Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O adeus às armas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
mike

mike


Mensagens : 283
Data de inscrição : 16/03/2008

O adeus às armas Empty
MensagemAssunto: O adeus às armas   O adeus às armas EmptyDom Mar 16, 2008 1:09 pm

O adeus às armas

8:00 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008


Não sou nenhum herói, disse um príncipe Harry claramente embaraçado com a linguagem usada por alguns jornais e canais de televisão para descreverem as suas dez semanas na violenta província de Helmand, no Afeganistão. O intenso debate sobre a participação do príncipe inglês em operações militares num teatro de guerra mostrou uma coisa essencial para o futuro estratégico da Inglaterra e dos países europeus - aquilo a que nas últimas décadas nos habituámos a chamar Europa não será uma superpotência internacional. O debate tornou claro que o problema não é um problema de meios mas sim de atitudes sociais e de falta de vontade política. Se olharmos para trás, digamos, para o início do século XX, só podemos concluir que estas atitudes e a correspondente ausência de vontade representam uma mudança radical na história do Velho Continente.

Durante séculos, os membros das famílias reais da Europa participaram em guerras de uma forma extremamente pública. O mesmo pode ser dito das elites dos países europeus. Estas elites sempre lutaram na linha da frente das inúmeras guerras travadas em território europeu ou fora dele. Primeiros-ministros, ministros e deputados chegavam ao poder depois de terem participado em carreiras militares. Muitos destes decisores políticos perderam filhos em guerras próximas e distantes. Como as capelas das melhores universidades europeias mostram, a guerra fazia parte do contrato social entre governos, militares e as suas sociedade.

Hoje em dia vivemos numa Europa extraordinariamente diferente. A Inglaterra pode continuar a ser o país europeu com mais tradição marcial, mas a verdade é que os decisores políticos e militares ingleses só aceitaram que o príncipe Harry estivesse no Afeganistão de uma forma furtiva. No momento em que a sua presença no país foi tornada pública, o príncipe, apesar de ser um oficial do Exército, foi imediatamente separado dos seus camaradas e metido num avião de volta a Inglaterra. A preocupação com a sua vida e com a segurança da sua unidade foram os argumentos usados para explicar o rápido regresso a casa. Este exemplo mostra uma coisa impensável há várias décadas - a presença de um membro da elite de um país europeu num teatro de guerra é hoje em dia uma situação excepcional. Mas o exemplo mostra também a dimensão do afastamento das sociedades europeias em relação aos assuntos militares. Este afastamento tem sido relativamente silencioso mas não é por isso que deixa de ser notável.

A enorme maioria dos ministros dos governos europeus nunca serviu nas Forças Armadas dos seus países. Os filhos e as filhas destes ministros também não têm experiência militar. O número de deputados nos parlamentos nacionais ou no Parlamento Europeu com carreiras militares é extremamente baixo. Livros considerados essenciais para a educação estratégica dos decisores políticos e elites nacionais durante séculos como 'A Ilíada' (Homero), 'As Histórias' (Heródoto), 'As Troianas' (Eurípides), 'A História da Guerra do Peloponeso' (Tucídides), as biografias de Plutarco e 'Guerra e Paz' (Tolstoi) são desconhecidos ou vistos como ultrapassados e irrelevantes para o futuro dos países europeus. O desconhecimento e desinteresse das sociedades europeias em relação ao que resta das suas Forças Armadas nunca foi tão grande como agora. As opiniões de oficiais na reserva com grande experiência são vistas pela maioria como uma aberração. O moral dos militares, essa poderosa mistura de coisas como liderança, disciplina, camaradagem e auto-respeito, nunca deve ter estado tão baixo como hoje em dia.

Esta situação é o resultado da duríssima história da Europa ao longo do século XX. Esta história levou as sociedades e os governos dos países da Europa Central e Ocidental a mudar radicalmente de opinião em relação à guerra e ao exercício da violência. A paz e a enorme prosperidade geradas pelas democracias liberais e pelo capitalismo nas últimas décadas fortaleceram ainda mais esta mudança de atitude. Em vez da prometida Revolução nos Assuntos Militares, temos aquilo a que James Kurth, professor no Swarthmore College (EUA), chamou 'Revolução das Atitudes em relação aos Militares'. O debate sobre o serviço militar do príncipe Harry no Afeganistão mostra a extensão desta revolução. O debate mostra também o enorme equívoco que continua a rodear os poucos debates estratégicos que decorrem actualmente na União Europeia.

Os eleitorados europeus dizem que gostariam de ver a União Europeia ser um actor estratégico de primeira grandeza em termos mundiais. Se olharmos para a enorme riqueza produzida no Velho Continente vemos que os países europeus têm os meios para financiar forças armadas capazes de manter a paz e garantir a defesa dos seus interesses. O problema é que não têm a vontade. A Europa está a dizer o seu adeus às armas.

A geografia da inovação

O mundo é plano, escreveu Thomas Friedman em 2005. Não é bem assim, respondeu Richard Florida chamando a atenção para os picos, colinas e vales na geografia da inovação. Na altura, a maioria dos picos da inovação estava concentrada nas costas Leste e Oeste dos EUA, no Norte da Europa e no Japão. Os números da Organização Mundial da Propriedade Intelectual no que respeita ao registo de patentes em 2007 mostram o aparecimento de novos picos de inovação. Os EUA continuam a ser líderes mundiais no registo de novas patentes. O Japão está em segundo lugar e a Alemanha em terceiro. As mudanças a ter em conta vêm a seguir. A Coreia do Sul ultrapassou a França e subiu ao quarto lugar. A China subiu ao sétimo lugar. Em 2007 o Nordeste da Ásia foi responsável por mais de um quarto das patentes registadas.

Miguel Monjardino
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O adeus às armas Empty
MensagemAssunto: Re: O adeus às armas   O adeus às armas EmptyDom Mar 16, 2008 10:07 pm

A EUROPA perdeu a vontade de LUTAR!!! Enquanto enriqueceram, os USA sao quem fez de POLICIA DO MUNDO!!! mAS ESSA ATITUDE DE NAO AS ARMAS E guerras, sera precisamente o FIM DA EUROPA!!!!!!!!!!!!!!!pOR ISSO O islamofascimo AVANCA NA europa!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

O adeus às armas Empty
MensagemAssunto: Re: O adeus às armas   O adeus às armas EmptySeg Mar 17, 2008 3:33 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
A EUROPA perdeu a vontade de LUTAR!!! Enquanto enriqueceram, os USA sao quem fez de POLICIA DO MUNDO!!! mAS ESSA ATITUDE DE NAO AS ARMAS E guerras, sera precisamente o FIM DA EUROPA!!!!!!!!!!!!!!!pOR ISSO O islamofascimo AVANCA NA europa!!!

O mundo é plano, escreveu Thomas Friedman em
2005. Não é bem assim, respondeu Richard Florida chamando a atenção
para os picos, colinas e vales na geografia da inovação. Na altura, a
maioria dos picos da inovação estava concentrada nas costas Leste e
Oeste dos EUA, no Norte da Europa e no Japão. Os números da Organização
Mundial da Propriedade Intelectual no que respeita ao registo de
patentes em 2007 mostram o aparecimento de novos picos de inovação. Os
EUA continuam a ser líderes mundiais no registo de novas patentes. O
Japão está em segundo lugar e a Alemanha em terceiro. As mudanças a ter
em conta vêm a seguir. A Coreia do Sul ultrapassou a França e subiu ao
quarto lugar. A China subiu ao sétimo lugar. Em 2007 o Nordeste da Ásia
foi responsável por mais de um quarto das patentes registadas.



Amigo RON
Hoje as guerras estao fora de outras areas
O vcalor da america ja se situa noutras areas ondxe eles são barras e nao na merda das armas de destruyição massisdsas que teem ( e que as metam n*********

A america tem intelectuais de 1ª apanha e na minha area tem ao nivel de genetica vegatal larga e gorda avanço

Pessegos e Morangos então dominam quase totalmente a area

mas aí os judeus não se metem, prefrem sangue sangue sangue sangue mortes Holocaustes Guiantamanos
Porque ?
Quanto custa um kilo de morangos ?
1 dolart

e uma bazuca ?
!000000000000000

e uma carrada de pêssegos
100000

e um F16
1000000000000000000000000 !

ou seja
Tal como dizia o Provfeta Jesus cristo

Nenhum RICO entrara no Céu ...é mais fácil entrar um camelo pelo buraco de uma agulha que um judeu entrar pelo KU du ceu

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O adeus às armas Empty
MensagemAssunto: Re: O adeus às armas   O adeus às armas EmptySeg Mar 17, 2008 8:09 am

JESUS CRISTO ERA JUDEU!!!! Ou nao sabia, ou tanbem nnao acredita?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O adeus às armas Empty
MensagemAssunto: Re: O adeus às armas   O adeus às armas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O adeus às armas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Os Americanos e as armas
» ADEUS, RAUL DURÃO !
» Obikwelu admite adeus em 2009
» Ás armas......
» 100-200 ARMAS NUCLEARES

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: