Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Fundação Champalimaud

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Fundação Champalimaud Empty
MensagemAssunto: Fundação Champalimaud   Fundação Champalimaud EmptySex Abr 11, 2008 5:07 pm

Fundação Champalimaud

Sede da fundação nos 100 anos da República


Leonor Beleza com Fernando Henrique Cardoso, um dos curadores


A Fundação Champalimaud já tem uma data escolhida para a inauguração da sua sede e centro de investigação, um edifício com localização projectada para Pedrouços, na zona ribeirinha do Tejo.

A data será coincidente com o centenário da República, em 5 de Outubro de 2010. Entretanto, avançam os projectos científicos em diversas áreas das ciências médicas. Captar investigadores e profissionais de oncologia para investigação clínica e básica está agora definido como um dos alvos.

A formação de recursos humanos para as diversas linhas de investigação em saúde está agora entre as prioridades da Fundação Champalimaud, disse ontem Leonor Beleza no final de uma reunião dos curadores da instituição, que teve lugar em Lisboa. No encontro participaram, entre outros, António Damásio, Simone Weil, António Coutinho e, pela primeira vez, o antigo presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.

A presidente da fundação confirmou a continuidade das linhas de apoio à pesquisa em oftalmologia feita num centro indiano e a colaboração na área das neurociências encetada com o Instituto Gulbenkian de Ciência. O Instituto de Biologia Molecular e Celular, do Porto, e o Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, são outros dos parceiros encontrados.

A fundação vai, a partir de agora, apoiar também um programa de formação científica para médicos que estejam a fazer a especialidade em qualquer domínio . Segundo Leonor Beleza, sobretudo na área da oncologia, vai ser preciso formar pessoas que falem português. "Estamos à procura de gente", afirmou, especificando que essa procura está a ser feita em Portugal e no estrangeiro e visa encontrar médicos, enfermeiros e técnicos de muitas categorias que venham a trabalhar na investigação clínica a fazer no futuro centro científico.

"A ciência faz-se de partilha. E queremos os melhores", disse Beleza.

JN
Ir para o topo Ir para baixo
 
Fundação Champalimaud
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CHAMPALIMAUD
» FUNDACAO MARIO SOARES

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: