Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O Museu do Oriente inaugurado quinta-feira em Lisboa

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

O Museu do Oriente inaugurado quinta-feira em Lisboa Empty
MensagemAssunto: O Museu do Oriente inaugurado quinta-feira em Lisboa   O Museu do Oriente inaugurado quinta-feira em Lisboa EmptySeg maio 05, 2008 12:33 pm

Idea

Museu do Oriente abre com música, dança e exposições voltadas para a Ásia




Lisboa, 05 Mai (Lusa) - O Museu do Oriente, que será inaugurado quinta-feira, em Lisboa, vai funcionar como um centro cultural e terá uma programação que inclui cinema, música, dança, teatro, além das exposições voltadas para a Ásia.

Instalado junto ao Tejo, num edifício construído nos anos 40 para receber os Armazéns Frigoríficos do Porto de Lisboa e agora totalmente recuperado, este projecto da Fundação Oriente vai ocupar uma área de 15.500 metros quadrados, com seis pisos à superfície e uma cave.

O museu, que tem como directora Natália Correia Guedes, apresenta duas exposições de carácter mais longo - "Presença Portuguesa na Ásia" e "Deuses da Ásia" - e uma exposição temporária, "Máscaras da Ásia".

A primeira exposição tem 1.400 peças alusivas à presença portuguesa no Oriente (essencialmente obras adquiridas pela Fundação ao longo de 20 anos) e a exposição "Deuses na Ásia" reúne 650 peças da colecção Kwok On (instrumentos musicais, marionetas, pinturas, porcelanas e lanternas, por exemplo).

A colecção Kwok On é constituída por mais de 13 mil peças de arte popular de toda a Ásia, que serão expostas em ciclos.

Na galeria de exposições temporárias ficará durante seis meses a mostra "Máscaras da Ásia", composta por mais de 200 máscaras da Índia, Sri Lanka, Tailândia, China, Coreia e Japão.

A partir de Setembro, haverá uma outra exposição temporária com obras de jovens pintores chineses.

Nos primeiros dias, o Museu do Oriente vai apresentar uma peça musical desenvolvida pelo pianista Mário Laginha, que convidou alguns instrumentistas orientais (do Vietname, da Índia e do Japão) para o acompanharem.

Música e danças tradicionais de Goa, música chinesa em instrumentos ocidentais e um espectáculo de marionetas também fazem parte do programa inaugural.

Uma parte do Monstra - Festival de Animação de Lisboa vai decorrer nas instalações do museu de 10 a 18 de Maio.

Nos dois primeiros dias (10 e 11) será apresentada uma retrospectiva do japonês Osamu Tezuka. Do programa deste festival consta ainda um ciclo dedicado ao Oriente por cineastas do Ocidente.

No início de Junho, o Museu do Oriente apresenta um espectáculo de teatro e outro de dança integrados no Alkantara Festival.

O Museu do Oriente tentou criar parcerias com eventos que já têm uma tradição na cidade, como é o caso destes festivais, apresentando "a componente oriental" das suas programações, segundo um responsável da Fundação Oriente.

Para a programação do primeiro mês foi ainda anunciado um espectáculo com a fadista Ana Moura, no dia 17.

O Museu do Oriente tem também actividades lúdicas e pedagógicas, a cargo do Serviço Educativo, incluindo visitas guiadas gerais e temáticas.

Estão previstos cursos de línguas orientais, workshops de yoga, de cozinha vietnamita ou de "chá com arte", a par de ateliers de pintura e caligrafia e de actividades para crianças.

Nos primeiros dias, os mais novos podem aprender com elementos do grupo Ekvât, de música tradicional de Goa, passos de uma dança de curumbins e canções em concani (língua falada em Goa) ou ainda experimentar os trajes típicos.

O edifício da zona portuária de Alcântara foi totalmente remodelado para acolher as várias componentes do museu, num projecto que ficou a cargo dos arquitectos Carrilho da Graça e Rui Francisco, com um pequeno jardim concebido por Gonçalo Ribeiro Telles.

Na cave, ficam instalados o centro de documentação (que pretende constituir uma referência na pesquisa de informação sobre a Ásia e as suas relações com Portugal) e uma cafetaria.

Os três primeiros pisos são destinados às exposições, no terceiro piso ficam as reservas e áreas técnicas afectas ao acervo museológico e acima estão o centro de reuniões (com cinco salas), o auditório com 360 lugares e um restaurante com vista sobre o Tejo.

Segundo Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, os custos deste projecto situam-se entre os 25 milhões e os 30 milhões de euros.

O Museu do Oriente terá entrada gratuita nos dias 9, 10 e 11 para todos os eventos, excepto os concertos de Mário Laginha.

Depois, o preço normal de entrada é de quatro euros, mas há descontos para jovens e idosos e há também bilhetes mais baratos para grupos e para famílias.

O museu está aberto das 10:00 às 18:00, mas à sexta-feira prolonga o seu funcionamento até às 22:00, sendo a entrada gratuita neste horário. Às terças-feiras encerra.

©️ 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-05-05 10:10:02
Ir para o topo Ir para baixo
 
O Museu do Oriente inaugurado quinta-feira em Lisboa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O museu virtual de Aristides Sousa Mendes hoje inaugurado
» Museu do Oriente abre portas a 8 de Maio
» TERCA-FEIRA
» A Feira do luxo, em Moscovo
» Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Vaga de _______ Última Hora-
Ir para: