: