Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Putin prepara transição...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fúria

Fúria


Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/11/2007

Putin prepara transição... Empty
MensagemAssunto: Putin prepara transição...   Putin prepara transição... EmptySeg Mar 03, 2008 9:34 am

Rússia: Vladimir Putin já começou a preparar transição para o cargo de primeiro-ministro




O Presidente cessante da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se hoje, em Moscovo, com os membros do Governo e encarregou-os de uma série de tarefas a cumprir até Maio, antecipando a sua assumpção do cargo de primeiro-ministro.


Segundo a Constituição do país, Putin deverá entregar o poder de Presidente ao seu sucessor eleito domingo, Dmitri Medvedev, no dia 07 de Maio, em cerimónia a realizar no Kremlin, em Moscovo.

O dirigente russo exigiu que o Governo analise e concretize a concepção do desenvolvimento económico a longo prazo da Rússia, até 2020, apresentada por ele durante a campanha eleitoral.

“O que eu expus no Conselho de Estado era uma ideia em geral. Agora, é necessário levar a concepção para o papel. Na sua base devem ser elaborados os planos concretos, temporizados em cada direcção”, declarou Putin aos ministros.

Putin agradeceu ao actual primeiro-ministro russo, Viktor Zubkov, por ter “garantido um trabalho rítmico do aparelho de Estado durante as eleições”.

“Agora, o principal é não baixar os ritmos na concretização das tarefas estratégicas para o nosso país”, acrescentou o presidente cessante, que lidera a Federação Russa desde 2000 (dois mandatos).

“No início de Maio, em conformidade com a Lei vigente, deve realizar-se a tomada de posse do Presidente eleito. Até lá, tal como combinámos, iremos preparar juntos a estrutura do poder executivo”, declarou Putin, dirigindo-se a Medvedev.

O actual Presidente russo começou já a entregar algumas das suas prerrogativas ao seu sucessor.

“Peço-lhe que chame a si o trabalho de preparação e realização das reuniões do Presidium do Conselho de Estado”, disse Putin àquele que é considerado o seu “delfim”.

Em resposta, Dmitri Medvedev disse “estar pronto” para começar a tratar das questões mencionadas por Putin.

“Estou pronto a começar a tratar das questões de que falou e a analisar a estrutura do Governo. Irei dedicar-me imediatamente aos problemas de que falou”, respondeu Medvedev.

Numa breve conferência de imprensa concedida durante a noite na sede de campanha, o novo líder russo reafirmou que irá formar o novo Governo juntamente com o “futuro primeiro-ministro”, Vladimir Putin.

Sublinhou que o seu programa como Presidente é “a continuação directa” da política do actual chefe de Estado e declarou que não tenciona redistribuir os poderes do Presidente e do primeiro-ministro.

Segundo a Constituição do país, a nomeação do primeiro-ministro tem de ser apoiada pela Duma Estatal (Câmara Baixa) pela Assembleia Federal (Câmara Alta) do Parlamento da Rússia. Como o partido Rússia Unida detém a maioria constitucional no Parlamento, Putin não terá dificuldade em passar essa prova.

Além disso, os partidos Rússia Justa e Liberal Democrático já anunciaram que também apoiam a candidatura de Vladimir Putin a chefe do Governo.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Putin prepara transição...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vladimir Putin em Portugal a 25 de Outubro
» PUTIN diz não ter interesse em retomar Guerra Fria
» Médio Oriente prepara-se para a visita de Bush
» Putin, o Bom, Bush, o Mau
» PSP tem cem homens a guardar Putin DN

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: