Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O novo governo de Espanha

Ir para baixo 
AutorMensagem
mike

mike


Mensagens : 283
Data de inscrição : 16/03/2008

O novo governo de Espanha Empty
MensagemAssunto: O novo governo de Espanha   O novo governo de Espanha EmptyDom Abr 13, 2008 7:27 am

Like a Star @ heaven


O novo Governo de José Luis Zapatero é constituído por nove mulheres e oito homens, tornando a paridade de género um facto normal na liderança política ao mais alto nível.

Aliás, esta nova situação só vem reforçar a presença das mulheres no mercado de trabalho em Espanha, com grande intensidade ao longo da última década. Outras novidades levam nomes femininos: Bibiana Aido, de 31 anos, no novo Ministério da Igualdade, lutando contra a violência doméstica; as Ciências e a Inovação com Cristina Garmendia, de 45 anos; e, facto inédito na História de Espanha, a pasta da Defesa confiada à estrela dos socialistas catalães, Carme Chacón, de 37 anos, a primeira mulher que dará à luz num governo.

A prioridade anunciada para o segundo mandato de Zapatero é a economia. Não se trata, apenas, de vencer a crise da construção. O reconhecimento do nível insuficiente de progressos na produtividade e a necessidade de expandir os serviços de alto valor acrescentado e conteúdo tecnológico estão espelhados na orgânica do novo Governo. E serão os resultados alcançados a este nível que Zapatero e a sua nova equipa vão ser avaliados pelos eleitores daqui a quatro anos.

Diário de Notícias
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O novo governo de Espanha Empty
MensagemAssunto: Re: O novo governo de Espanha   O novo governo de Espanha EmptyTer Abr 15, 2008 2:28 am

Ministra da Defesa é vedeta da nova equipa Zapatero

"Capitão, mãos firmes. Digam comigo: Viva Espanha e Viva o Rei". Foi esta a primeira ordem da ministra da Defesa espanhola, Carme Chacón, ao passar a revista às tropas. A primeira mulher a ocupar a pasta e a primeira governante a exercer funções grávida, Chacón, de 37 anos, é a ministra que mais atenções tem concentrado desde que o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero anunciou a composição do seu segundo Executivo. E voltou a sê-lo ontem na tomada de posse dos 17 ministros perante os reis de Espanha.

Acompanhada pelo seu antecessor, José Antonio Alonso, bem como pelo Chefe do Estado Maior da Defesa, Félix Sanz, a ministra destacou que o facto de a pasta estar pela primeira vez nas mãos de uma mulher "é prova da integração do Exército com a sociedade". Chacón, que passou revista a uma companhia mista, dos três ramos das Forças Armadas, foi uma dos governantes que ontem tomaram posse perante os reis.

No Palácio da Zarzuela, as nove mulheres e os oito homens optaram pela fórmula de promessa em vez da fórmula de juramento, na presença de Juan Carlos e Sofia. O Rei, sublinhou o La Vanguardia on-line, foi especialmente atencioso com Chacón e terá mesmo perguntado como estão as coisas com o seu bebé. O Governo socialista de Zapatero é o segundo na União Europeia a ter uma maioria de mulheres. O pioneiro foi o segundo Governo de Matti Vanhanen, na Finlândia, no início de 2007.

O primeiro Conselho de Ministros do novo Executivo espanhol também teve lugar ontem. A ocasião foi aproveitada para discutir os organogramas dos diferentes ministérios e proceder a algumas nomeações para as secretarias de Estado. A jornalista Nieves Goicoechea, da rádio Cadena Ser será a secretária de Estado para a Comunicação e Juan Mesquida, chefe da Guarda civil e da Polícia, passará a assumir funções como secretário de Estado do Turismo. A adopção das medidas anunciadas contra o desaceleramento da economia espanhola só são, no entanto, esperadas para os próximos dias, conforme explica o El Mundo on-line.

Zapatero espera aprovar a devolução de 400 euros aos contribuintes e um plano especial para o sector da construção civil - um dos mais afectados pelo desaceleramento. O vice--presidente e ministro da Economia espanhol, Pedro Solbes, ontem citado pelo El País on-line, disse no domingo em Washington, na reunião do FMI e do Banco Mundial, que o plano do Governo para conter o arrefecimento da economia, consequência da crise mundial, ascende aos dez mil milhões de euros.

DN

O novo governo de Espanha 44567770chaconap229d15sr2
Ir para o topo Ir para baixo
 
O novo governo de Espanha
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bispos e Governo de novo em conflito
» ESPANHA
» Não há escolas em Espanha?
» Modas que vêm de Espanha
» Espanha/Atentado...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: