Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo Empty
MensagemAssunto: EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo   EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo EmptyQua Mar 05, 2008 3:42 am

EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo do Hamas


A Administração Bush terá tentado derrubar o Hamas pela força, depois do movimento integrista ter vencido as legislativas palestinianas de 2006, ao patrocinar e armar as forças leais a um dos dirigentes da Fatah, adianta uma investigação da revista “Vanity Fair”. A manobra falhou e acabaria por levar o movimento a assumir o controlo da Faixa de Gaza, em Junho do ano passado.

A revista, que diz ter tido acesso a documentos confidenciais, posteriormente confirmados por fontes palestinianas e americanas, noticia que o Presidente George W. Bush aprovou uma estratégia secreta destinada a provocar uma guerra civil nos territórios palestinianos.

O plano – posto em prática pela secretária de Estado, Condoleezza Rice, e pelo conselheiro para a segurança nacional de Bush, Elliott Abrams – passava por entregar novo armamento aos serviços de segurança comandados por Muhammad Dahlan, durante anos o homem forte da Fatah na Faixa de Gaza, para que este derrubasse pela força o Governo eleito do Hamas.

Mas o plano falhou, resultando num novo revés para a política externa americana na era Bush. Em vez de afastar os inimigos do poder, os combatentes da Fatah apoiados pelos EUA levaram inadvertidamente o Hamas a assumir o total controlo sobre Gaza”, lê-se no artigo que será publicado na edição de Abril da “Vanity Fair”, mas já disponível na Internet.

Em Junho de 2007, as milícias do Hamas desbarataram as forças de segurança palestinianas, que continuavam sob controlo da Fatah, e assumiram total controlo da Faixa de Gaza. Responsabilizando os islamistas pela violência, Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana e líder da Fatah, demitiu o Governo e nomeou um executivo transitório, rapidamente reconhecido pela comunidade internacional, mas o Hamas não respeitou a ordem, mantendo-se no poder na Faixa de Gaza.

Esta tarde, o porta-voz do Departamento de Estado, Tom Casey, classificou o artigo da “Vanity Fair” de “falso, incorrecto, mentiroso, idiota e ridículo”, denunciando a comparação feita com o “Irangate”, nome por que ficou conhecido o escândalo que envolveu dirigentes da Administração Reagan, acusados de tráfico de armas para o Irão.

Condoleezza Rice, que hoje se encontrou com Abbas, escusou-se a comentar a investigação, alegando não ter lido o artigo, enquanto a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, se limitou a adiantar que o texto “não é exacto”.

Bush forçou legislativas palestinianas

A revista falou com Muhammad Dahlan que, apesar de não confirmar o plano americano, acusa Bush de ter forçado a realização de eleições legislativas nos territórios autónomos. O dirigente a Fatah – um dos homens mais odiados pelo Hamas pela perseguição implacável que contra o movimento – diz ter alertado o Presidente americano, com quem se encontrou três vezes, de que a Fatah não estava preparada para ir a votos. O Hamas dispunha de uma estrutura muito mais organizada que o movimento secular, lembra, mas os EUA insistiam que as legislativas eram essenciais para marcar um ponto de viragem nos territórios palestinianos após a morte de Yasser Arafat.

Sem plano B após a vitória dos islamistas, decidiu passar à ofensiva e, em Outubro de 2006, Rice deslocou-se à Cisjordânia para convencer Abbas a demitir o Governo do Hamas e impor o estado de emergência nos territórios. Segundo um memorando do Departamento de Estado a que a revista terá tido acesso, Rice terá dito ao líder palestiniano: “Se agir neste quadro, iremos apoiar-vos quer material e quer politicamente”.

Confrontado com estas revelações, o porta-voz do Hamas disse que “este artigo vem confirmar o envolvimento da Administração americana nos acontecimentos em Gaza” e prova “que a Fatah foi instrumentalizada pelos americanos e deve assumir as culpas pelo que se passou”.


Publico
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo Empty
MensagemAssunto: Re: EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo   EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo EmptyQua Mar 05, 2008 5:20 am

uma estratégia secreta destinada a provocar uma guerra civil nos territórios palestinianos.
Citação :

Mesmo um cegueta via isso
e ve muito mais
que os judeus se enterram cada vez mais ...e daqui a pouco estão ás portas de Moskovo

tantaaaaaaaaaaaaaaaaaa errrrro my GOD
quando nos livramos deste aprendiz de feiticeiro do Arbusto
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo Empty
MensagemAssunto: Re: EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo   EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo EmptyQua Mar 05, 2008 9:22 am

ANTES DE BUSH, DEPOIS DE BUSH..........................................
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo Empty
MensagemAssunto: Re: EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo   EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
EUA patrocinaram tentativas da Fatah para derrubar Governo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Hamas e Fatah assinam acordo
» Braço armado da Fatah reivindica atentado
» As Forças de Segurança em Portugal
» GOVERNO AMERICANO
» I N T E R N E T

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: