Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional Empty
MensagemAssunto: Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional   Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional EmptyQui Abr 17, 2008 10:45 am

Artesanato



Reguengos de Monsaraz, Évora, 17 Abr (Lusa) - O município de Reguengos de Monsaraz anunciou hoje a abertura de um concurso público para a construção de um Centro Interpretativo da Olaria em S. Pedro do Corval para promover aquele que é o maior centro oleiro nacional.

A criação do centro, segundo a Câmara Municipal, tem como objectivo promover a olaria de S. Pedro do Corval, assim como o concelho de Reguengos de Monsaraz e a região do Alentejo.

A juntar a isso, a autarquia pretende também preservar uma "importante parte da cultura e da história do concelho" e divulgar as tradições locais, proporcionando aos visitantes o conhecimento e a aprendizagem sobre a olaria e o barro.

O município quer criar novos públicos para a cultura, "um recurso fundamental dos cidadãos e das regiões" e através da qual, num mundo cada vez mais global e competitivo, "as sociedades procuram afirmar as suas identidades".

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, a poucos quilómetros da sede de concelho, é considerado o maior do país, com 26 olarias em actividade.

A olaria de S. Pedro do Corval data, pelo menos, do período de domínio árabe, como atesta o Foral Afonsino outorgado a Monsaraz em 1276 e ainda a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso, acrescenta a câmara.

Em S. Pedro do Corval, os artesãos trabalham peças em barro, dando continuidade à tradição multissecular de fabrico de louça tosca, vidrada e decorativa, que o município garante ter "extraordinário valor estético e etnográfico".

"Constituindo um genuíno espelho da vida rural e dos costumes ancestrais, a olaria de S. Pedro do Corval, o seu espírito muito próprio e as suas excepcionais qualidades são os genuínos responsáveis pela criação de peças de grande utilidade e efeito decorativo ímpar", sublinha.

Lusa
2008-04-17
Ir para o topo Ir para baixo
 
Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» IRÃO
» Mulher morta à bomba num centro comercial
» Microsoft cria novo Centro de Inovação no ISCTE
» Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina
» Confrontos entre polícia e radicais no centro de Madrid

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: