Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos Empty
MensagemAssunto: Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos   Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos EmptySeg Out 29, 2007 2:55 am

Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos
O activista chinês pró-democracia Bao Zunxin, um dos líderes das manifestações de Tiananmen em 1989, morreu de doença no domingo, aos 70 anos, anuncia hoje o jornal South China Morning Post, de Hong Kong



Bao Zunxin, que cumpriu uma pena de prisão após a repressão militar das manifestações pacíficas pró-democracia da praça de Tiananmen, continuou desde o final da década de 1980 a participar em movimentos cívicos pró-democracia.

O activista publicou - fora da China - os livros Democracia e Iluminismo e Dentro do Movimento Democrático de 1989 e, no passado mês de Agosto, foi um dos 37 autores de uma carta aberta ao governo de Pequim que exigia o final da «negação automática dos Direitos Humanos» antes dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Em meados da década de 1980, Bao, então investigador da Academia Chinesa de Ciências Sociais, teve um papel de destaque de liderança intelectual do movimento pró-democracia que viria a culminar nos protestos de Tiananmen de 1989, que o exército chinês esmagou fazendo, consoante as fontes, entre centenas e milhares de mortos.

O activista foi preso depois das manifestações e condenado em 1991 a cinco anos de prisão por «incitar à propaganda contra-revoluiconária», mas saiu em liberdade condicional após 11 meses de cadeia.

Lusa/SOL
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos Empty
MensagemAssunto: Re: Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos   Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos EmptySeg Out 29, 2007 2:58 am

Estive na china como espiao em 1988
E a maioria dos meus contactos eram alunos e professores
a alegria deles ao falarem com os ocidentais era tal que se esqueciam dos seus deveres de segurança pessoal
A China nessa altura tinha um atraso de 40 anos
Ir para o topo Ir para baixo
jps

jps


Mensagens : 127
Data de inscrição : 14/09/2007

Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos Empty
MensagemAssunto: Re: Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos   Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos EmptySeg Out 29, 2007 5:45 am

A China dos nossos dias ultrapassou em explendor capitalista os USA, sendo que Xangai é neste momento a cidade mais moderna do mundo.

Porem quando viajamos pelo país interior, verificamos que esse explendor e afluência ainda levará uns bons anos a chegar lá.

Mas mesmo aí os ventos de mudança são sentidos em todo o sector da economia e vida dos chineses.

Por exemplo, na cultura o salto é impressionante, com milhões de jovens atendendo os varios niveis do ensino. Na agricultura o velho (Yak) (boi cornudo) é uma figura decorativa pois deu lugar ao moderno tractor.

No comercio, á boa maneira chinesa, hoje vê-se de tudo....desde o CD ao " TV digital" é normal ver estas coisas nas lojas de provincia....

Mas mesmo assim estão ainda muito longe de satisfazer necessidades minimas em muitas areas do país.

Quanto ao topico sempre tão a gosto dos Ocidentais " a democracia" não passa de um sonho, e isto não por má vontade dos "vilões" dos comunistas no poder, mas essencialmente porque é totalmente impossivél governar um país tão vasto e com tanta divercidade cultural.

Mas entende-se a preocupação dos Ocidentais com o problema da democracia na China......é que já se aperceberam de que a democracia a ser viável traria consigo a destruição da China como unidade territorial, e como colosso comercial e politico....então a democracia significaria a desintegração desse colosso e a possibilidade do controlo pelo Ocidente.

O problema é que os actuais dirigentes e provavelmento os que se seguirão tambem já perceberam essa estrategia, aliáz bem patente nos casos da antiga URSS onde a ultima coisa com que o Ocidente se preocupou ou continua a preocupar , foi e é o bem estar e liberdade do povo.

Porventura só os inocentes pensarão o contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos Empty
MensagemAssunto: Re: Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos   Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Líder das manifestações de Tiananmen morre aos 70 anos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Líder do Irã ... tropas dos EUA no Iraque são 'insulto'
» Embaixador italiano morre em acidente num parque natural
» Uma estranha forma de arte - Cão morre numa exposição
» um lider do hezzbolah
» Filho de Benazir Bhutto é nomeado novo líder do PPP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: