Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Bancos não dão crédito ao PSD

Ir para baixo 
AutorMensagem
Cogito, ergo sun




Mensagens : 761
Data de inscrição : 09/04/2008
Idade : 104

Bancos não dão crédito ao PSD Empty
MensagemAssunto: Bancos não dão crédito ao PSD   Bancos não dão crédito ao PSD EmptyDom maio 04, 2008 11:50 am

</FONT>

Bancos não dão crédito ao PSD e situação é "muito delicada"

04.05.2008 - 15h25 Ricardo Dias Felner

A coima aplicada ao PSD no âmbito de um financiamento ilegal realizado pela empresa Somague poderá ser paga até 2010, em quatro prestações, sem juros. O presidente do Tribunal Constitucional (TC) foi sensível aos argumentos de que o partido se encontra mal financeiramente e sem hipótese de conseguir crédito junto da banca. Os restantes condenados no processo tiveram dez dias para liquidar a coima e já o fizeram.

O procedimento do juiz Rui Moura Ramos está previsto no regime das contra-ordenações e foi usado noutras situações semelhantes, relativas a multas aplicadas a partidos.

O presidente do TC recebeu uma carta do secretário-geral do PSD, datada de 3 de Abril, onde José Ribau Esteves alegava que caso o partido liquidasse o montante em causa (268.415 euros), neste momento, a sua sobrevivência e a da própria democracia estariam em risco.

No documento, que se encontra junto ao processo arquivado no TC, o número dois de Luís Filipe Menezes começava por "expressar conformação com as sanções aplicadas", adiantando que as pretende cumprir.

Mas depois acrescentava: "Contudo, dada a muito delicada situação financeira que o PSD atravessa de momento e a indisponibilidade de crédito, revela-se-lhe da maior dificuldade - sob pena de afectar seriamente ao desempenho de funções democráticas que constitucional e legalmente lhe estão cometidas - assegurar o cumprimento imediato das sanções."

Ribau Esteves solicitou, assim, autorização para o pagamento em quatro prestações de 67.103 euros, a primeira das quais a ser liquidada a 31 de Agosto deste ano. E pediu que fosse "sustido qualquer provimento executivo" até à decisão relativa ao requerimento.

Não foi acrescentado ao processo qualquer documento que pudesse atestar das dificuldades financeiras do PSD. A actual e a anterior liderança do PSD têm vindo a avançar diferentes valores relativamente às dívidas do partido (ver texto nesta página). Miguel Macedo, ex-secretário-geral, garante que deixou um passivo bancário menor do que o que encontrou, que se situará nos dois milhões de euros. A direcção de Luís Filipe Menezes avançou, após ser eleita, que existia um passivo de 13,5 milhões de euros, a que se deveriam somar 15 milhões de dívidas a terceiros.

1.ª prestação em Agosto

O presidente do TC respondeu no dia 10 de Abril à carta de Ribau Esteves, aceitando exactamente os termos e as datas de pagamento sugeridas pelos sociais-democratas, e indicando as referidas guias dos pagamentos: 31 de Agosto de 2008, 30 de Janeiro de 2009, 31 de Julho de 2009 e a última a 31 de Dezembro de 2009.

Nesse mesmo dia, Rui Moura Ramos notificava a Somague, bem como os outros condenados no processo, de que teriam dez dias para cumprir as penalizações. José Vieira de Castro, o ex-secretário-geral do PSD, condenado a pagar dez mil euros, foi o primeiro a fazê-lo. E, no dia 24 de Abril, quer a Somague (600 mil euros), quer o seu administrador na altura, Diogo Vaz Guedes (dez mil euros), também o fizeram.

O regime de contra-ordenações estabelece que uma autoridade pode autorizar o pagamento em prestações de multas, não podendo a última delas ir além dos dois anos após o trânsito em julgado da decisão e implicando a falta de pagamento de uma prestação o vencimento de todas as outras.

O PSD foi condenado a pagar, em Fevereiro deste ano, 35 mil euros de multa (um quarto do valor máximo previsto por lei, para uma infracção de financiamento ilegal de partido), a que acresceu o valor do donativo indirecto, pago pela Somague, no âmbito das autárquicas de 2001 (233.415 euros).

Este montante foi facturado à Somague pela empresa de publicidade Novodesign, e é uma verba 20 vezes superior ao limite máximo imposto pela lei, cerca de dez mil euros, para donativos a partidos políticos.

O caso surgiu depois de a Direcção-Geral dos Impostos ter enviado à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (integrada no Tribunal Constitucional) o resultado de uma inspecção à Novodesign feita em 2006. Durante essa diligência, foi apreendida uma factura emitida à Somague, mas relativa a material de propaganda do PSD.

Quer o então secretário-geral do partido, José Luís Arnaut, quer a empresa que produziu o material de propaganda e os seus administradores, foram pronunciados pelo Ministério Público, mas acabaram por ser ilibados pelo TC.


É um bom sintoma. A banca sabe muito bem quem vai ganhar as próximas eleições. E que o PSD, durante muitos anos, andará na pelintrice... Com isso não quero ilibar outros partidos. Estou absolutamente convencido que quase todos, senão todos, á sua escala, entram nestes golpes. Já nos esquecemos das malas com dinheiro (12.500 euros que é o máximo que os bancos admitem sem conferir a origem) que o CDS recebia. E mesmo no PS não ponho as mãos no fogo...
Ir para o topo Ir para baixo
Cogito, ergo sun




Mensagens : 761
Data de inscrição : 09/04/2008
Idade : 104

Bancos não dão crédito ao PSD Empty
MensagemAssunto: Re: Bancos não dão crédito ao PSD   Bancos não dão crédito ao PSD EmptySeg maio 05, 2008 3:10 am

Quem não tem dinheiro não tem vícios


O Ribau, o secretário-geral pimba que Menezes escolheu, escreveu ao Tribunal de Contas para que este autorize o PSD a pagar a prestações a multa que lhe foi aplicada no caso Somague. É ridículo que o mesmo partido que contratou o Cunha Vaz e que ainda há pouco tempo lançou uma nova imagem venha agora a dizer que não tem crédito, o que não deverá ser verdade pois o partido sempre teve bons amigos na banca e ainda pode penhorar as receitas relativas ao próximo acto eleitoral, o que não seria injusto para Ferreira Leite pois a senhor fez parte da equipa que beneficiou do financiamento ilegal.
Mas o mais ridículo da carta de Ribau foi ter invocado o perigo para a democracia da falência do PSD. E eu que pensava que o perigo vinha dos partidos que ganham eleições graças a financiamentos ilegais.
O Jumento
Ir para o topo Ir para baixo
 
Bancos não dão crédito ao PSD
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Crédito ao consumo uniformizado na Europa
» Incumprimento no crédito dispara nos EUA e dólar afunda
» Crise mundial de crédito pode custar quase US$ 1 tri, diz FM
» Parlamento Europeu vota quarta-feira novas regras do crédito

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: