Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Lech Walesa

Lech Walesa


Mensagens : 452
Data de inscrição : 30/01/2008

Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos Empty
MensagemAssunto: Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos   Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos EmptyTer Mar 25, 2008 7:34 am

Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos
Governo iraquiano impõe recolher obrigatório em Bassorá
24.03.2008 - 20h34 AFP, Reuters
O Governo iraquiano decidiu impor um recolher obrigatório na província de Bassorá, depois de confrontos entre a polícia e milicianos do Exército de Mahdi, leal ao líder radical Moqtada al-Sadr.

“Para fazer respeitar a lei a perseguir os criminosos, decidimos impor hoje o recolher obrigatório em toda a região de Bassorá, entre as 22h00 e as 06h00 de amanhã e nos dias seguintes até decisão em contrário”, adiantou um responsável da segurança local.

Durante este período será proibido o movimento de pessoas e veículos, adiantou a mesma fonte, adiantando que as escolas e universidades da região. As autoridades decidiram também encerrar, durante a noite, as principais estradas que ligam Bassorá às províncias vizinhas, a fim de evitar eventuais infiltrações.

Esta manhã, Sadr ordenou aos seus milicianos para encerrarem as lojas em alguns bairros xiitas de Bagdad, dando início ao que chamou uma “campanha desobediência de civil”. Depois dos confrontos dos últimos anos, a milícia manteve-se discreta desde que Sadr declarou um cessar-fogo, em Agosto.

No entanto, confrontos com as autoridades registados nos últimos dias em Bagdad e Kut, no Sul do país, fizeram renascer os receios de uma insurreição nas zonas de maioria xiita numa altura em que os EUA e o Reino Unido diminuem a sua presença militar na região, onde se encontram as principais reservas petrolíferas do país.

Encontrados corpos de seguranças sequestrados no Iraque

Entretanto, a polícia federal norte-americana anunciou ter descoberto os corpos de dois seguranças norte-americanos sequestrados há mais de um ano no Iraque. O FBI revela ter contado com o apoio das autoridades iraquianas, mas não revela o local onde foram encontrados os corpos.

Ronald Withrow, funcionário de uma empresa especializada em apoio técnico em zonas de conflito, foi sequestrado a 5 de Janeiro do ano passado e desde então o seu paradeiro permanecia desconhecido.

John Roy Young fazia parte de um grupo de cinco ocidentais sequestrados em Novembro de 2006, quando escoltavam uma caravana de automoveis do Crescente Vermelho do Kuwait, na região de Bassorá. Dois meses depois, os quatro americanos e um austríaco, aparentemente de boa saúde, surgiram num vídeo em que a “Resistência Nacional Islâmica do Iraque – Brigadas al- Furkhan” reivindicava o sequestro.


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1323539
Ir para o topo Ir para baixo
Lech Walesa

Lech Walesa


Mensagens : 452
Data de inscrição : 30/01/2008

Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos Empty
MensagemAssunto: Re: Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos   Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos EmptyTer Mar 25, 2008 7:36 am

EUA querem britânicos em Bassorá
Semanário britânico aponta desejo norte-americano três meses após a transferência de autoridade para os iraquianos
Data: 23-03-2008

Os Estados Unidos desejam que os britânicos regressem a Bassorá para combater a escalada de violência nesta cidade do sul do Iraque, indicou hoje o Sunday Mirror.

Segundo o semanário britânico, Londres, que conta com cerca de 4.100 homens no Iraque, baseados no aeroporto de Bassorá, a uma dezena de quilómetros do centro, transferiu em Dezembro a sua autoridade na província para as autoridades iraquianas, mas poderá ser novamente chamada a reforçar o seu papel na região.

Segundo uma fonte militar norte-americana de alta patente, citada pelo jornal britânico, "três poderosas milícias estão actualmente envolvidas numa batalha sangrenta no sul do Iraque".

"As forças norte-americanas e iraquianas estão envolvidas numa operação intensa para atacar o bastião da Al-Qaida em Mossul. Mas depois disso, o objectivo será concentrar a atenção da coligação em Bassorá e nós vamos pedir aos britânicos para entrar na cidade", referiu a fonte.

"Se não tiverem homens suficientes, nós vamos oferecer a ajuda dos fuzileiros norte-americanos", indicou.

"A proposta de regressar a Bassorá está prestes a ser examinado ao mais alto nível em Bagdad", acrescentou a fonte, que pediu o anonimato.

Segunda cidade do Iraque e único acesso marítimo do país, Bassorá é a principal via de exportação de petróleo iraquiano, 550 quilómetros a sul de Bagdad.


Lusa
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn01010502230308&id_user=
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos Empty
MensagemAssunto: Re: Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos   Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos EmptyTer Mar 25, 2008 8:05 am

ele esta.......PRA CHEGAR!!!!! JOHN MACCAIN!!!

Ainda vao ter SAUDADES DE BUSH!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos Empty
MensagemAssunto: Re: Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos   Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos EmptyTer Mar 25, 2008 10:32 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
ele esta.......PRA CHEGAR!!!!! JOHN MACCAIN!!!

Ainda vao ter SAUDADES DE BUSH!!

Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos Papagaiojo0
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos Empty
MensagemAssunto: Re: Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos   Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bassorá-Milícia de Sadr volta a envolver-se em confrontos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» EUA constróem muro em Sadr City contra bombardeamentos de morteiros
» Confrontos obrigam ONU a deixar cidade em Kosovo
» Confrontos entre polícia e radicais no centro de Madrid
» Confrontos com dinamite entre mineiros fazem oito feridos
» U.E. VOLTA A COMPRAR

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: