Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Washington adverte Rússia para "problemas"...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Washington adverte Rússia para "problemas"... Empty
MensagemAssunto: Washington adverte Rússia para "problemas"...   Washington adverte Rússia para "problemas"... EmptySáb Mar 22, 2008 5:14 am

Washington adverte Rússia para "problemas" de reconhecimento da independência da Abcásia e Ossétia do Sul



Tiflis, 22 Mar (Lusa) - Os Estados Unidos advertiram hoje a Rússia para "os problemas" do reconhecimento da independência das regiões separatistas da Abcásia e da Ossédia do Sul, que romperam relações com a Geórgia há 15 anos após renhidas guerras civis.

"Se a Rússia reconhecer a Abcásia e a Ossédia do Sul, cometerá um grande erro", declarou Daniel Fried, secretário de Estado adjunto norte-americano, em declarações à televisão georgiana Rustavi-2.

Fried considera que o reconhecimento russo da condição de Estado destes dois territórios acarretaria "muitos problemas" à Rússia.

"Os EUA defendem a integridade territorial da Geórgia e advogam uma solução pacífica para os conflitos dentro das fronteiras georgianas internacionalmente reconhecidas", disse.

O dirigente norte-americano reconheceu, no entanto, que "a resolução destes conflitos não é uma questão simples".

A Duma (parlamento da Rússia) exortou sexta-feira o presidente Vladimir Putin e o Governo russo a reconhecerem a independência da Abcásia e da Ossédia do Sul.

Os deputados incitaram o Governo russo "a abrir missões diplomáticas nestes dois Estados", a aumentar os esforços para garantir a segurança na região e "a simplificar ao máximo" as diligências para quem quer cruzar a fronteira entre a Rússia e estes territórios.

Estas repúblicas, segundo o parlamento russo, "têm muito mais argumentos para aspirar ao reconhecimento internacional do que o Kosovo", para além de que os planos da Geórgia de ingressar na NATO a impossibilitam de "consolidar o seu território".

Tanto a Abcásia como a Ossédia do Sul, que romperam laços com a Geórgia após guerras civis, pediram no início deste mês à Rússia e ao resto da comunidade internacional (ONU, União Europeia e OSCE) que reconheçam a sua independência.

Seguidamente, Moscovo restabeleceu relações comerciais com a Abcásia, decisão que a Geórgia interpretou como "estímulo ao separatismo".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, já assegurou que Moscovo não tem intenção de reconhecer a independência destas regiões separatistas.

A Rússia, contudo, advertira em Fevereiro que a independência unilateral do Kosovo, a que sempre se opôs, abrirá a "caixa de Pandora" dos separatismos na Europa.

JMS.

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Washington adverte Rússia para "problemas"... Empty
MensagemAssunto: Re: Washington adverte Rússia para "problemas"...   Washington adverte Rússia para "problemas"... EmptySáb Mar 22, 2008 10:45 am

E AFINAL, PORTUGAL ESTA OU NAO contra o KOSOVO? Ainda nao receberam as ORDENS DE ZAPATERO???
Ir para o topo Ir para baixo
 
Washington adverte Rússia para "problemas"...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rússia quer mostrar ao mundo o seu "potencial" militar, diz Putin
» "O Mundo deve preparar-se para a guerra"
» O Irão e a Bomba Atómica
» ........"grave fracasso" para Israel
» Fisco !!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: