Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Suspeitos de dupla traição detidos na Indonésia

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Suspeitos de dupla traição detidos na Indonésia Empty
MensagemAssunto: Suspeitos de dupla traição detidos na Indonésia   Suspeitos de dupla traição detidos na Indonésia EmptyDom Abr 20, 2008 1:28 pm

Suspeitos de dupla traição detidos na Indonésia
Por Felícia Cabrita
Assanku e Lei, dois dos elementos do grupo que acompanhou Alfredo Reinado no dia 11 de Fevereiro à casa do presidente Ramos Horta, foram ontem detidos na Indonésia


Assanku, homem de confiança de Salcinha em Dili, foi o elemento que estabeleceu contacto com Albino Assis, um dos militares das forças armadas timorenses que prestam segurança ao presidente da república, para a dupla traição que acabaria por vitimar Alfredo Reinado e um dos seus homens de confiança.

Albino Assis, o homem que integrava as F-FDTL (Falintil-Forças de Segurança de Timor- Leste), pertencia à pequena força de segurança pessoal do Presidente Ramos-Horta. Ao mesmo tempo, porém, mantinha contactos frequentes com o grupo rebelde do major Reinado.

Por isso, foi considerado o traidor directo do presidente. Já Assanku, o homem que traiu Reinado, foi o único encapuçado entre os dez elementos que acompanhavam o major rebelde. Conforme afirmou ao SOL Alferes do Amaral, outro dos fiéis que já se encontra detido, a máscara «deve ter sido utilizada porque ele era de Dili e não queria ser reconhecido».

Contudo, os homens do ex-comandante da polícia militar afirmam que «o traidor apenas levava o capuz para que os seguranças do Presidente da República o distinguissem do resto do grupo». Assanku foi também responsável pelo aluguer dos dois jipes que levaram Reinado e o seu braço direito Leopoldino Exposto, também morto no atentado, e os restantes homens até à casa do Presidente, julgando que se dirigiam para uma reunião.

Era o 11 de Fevereiro e o major chegou à residência por volta das seis horas da manhã. Fez-se acompanhar por dez homens, tendo entrado apenas com três. Um destes indivíduos era Lei, detido ontem pela polícia indonésia com Assanku e do qual se conta ter sido o primeiro a bater em retirada quando Reinado foi assassinado, entre as 6h15 e as 6h20 da manhã.

O presidente Ramos Horta foi alvejado meia hora uma hora depois sem que a polícia da sua segurança tivesse avisado do que se tinha passado.

Tanto Assanku quanto Lei faziam parte da lista encontrada no bolso do Major, onde constava também Albino Assis e um croquis do palácio presidencial.

Depois das acusações contra o Governo indonésio do Presidente da Republica, influenciadas pelas informações transmitidas pelo Procurador Geral da República Longuinhos Monteiro, que apenas se baseou no somatório chamadas efectuadas pelo Major Alfredo e o Tenente Salsinha para o exterior, ignorando o volume das chamadas efectuadas no interior do país, o país ontem ainda não tinha decidido se entregava ao estado timorense os prisioneiros.

Albino Assis tem contactos com elementos da PNTL (Polícia Nacional de Timor Leste) e políticos timorenses que não são alheios ao atentado.

felicia.cabrita@sol.pt

dora.guennes@sol.pt
Ir para o topo Ir para baixo
 
Suspeitos de dupla traição detidos na Indonésia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Detidos três suspeitos dos ataques contra Horta e Xanana
» Annapolis foi conferência «da traição»
» EUA compravam suspeitos terrorismo, transporte via Portugal
» Itália permite que adúlteras mintam sobre traição
» Aveiro: Detidos três homens com vasos de plantas de cannabis

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: