Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Orquestra única em Portugal no Porto (Casa da Música)

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Orquestra única em Portugal no Porto (Casa da Música) Empty
MensagemAssunto: Orquestra única em Portugal no Porto (Casa da Música)   Orquestra única em Portugal no Porto (Casa da Música) EmptySex Out 12, 2007 3:38 am

Casa da Música
Orquestra única em Portugal no Porto


Variable Geometry Orquestra reúne mais de 20 artistas das áreas da música contemporânea, free jazz e livre improvisação.


A Variable Geometry Orquestra apresenta-se esta sexta-feira pela primeira vez na Casa da Música, Porto, às 23h00. Os bilhetes para o concerto, integrado no ciclo "Novas Músicas", custam 10 euros.

Grupo lisboeta formado em 2000, a Variable Geometry Orquestra (VGO) conta com mais de duas dezenas de músicos e tem como principal aliado a livre improvisação. É uma orquestra única em Portugal e como há poucas em todo o mundo.

O grupo é dirigido por Ernesto Rodrigues, violonista e violista, que leva na bagagem o contacto íntimo com a música contemporânea, free jazz, livre improvisação e com a música improvisada. O músico também está à frente de projectos como a editora discográfica Creative Sources, em que o foco principal é a liberdade criativa. Foi nesse selo editorial que saiu "Stills", triplo CD com gravações de peças ao vivo, editado recentemente.

A VGO não possui um estilo musical definido, mas, como explica ao JPN Ernesto Rodrigues, “tem como raízes o free jazz e a música electrónica”. Sem se encerrar num único fio condutor, a livre improvisação permite aos músicos deixar-se levar pelo fluxo sonoro, sem se preocuparam em seguir uma estrutura exacta.

Numa mistura de sons acústicos e electrónicos, a VGO cria, assim, a sua própria identidade. Ora em grupo, ora isoladamente, os músicos conjugam os instrumentos de sopro, de cordas e de percussões com o som electrónico, formando uma composição inesperada, que varia a cada nova apresentação. Ernesto Rodrigues garante que “não há perigo de resultar num caos sonoro, pois a direcção é feita em tempo real, o que orienta os músicos”.

Em relação aos ensaios, Ernesto revela que apenas ensaiam previamente quando vão tocar estruturas fixas, porque “normalmente a produção é instantânea”. “Tudo acontece no momento!”, assegura. Na VGO, os músicos são livres para fazerem aquilo que sentem no momento, permitindo ao público partilhar a experiência única que é vivida em palco.

Dos vários músicos que se apresentarão na CdM destacam-se, além de Ernesto Rodrigues, Alípio Neto e Nuno Rebelo, que, ao longo dos anos, têm apresentado vários projectos paralelos à VGO, mas relacionados com a improvisação livre.

Noite com músicos portuenses

Esta noite será a primeira vez que a Orquestra de Geometria Variável se apresenta no Porto e também a primeira vez que divide o palco com alguns convidados portuenses, como é o caso do baterista Gustavo Costa.

Embora já tenha tocado com outros membros, a participação na VGO será inédita para o baterista. Gustavo Costa acredita que a improvisação livre depende da inspiração do momento, do saber ouvir os outros músicos e do respeito do espaço individual, para ser possível interagir com os diferentes sons.

JPN (12-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Orquestra única em Portugal no Porto (Casa da Música)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Música Clássica
» Casa da Música: 3 anos de existência
» Música Instrumental
» Música TUGA !!!
» Música

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: