Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Jerónimo PS sobre "perda de soberania" com tratado de Lisboa

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Jerónimo PS sobre "perda de soberania" com tratado de Lisboa Empty
MensagemAssunto: Jerónimo PS sobre "perda de soberania" com tratado de Lisboa   Jerónimo PS sobre "perda de soberania" com tratado de Lisboa EmptyDom Abr 20, 2008 11:57 am

Exclamation




Ponta Delgada, 20 Abr (Lusa) -- O secretário-geral do PCP criticou hoje o "silêncio de chumbo" do PS de José Sócrates e Carlos César quanto à "perda de soberania" para Portugal e também para os Açores com o Tratado de Lisboa.

"É um facto que nesta questão tem havido um silêncio de chumbo da parte do PS, que fala tanto no valor da autonomia", afirmou Jerónimo de Sousa, na abertura das jornadas parlamentares do PCP, em Ponta Delgada.

O líder comunista anotou que, no congresso PS/Açores, encerrado hoje ao fim da manhã pelo líder socialista e primeiro-ministro, José Sócrates, "não se disse uma palavra" sobre o assunto que "também afecta autonomia regional".

Perante os deputados e o líder regional do PCP, Aníbal Pires, Jerónimo de Sousa insistiu que o tratado reformador da União Europeia (UE) implica uma "perda de soberania nacional quanto à gestão de recursos marinhos".

O tratado, que tem ratificação agendada para quarta-feira no Parlamento, propõe que seja a UE a ficar com a "competência exclusiva quanto à 'conservação dos recursos biológicos do mar, no âmbito da política comum das pescas'", recordou.

O líder comunista admitiu que esta norma viole a Constituição por definir que é a lei portuguesa a definir a "extensão e o limite das águas territoriais, zona económica exclusiva e direitos de Portugal aos fundos marinhos contíguos".

Por outro lado, argumentou, a Constituição estipula ainda que o Estado "não aliena qualquer parte do território português ou dos direitos de soberania que sobre ele exerce".

As jornadas parlamentares dos comunistas, que além da questão do tratado tem também na agenda as alterações ao Código do Trabalho, prolongam-se até terça-feira.


Lusa/fim
Ir para o topo Ir para baixo
 
Jerónimo PS sobre "perda de soberania" com tratado de Lisboa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tratado Lisboa... Sócrates "esclarecer conteúdo"
» Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão
» PCP...Comemora nacionalizações de 1975
» O Tratado de Lisboa
» Tratado de Lisboa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: