Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Oposição acusa firma israelita ...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Oposição acusa firma israelita ... Empty
MensagemAssunto: Oposição acusa firma israelita ...   Oposição acusa firma israelita ... EmptySex Mar 28, 2008 4:10 am

Zimbabué/Eleições: Oposição acusa firma israelita de "cozinhar" processo eleitoral para Mugabe


28 de Março de 2008, 09:00

* * * Por António Pina, enviado da Agência Lusa * * *


Harare, 28 Mar (Lusa) - O secretário-geral do principal movimento da oposição no Zimbabué, o MDC, acusou hoje o governo do presidente Robert MUgabe de ter contratado uma empresa israelita especializada em viciar o processo eleitoral.

Tendai Biti disse à comunicação social que o seu Movimento para a Mudança Democrática (MDC) possui provas de que a Cogniview PL tem estado a trabalhar sob contrato para o governo na elaboração dos cadernos eleitorais, processo de votação e apuramento de resultados nas eleições presidenciais, legislativas e locais de sábado.

"Mugabe e seus capangas têm a intenção de roubar estas eleições através da utilização de software sofisticado fornecido pela empresa israelita que tem ligações à Mossad (os serviços secretos israelitas)", acusou Biti.

Aquele responsável político do movimento do candidato presidencial Morgan Tsvangirai afirmou que "a ZEC (a comissão eleitoral zimbabueana) não está a gerir estas eleições, estando, ao invés, a ser gerida por Mudede (conservador dos registos civis) e pelos serviços secretos nacionais CIO, com a ajuda dos israelitas".

A guerra de acusações de fraudes eleitorais tem subido de tom nos últimos dias da campanha eleitoral, com o presidente Mugabe a rejeitar todas as acusações da oposição e insistindo que só ele poderá vencer o acto eleitoral uma vez que, em sua opinião, é o único verdadeiro patriota e nacionalista entre os quatro candidatos.

Nas ruas de Harare, o ambiente que se respira é de relativa normalidade, embora a esmagadora maioria dos comentadores não ligados ao governo do Zimbabué continuem a prever uma manipulação em larga escala do processo eleitoral e sérias consequências para o Zimbabué e para a região.

O cidadão comum parece vergado pelo fardo de uma crise económica que lançou para a miséria grande parte da população e por uma brutal e sistemática repressão das forças de segurança que não tem poupado ninguém em anos recentes.

O medo de falar, de expressar opiniões e favoritismos é visível em todo o lado, sendo muito difícil "arrancar" prognósticos eleitorais ou sobre o futuro imediato do país às pessoas com quem nos cruzamos.

Mugabe a o seu partido - a Zanu-PF - perdem tradicionalmente as eleições nas grandes cidades, como Harare e Bulawayo - mas vence por larga margem nas zonas rurais, onde, aliás, reside a maioria da população.

Nos últimos dias, fruto de um ligeiro afrouxamento da repressão policial face à presença de observadores regionais e jornalistas estrangeiros, o principal candidato da oposição, Morgan Tsvangirai, tem levado a cabo grandes comícios em algumas zonas rurais, o que leva muitos a antever possíveis ganhos, mesmo que modestos, de Tsvangirai nos bastiões tradicionais de Robert Mugabe.

AP.

Lusa/fim
Ir para o topo Ir para baixo
 
Oposição acusa firma israelita ...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» cONnfirmada vitória da oposição nas legislativas
» Como é difícil fazer assim oposição
» Oposição questiona integridade de Gordon Brown
» Oposição pede demissão de primeiro-ministro israelense
» Quercus acusa Secil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: