Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação

Ir para baixo 
AutorMensagem
mike

mike


Mensagens : 283
Data de inscrição : 16/03/2008

Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação Empty
MensagemAssunto: Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação   Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação EmptySáb Abr 12, 2008 12:53 am

Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação


Investigadores do grupo de informática IBM desenvolveram um novo tipo de memória flash que permitirá guardar centenas de vezes mais informação do que actualmente em suportes como telemóveis ou leitores de mp3.

O estudo, publicado na última edição da revista Science, revela ainda que o novo dispositivo de memória consome menos energia, tem um custo de produção inferior, funciona durante semanas sem necessitar de recarregamento e é mais resistente, por não ter partes soltas.

A capacidade de armazenamento "abre a porta à criatividade para desenvolver suportes e aplicações inimaginados até agora", afirmou Stuart Parkin, director do projecto, acrescentando que este tipo de memória "lê 16 bits de dados através de um só transistor".

Isto permite interpretar e escrever informação cem mil vezes mais depressa do que as memórias flash utilizadas no presente.

Um leitor de mp3 ou um iPod poderão vir a armazenar meio milhão de canções ou 3.500 películas, quando o iPod Classic de 160 gigabytes (que é o de maior capacidade) apenas permite guardar até 40 mil músicas.

Chamada "racetrack", esta memória utiliza o movimento giratório dos electrões para armazenar dados, tecnologia cujo estudo deu o Prémio Nobel de Física 2007 a Albert Fert e Peter Grunberg.

Os autores da investigação agora publicada reconhecem que a "racetrack" ainda está em fase de desenvolvimento, pelo que decorrerão dois a três anos até ser fabricado um protótipo e cerca de uma década até que os primeiros artigos com esta memória cheguem ao mercado.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação Empty
MensagemAssunto: Re: Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação   Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação EmptySáb Abr 12, 2008 11:11 am

GOD BLESS AMERICA
Ir para o topo Ir para baixo
 
Novo chip de memória vai multiplicar capacidade de armazenar informação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Portugal/Venezuela: Protocolo assinado para multiplicar
» Início da guerra no Iraque foi ditado há cinco anos
» Para memória futura...
» O Dia da Memória - Poppy Appeal
» O PODER DA MEMÓRIA - Baptista Bastos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: