Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Jovens cubanos utilizam tecnologias contra o regime

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Jovens cubanos utilizam tecnologias contra o regime Empty
MensagemAssunto: Jovens cubanos utilizam tecnologias contra o regime   Jovens cubanos utilizam tecnologias contra o regime EmptySex Mar 07, 2008 12:17 pm

Ciberdissidentes

Jovens cubanos utilizam tecnologias contra o regime

Vários grupos de jovens cubanos estão a utilizar as novas tecnologias para organizarem acções contra o regime castrista. Tudo é válido para estes ciberdissidentes, que utilizam desde dispositivos de memória, câmaras digitais e ligações à Internet clandestinas para divulgarem as notícias censuradas pelos Media estatais

Tecnologias ajudam dissidentes cubanos a passarem a mensagem contra o regimeEstas actividades estão a surgir num país que controla os vídeos digitais e o acesso à Internet ao máximo e onde praticamente não existem cibercafés, sendo que o único estabelecimento deste tipo activo na parte velha de Havana é controlado pelo Governo e cobra um terço do salário por uma hora de navegação.

Um dos casos mais recentes teve lugar no mês passado, quando o presidente da Assembleia Nacional cubana, Ricardo Alarcón, teve uma discussão comprometedora com estudantes universitários sobre a repressão do regime.

Esta conversa foi gravada por alguns dos alunos presentes, que acabaram por partilhá-la por Havana, o que acabou por afectar seriamente a imagem do responsável em alguns círculos, refere o New York Times (NYT).

Já em Janeiro uma manifestação contra um imposto que incidia sobre os ordenados de quem trabalha em empresas estrangeiras foi gravada por um telemóvel e acabou por ser distribuída em pen disks.

Em declarações ao diário norte-americano um programador cubano defende que este tipo de situações «vai sair do controlo do Governo, porque a tecnologia avança muito rapidamente».

O correspondente do NYT em Havana refere que as restrições impostas pelo Governo levaram ao surgimento de um mercado clandestino onde milhares de pessoas conseguem uma ligação ilegal à Rede não controlada.

A própria Universidade de Ciências da Informação é considerada o centro da actividade destes rebeldes, que utilizam as infra-estruturas existentes para acederem a programas de televisão estrangeiros que criticam as políticas de Cuba, como o caso do vídeo de Alarcón que acabou por chegar às redacções da CNN e da BBC.

Há ainda casos em que vários jovens recorrem a servidores estrangeiros para alojarem sites de informação e blogues, como o site «Consenso desde Cuba» criado por um casal cubano e alojado na Alemanha.

«A Internet tornou-se o único território que não é regulado», conclui Yoani Sánchez, que também é autora de um blogue crítico ao Governo cubano, onde publica textos que nunca seriam publicados no país.

sol
Ir para o topo Ir para baixo
 
Jovens cubanos utilizam tecnologias contra o regime
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bush incita comunidade internacional contra regime cubano
» CUBA - Hasta Cuando ?
» Uma morte anunciada-As novas tecnologias ditaram o fim inevitável das cablagens automóveis
» Jovens muçulmanos em Portugal têm orgulho em ser portugueses
» O sórdido casal que raptava jovens virgens

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: