Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Portugueses gastam 40 litros de água por dia em autoclismos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Portugueses gastam 40 litros de água por dia em autoclismos Empty
MensagemAssunto: Portugueses gastam 40 litros de água por dia em autoclismos   Portugueses gastam 40 litros de água por dia em autoclismos EmptySeg Abr 14, 2008 12:59 am

affraid



Cada português usa diariamente em instalações sanitárias e autoclismos uma média de 40 litros de água com qualidade para consumo humano que poderiam ser substituídos por águas de esgoto depuradas, defende um especialista.
"Em média, cerca de 95% da água que os sistemas públicos põem à disposição dos consumidores para os diversos usos domésticos não teria de ter qualidade para consumo humano", afirma Amílcar Ambrósio, engenheiro civil e sanitarista.

Segundo o especialista, são suficientes cinco litros de água diários por habitante para beber e para a confecção de alimentos. No entanto, o consumo de água per capita ronda os 120 litros diários.

"Isto deve fazer-nos reflectir", comenta Amílcar Ambrósio, defensor da aplicação de águas residuais depuradas, não só em instalações sanitárias, mas ainda noutros fins, como rega, higiene urbana, construção, ataque a incêndios, reservas de água recreativas ou certos usos industriais.

Em Portugal, as Águas do Oeste (empresa que serve populações dos distritos de Leiria e de Lisboa) já têm em fase de concretização este tipo de processo.

Amílcar Ambrósio antecipa reacções negativas por parte das populações, que podem temer o uso de água com parâmetros de qualidade menores, se não lhes for devidamente explicado como funciona o sistema e quais as vantagens.

E o preço pode ser um dos aliciantes: "a água residual tratada revela-se, como regra, mais barata".

Actualmente, paga-se, em média, 0,70 euros por metro cúbico (m3) de água e os custos da água residual depurada andarão entre os 0,35 euros/m3 e os 0,60 euros/m3.

"É francamente positivo para os consumidores (...) e não necessariamente negativo para as entidades gestoras dos sistemas", sustenta o especialista, especificando que as populações pagariam pelos três sistemas (água para consumo humano, esgotos e águas depuradas) menos do que pelos dois existentes actualmente.

É claro que as empresas abastecedoras teriam de suportar os custos de execução de novas redes.

Também seria necessário fazer chegar às habitações uma nova tubagem para as casas-de-banho, mas Amílcar Ambrósio desdramatiza a questão: "são obras pequenas. Também os cabos das telecomunicações já são aplicados pelo exterior dos edifícios. O mesmo poderia ser feito e, nas sanitas, apenas seria necessário introduzir um pequeno tubo nos autoclismos".

A utilização de águas de esgotos é uma prática utilizada ao longo dos séculos na rega de explorações agrícolas. Mas foi só a partir de meados do século passado que tal utilização passou a ter muitas outras aplicações, como a nível urbano e industrial.

Segundo Amílcar Ambrósio, tecnologicamente é até possível produzir água potável a partir dos esgotos, mas isso não se justifica em Portugal.

Diário Digital / Lusa

Ir para o topo Ir para baixo
 
Portugueses gastam 40 litros de água por dia em autoclismos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SOCORRO ACUDAM ...sic e tvi gastam 90 com a ***** futebol
» O PD POR AGUA ABAIXO
» Teorias por água abaixo
» E A BOLSA CONTINUA POR AGUA ABAIXO
» BORDA D'ÁGUA E A SABEDORIA DO TEMPO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: