Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 E se a Terra fosse um imenso condomínio ?

Ir para baixo 
AutorMensagem
mike

mike


Mensagens : 283
Data de inscrição : 16/03/2008

E se a Terra fosse um imenso condomínio ? Empty
MensagemAssunto: E se a Terra fosse um imenso condomínio ?   E se a Terra fosse um imenso condomínio ? EmptyDom Abr 13, 2008 7:35 am

No


Condóminos obrigados a reduzir e compensar impacte no ambiente


E se pensássemos a Terra como um imenso condomínio? A proposta é da Quercus, que quer transformar os portugueses em habitantes conscientes da responsabilidade de cuidar das áreas comuns do planeta. O "contrato" do Condomínio Terra, a Convenção de Gaia, será assinado em Outubro. Até lá, a Quercus está à procura de condóminos.

O conceito surgiu na cabeça de Paulo Magalhães em 2002, quando o Prestige se afundou ao largo da costa da Galiza. "Aquela situação surrealista de os espanhóis mandarem o navio para as águas portuguesas, para lá de uma linha que não existe, uma linha que é uma abstracção jurídica, aparentemente sem se lembrarem que o petróleo ia para os dois lados, fez-me pensar que temos de construir um modelo jurídico que se adapte ao planeta que temos", conta Paulo Magalhães, jurista e ambientalista.

"Cheguei a casa e tinha uma conta de condomínio para pagar, uma conta enorme por causa de umas obras numa parte comum do prédio, mas das quais eu não ia beneficiar directamente." Então, o advogado resolveu estudar a figura de condomínio e percebeu que este é o único modelo jurídico que mantém a propriedade e a co-propriedade. "Também é uma abstracção, mas é uma que se adapta à realidade." Foi assim que nasceu o conceito "Condomínio da Terra".

"Não podemos confundir espaço aéreo com atmosfera, não podemos confundir zona económica exclusiva com oceano", explica, defendendo a criação de um modelo que olhe para atmosfera, a hidrosfera e a biodiversidade como bens comuns.

A ideia pode parecer utópica num mundo construído sobre a soberania dos Estados e a separação "do que é meu e do que é teu" mas, para o jurista, não se pode tentar resolver um problema - as alterações climáticas - com a mesma lógica que levou ao seu aparecimento. "A única alternativa dos homens é entenderem-se", conclui. E tal como num condomínio, em que os vizinhos não são todos amigos, mas têm interesse em manter as escadas limpas e o elevador a funcionar, reconhecer que há partes comuns.

Apesar de ter reacções positivas à ideia - "como é que não me lembrei disso antes" é uma das mais comuns -, também há muito cepticismo e, mesmo os que a achavam gira, não entendiam como é que o conceito podia ser aplicado.

A solução é "pensar global, agir local", explica Paulo Magalhães, e ser a sociedade civil a dar o exemplo aos Estados. Ou seja, enquanto não existe um administrador do grande condomínio Terra, a Quercus quer assumir a responsabilidade por pequenas fracções e incentivar cidadãos e empresas a fazerem o mesmo.

Em Outubro, em Vila Nova de Gaia, será assinada a Convenção de Gaia, que pretende ser o texto fundador do Condomínio Terra. Os condóminos têm de comprometer-se a reduzir e compensar o seu impacto no planeta: compensar cuidando das partes comuns num local, ou através de um projecto, onde pelo menos um dos bens partilhados é afectado de forma positiva.


DN
Ir para o topo Ir para baixo
 
E se a Terra fosse um imenso condomínio ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 25 de Abril ... 1974-2008
» A minha terra....
» Por acaso sabe quando a Terra faz anos ?
» Análise: Acusação dos EUA à Síria levanta dúvidas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: