Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Cirurgião com VIH espera posição oficial da Ordem

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Cirurgião com VIH espera posição oficial da Ordem Empty
MensagemAssunto: Cirurgião com VIH espera posição oficial da Ordem   Cirurgião com VIH espera posição oficial da Ordem EmptySex Out 19, 2007 2:52 am

Cirurgião com VIH espera posição oficial da Ordem



Pedro Nunes garante "As pessoas podem estar descansadas"



O caso do cirurgião a quem foi detectada seropositividade ao VIH/sida, a exercer funções num hospital público português, aguarda o parecer oficial da Ordem dos Médicos (OM), mas o bastonário Pedro Nunes já afirmou ser "praticamente inexistente" o risco de contágio aos doentes.

Depois de conhecida a posição oficial da OM, a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde deverá emitir uma recomendação ao Conselho de Administração do hospital.

Segundo noticiou ontem o jornal Público, a situação foi detectada pelos serviços de Medicina no Trabalho, através de um teste VIH/sida, e comunicado à direcção clínica e ao conselho de administração do estabelecimento.

A quebra do sigilo, passível de ilicitude, justifica-se "por poder estar em causa a segurança de doentes", refere o parecer do Centro de Direito Biomédico (Coimbra) do jurista André Gonçalo Pereira, citado pelo Público.

Se ficar provado que a actividade do cirurgião traz risco de contágio para os doentes, o médico pode ser obrigado a mudar de especialidade.

Segundo o Público, o cirurgião em causa tem a particularidade de se interessar por técnicas laparoscópicas, que não implicam operações de barriga aberta e recorrem a microvideocâmaras e pequenos furos no abdómen.

Trata-se de um médico "jovem, competente, com uma carreira promissora", em regime de contrato, diz o jornal.

Este é o primeiro caso do género conhecido em Portugal. O abandono da especialidade só se justifica se o risco de transmissão ao paciente for "cientificamente provado, ainda que remoto", diz o parecer de Maria do Céu Rueff, mestre em Direito.

Em declarações à Lusa, o bastonário Pedro Nunes afirmou que as pessoas podem estar "perfeitamente descansadas" em relação às cirurgias, pois "há sistemas para evitar o contágio no bloco operatório".

O responsável acrescentou que "o risco de contágio do doente ao médico é muito maior do que no sentido inverso", ressalvando que a OM está ainda a analisar o caso.

JN (19-10-2007)


E será o único técnico de saúde com esta doença ???

A Medicina do Trabalho por incrível que pareça funciona muito mal ao nível dos Serviços Públicos de Saúde.

E não só nos Serviços de Saúde.

Também em muitos outros Serviços do Estado !

Tudo ainda por fazer ....
Ir para o topo Ir para baixo
 
Cirurgião com VIH espera posição oficial da Ordem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 5 ANOS À ESPERA DE CONSULTA
» A revolução está na ordem do dia.
» Doentes rumam a Cuba com Ordem indignada
» ASAE
» Marinho Pinto - Bastonário da Ordem dos Advogados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: