Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Açores -Secretário regional exorta à criação de cavalos

Ir para baixo 
AutorMensagem
mike

mike


Mensagens : 283
Data de inscrição : 16/03/2008

Açores -Secretário regional exorta à criação de cavalos Empty
MensagemAssunto: Açores -Secretário regional exorta à criação de cavalos   Açores -Secretário regional exorta à criação de cavalos EmptySáb Abr 12, 2008 1:30 am

Açores

Secretário regional exorta à criação de cavalos

Angra do Heroísmo, 12 Abr (Lusa) - O secretário regional da Agricultura e Florestas dos Açores disse sexta-feira que "a criação de cavalos e gado bravo na Ilha Terceira é uma boa opção económica para a diversificação do sector e uma ajuda económica".

Noé Rodrigues, que falava na abertura da "Semana do Cavalo e do Toiro - 2008", sustentou que "em regiões pequenas como os Açores onde não existe uma economia de escala todas as oportunidades devem ser aproveitadas".

"Para além dos aspectos lúdicos e recreativos e mesmo turístico que estas actividades possam proporcionar é importante ver nelas a vertente económica para a qual o Governo não deixará de canalizar, como tem feito, alguns apoios", sublinhou Noé Rodrigues.

O secretário da Agricultura aproveitou a ocasião para enumerar os apoios que têm sido concedidos à recuperação das infra-estruturas das ganadarias, ao melhoramento genético do gado bravo, ao apoio técnico sobre a alimentação e à criação do registo genealógico.

Noé Rodrigues frisou ainda "a boa genética" dos cerca de 1.800 animais de gado bravo existentes que poderão vir a garantir "uma reprodução de elevada qualidade que pode projectar o nome da Região ao mesmo tempo que garante lucros económicos".

O mesmo se passa para o sector dos equinos, acrescentou o governante, onde, para além do apoio técnico científico, foi implementado um plano de sanidade animal que visa tornar a Região livre de doenças que afectam aquela espécie de animais.

Por seu turno, António Lopes, em representação da Associação Regional de Desportos Equestres dos Açores, revelou que os cerca de 800 cavalos existentes na Ilha Terceira, de raça pura Lusitana, são de elevada qualidade reconhecida já internacionalmente.

"Já foi vendido um exemplar para a Alemanha e uma égua para um criador espanhol que reconheceram a excelência das nossas reproduções", disse.

António Lopes realçou o facto de "no inicio dos investimentos os criadores pensavam em não perder dinheiro mas, neste momento, já pensam em como ganhar dinheiro".

Duarte Pires, da Associação Regional de Criadores de Touros para Touradas à Corda, considerou que as touradas à corda, que decorrem, oficialmente entre 1 de Maio e 31 de Outubro "são já uma indústria que não é possível ignorar".

"Esta actividade", acrescentou, "tem cada vez maior peso na economia da Ilha Terceira que pode ser aprofundada com ganhos no sector do turismo", apelando, porém, "para que se realize sem adulterar a tradição que é única no mundo".

Para o presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Arlindo Teles "a Ilha Terceira e a sua monumental têm condições para se afirmar como as melhores de Portugal" mas para que isso aconteça "é necessário voltar a permitir "a sorte picada".

"Sem esse factor - proibido em 2002 na sequência dos acontecimentos de Barrancos no Alentejo - os nossos espectáculos estão amputados dos níveis de excelência que são possíveis", sublinhou.

Arlindo Teles apelou ao Governo Regional que "tome as medidas legislativas necessárias para que a sorte picada regresse à arena da Monumental de Angra do Heroísmo", alegando que "o futuro da tauromaquia local depende delas".

A "Semana do Cavalo e do Toiro - 2008" decorre até domingo com colóquios e debates em torno da festa brava, uma "ferra" comentada, provas funcionais de melhoramento animal, práticas de toureio a cavalo, desfile de coudelarias e lide de toiros por "capinhas da Ilha Terceira" e "recortadores de Espanha".
Ir para o topo Ir para baixo
 
Açores -Secretário regional exorta à criação de cavalos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pequim exorta EUA....
» PSD e BE questionam audição de secretário de Estado
» Açores/PS: César diz que existe uma cultura política no país que menospreza as autonomias
» Secretário de Defesa dos EUA alerta para risco de divisão na
» Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: