Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Bush ameaçou e pressionou os seus aliados

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Bush ameaçou e pressionou os seus aliados Empty
MensagemAssunto: Bush ameaçou e pressionou os seus aliados   Bush ameaçou e pressionou os seus aliados EmptyDom Mar 23, 2008 10:22 am

Bush ameaçou e pressionou os seus aliados para garantir invasão


Um diplomata chileno vai publicar um livro onde explica as pressões que a administração Bush exerceu sobre os seus aliados, nos meses que antecederam a invasão do Iraque. As tácticas utilizadas incluem ameaças de retaliações comerciais, espionagem e pressão directa para que fossem retirados do Iraque os enviados da ONU resistentes às intenções de Washington.

O livro A Solitary War: a Diplomat's Chronicle of the Iraq War and its Lessons (Guerra Solitária: Crónicas de um Diplomata sobre a Guerra do Iraque e as suas Lições) é da autoria de Heraldo Muñoz, que foi embaixador do Chile na ONU. Segundo o Washington Post, que teve acesso ao livro, a pressão americana funcionou como um tiro pela culatra, criando mais tarde dificuldades diplomáticas na América Latina e na Europa.

Bush apelou pesssoalmente aos seis líderes dos países na altura indecisos sobre como votar uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que autorizava a invasão americana: Angola, Chile, Guiné-Conacri, Paquistão, México e Camarões foram os visados.

Os diplomatas dos países relutantes foram alvo constante da pressão americana, escreve Muñoz. Uma semana antes da invasão, o Chile tentou juntar os seis países indecisos, mas a iniciativa foi travada pelos americanos, que a consideraram uma acção "hostil", visando isolar os EUA.

O Chile, ameaçado de retaliação (atraso na ratificação de um acordo de livre comércio com os EUA) acabou por oferecer o voto que faltava. Muñoz garante que as ameaças foram de curta duração, pois quando se tornou evidente que a ocupação estava a correr mal, os EUA inverteram a estratégia. Nessa altura, vários países da América Latina recusaram a sua assistência.

DN
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Bush ameaçou e pressionou os seus aliados Empty
MensagemAssunto: Re: Bush ameaçou e pressionou os seus aliados   Bush ameaçou e pressionou os seus aliados EmptyDom Mar 23, 2008 11:04 am

"you,re either with us, or against us"!!!!!!!!

GOD BLESS AMERICA
GOD BLESS GEORGE W. BUSH!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Bush ameaçou e pressionou os seus aliados Empty
MensagemAssunto: Re: Bush ameaçou e pressionou os seus aliados   Bush ameaçou e pressionou os seus aliados EmptyDom Mar 23, 2008 11:13 am

OS USA, estao-se nas TINTAS, para as PARVOICES, das esquerdas INTERNACIONAIS!!!capiche? E QUE PODE MANDA e quem MANDA PODE!!!
Os USA, jamais precisam de autorizacao , seja de quem for, para se DEFENDER, ou ATACAR os seus INIMIGOS!! CAPICHE?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bush ameaçou e pressionou os seus aliados Empty
MensagemAssunto: Re: Bush ameaçou e pressionou os seus aliados   Bush ameaçou e pressionou os seus aliados Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bush ameaçou e pressionou os seus aliados
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As diatribes do Sr Bush.
» GANDA BUSH!!!
» GANDA BUSH
» BUSH EM ISRAEL
» BUSH CHORA .

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: