Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Ameaças de despedimento no grupo parlamentar do PSD

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Ameaças de despedimento no grupo parlamentar do PSD Empty
MensagemAssunto: Ameaças de despedimento no grupo parlamentar do PSD   Ameaças de despedimento no grupo parlamentar do PSD EmptySáb Mar 29, 2008 6:11 am

Ameaças de despedimento no grupo parlamentar do PSD


Funcionários, adjuntos e assessores não terão direito a aumento de 2,1%
Todos os funcionários, secretárias, assessores, adjuntos e equiparados do grupo parlamentar do PSD foram ontem chamados para uma reunião com a chefe de gabinete de Pedro Santana Lopes, líder da bancada. Em cima da mesa, soube o DN, este uma ordem de serviço que põe fim ao gozo de dias feriados durante as férias, estabelece como prioritário o mês de Agosto para que as férias sejam tiradas e ainda o aumento de 2,1%, a que os funcionários não vão ter direito.

Segundo fontes do grupo parlamentar, a reunião com Conceição Frutuoso de Melo, chefe de gabinete de Santana Lopes, decorreu em dois tempos, tendo sido as secretárias recebidas às nove da manhã e os assessores às nove e meia. O ambiente, segundo as mesmas fontes, foi "muito tenso", com os funcionários que não são do quadro a serem especialmente visados. "Foi dito nessa reunião que assim como há um despacho de nomeação, ele também existe para a exoneração", conta um deputado social-democrata ao DN, que, como outros, ficaram sensibilizados com a situação por que passam os funcionários nomeados politicamente. "Na prática trata-se de uma ameaça de despedimento", sustenta o mesmo deputado, que pediu o anonimato.

Os funcionários da bancada do PSD que não são funcionários do quadro do partido têm desabafado com alguns deputados e revelaram também que não irão ter direito este ano ao aumento legal de 2,1%. O aumento de ordenado, de que todos os funcionários da Administração Pública irão usufruir (incluindo os deputados), não irá ser-lhes aplicado, com a justificação de que são contratados por nomeação política. O clima de "caça às bruxas" ou de "perseguição", como lhe chama um deputado do PSD, levou a que os funcionários e assessores contactados pelo DN se recusassem a falar sobre o assunto, referindo que as primeiras notícias sobre o assunto já haviam sido mal recebidas junto da direcção da bancada laranja.

Confrontado com estas informações, Luís Montenegro, vice-presidente do grupo parlamentar, garantiu que não tinha havido uma reunião com ele, como chegou a estar prevista. "Mas admito que possa ter existido uma de carácter mais administrativo". O deputado classificou esta polémica como "uma não questão" e afirmou que "a orientação já vem da direcção anterior", designadamente de Francisco José Martins, que trabalhou com Luís Marques Guedes. Os trabalhadores do quadro estão abrangidos pela lei 100/99, que estipula que as férias dos funcionários públicos têm que ser gozadas em dias úteis, ao mesmo tempo que se aplica aos colaboradores e assessores o contrato individual de trabalho. Entretanto, o PSD contratou Adelino Vaz para prestar apoio ao líder parlamentar.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ameaças de despedimento no grupo parlamentar do PSD
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ameaças de expulsão para cerca de 50 latifundiários brancos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: