Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Timor: O território estava "destinado" à Indonésia

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

Timor: O território estava "destinado" à Indonésia Empty
MensagemAssunto: Timor: O território estava "destinado" à Indonésia   Timor: O território estava "destinado" à Indonésia EmptyQui Nov 15, 2007 12:24 pm

Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Timor: O território estava "destinado" à Indonésia Empty
MensagemAssunto: Re: Timor: O território estava "destinado" à Indonésia   Timor: O território estava "destinado" à Indonésia EmptyDom Nov 18, 2007 1:41 am

Anexação de Timor-Leste pela Indonésia
Destino estava traçado desde 1963


O investigador português Moisés Silva Fernandes descobriu recentemente que em 1963 o Reino Unido, Austrália, Estados Unidos da América e Nova Zelândia "chegaram a acordo sobre a incorporação de Timor-Leste" na Indonésia.


A integração de Timor-Leste na República Indonésia foi acordada secretamente em Washington por quatro potências anglófonas, em 1963, revelou à Lusa Moisés Silva Fernandes, investigador de ciências políticas e de relações internacionais da Universidade de Lisboa.

Através da análise de documentos da época, Moisés Silva Fernandes verificou que altos responsáveis políticos do Reino Unido, Austrália, Estados Unidos da América e Nova Zelândia tiveram dois encontros em 1963, em Washington, onde "chegaram a acordo sobre a incorporação de Timor-Leste, numa política de apaziguamento em relação à Indonésia", afirma o investigador. "Estes encontros foram secretos, Portugal nunca foi informado de nada", adianta.

Um dos documentos analisados por Moisés Silva Fernandes é um telegrama remetido em 13 de Fevereiro de 1963, pela embaixada australiana em Washington para o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, em Camberra, no qual dava conta do acordo obtido pelas quatro partes, que nessa data se encontravam na capital norte-americana para a primeira das suas reuniões.

Todos de acordo

"Sobre Timor, todos concordámos que mais tarde ou mais cedo a Indonésia vai apoderar-se da parte portuguesa da ilha de Timor e todos à volta da mesa tornaram bem claro que os seus governos não estavam preparados para envolver forças militares para evitar esta situação", lê-se no relatório da diplomacia australiana.

Noutro dos documentos encontrados pelo investigador português no Arquivo Nacional da Austrália, e recentemente abertos à consulta pública, consta um outro texto, escrito pelo embaixador da Austrália em Jacarta para o seu primeiro-ministro, Robert Menzies, datado de 7 de Março de 1963 e com a classificação "top secret".

"Devemos ao mesmo tempo convencer os indonésios que não teremos objecções a uma eventual incorporação do Timor português na Indonésia, desde que isto venha a ocorrer através do uso de meios aceitáveis", afirma o diplomata australiano, confirmando o acordo obtido em Washington.

Portugual terá de ceder

Em Outubro de 1963, os quatro países anglófonos voltaram a reunir consenso sobre Timor-Leste em Washington. "O ideal do nosso ponto de vista seria que os portugueses cedessem Timor de boa vontade e de um modo que a transferência para a Indonésia não seja o resultado de uma agressão ou de um movimento cínico apaziguador para o Presidente (indonésio) Sukarno, lê-se num documento secreto de preparação da diplomacia londrina para o segundo encontro quadripartido e agora encontrado por Moisés Silva Fernandes no arquivo do "Foreign Office" britânico.

Para o investigador português, a interpretação destes novos dados é clara. "Onde outros podem ver 'realpolitik', eu vejo cinismo", comenta.

A Indonésia invadiu Timor-Leste em 7 de Dezembro de 1975, 12 anos após estas reuniões secretas, e, com o silêncio das potências ocidentais, ocupou o território até à consulta popular de 30 de Agosto de 1999, cujo resultado conduziu à independência do país asiático de expressão portuguesa.

Moisés Silva Fernandes vai revelar as suas conclusões, do ponto de vista académico, sexta-feira, 16 de Novembro, num seminário na Universidade de Oxford sobre assuntos portugueses e lusófonos.

Mais tarde, planeia escrever um artigo sobre as suas revelações históricas a propósito de Timor-Leste, em inglês, na revista científica de estudos internacionais 'South European Society & Politics' e incluir os novos elementos históricos, em português, num livro dedicado aos anos de 1974 e 1975 em Timor-Leste, a lançar em 2008

Expresso - 15 de Nov de 2007
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Timor: O território estava "destinado" à Indonésia Empty
MensagemAssunto: Re: Timor: O território estava "destinado" à Indonésia   Timor: O território estava "destinado" à Indonésia EmptyDom Nov 18, 2007 9:59 am

PORTUGAL tem uma PSICOSE com TIMOR!!!! SINDROME DE COMPLEXO DE INFERIORIDADE!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Timor: O território estava "destinado" à Indonésia Empty
MensagemAssunto: Re: Timor: O território estava "destinado" à Indonésia   Timor: O território estava "destinado" à Indonésia EmptyDom Nov 18, 2007 1:01 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
PORTUGAL tem uma PSICOSE com TIMOR!!!! SINDROME DE COMPLEXO DE INFERIORIDADE!!!

Está muito psicólogo, Amigo Ronaldo .... lol!

De facto, a superioridade está toda nos Estados Unidos.

Para o bem, e para o mal ......


Aiiiiiiiiiiiii, dói-me tanto os meus "pézes" .....


Tchhhhhhhhhhh .... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Vagamente livre




Mensagens : 157
Data de inscrição : 16/10/2007

Timor: O território estava "destinado" à Indonésia Empty
MensagemAssunto: Re: Timor: O território estava "destinado" à Indonésia   Timor: O território estava "destinado" à Indonésia EmptyDom Nov 18, 2007 3:29 pm

Nada de surpreendente. Estes documentos são a continuação das tentetivas de ocupação dos Açores que só não aconteceu devido à política de Salazar.
Desde sempre que as posições estratégicas de Portugal no mundo constituíram uma dor de cabeça para estes senhores que nada têm de "imperialistas". Vejam-se as posições assumidas pela Inglaterra ao longo de todo o período que vai da dinastia dos Filipes até ao Mapa Côr de Rosa e de então para cá até à actualidade. Os nossos mais antigos aliados, souberam sempre ficar com o melhor bocado ou até mesmo roubá-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Timor: O território estava "destinado" à Indonésia Empty
MensagemAssunto: Re: Timor: O território estava "destinado" à Indonésia   Timor: O território estava "destinado" à Indonésia EmptyDom Nov 18, 2007 4:26 pm

PARECE QUE OS SRS. NUNCA OLHARAM NO mapa mundial, ONDE FICA timor!!!
Laughing Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Timor: O território estava "destinado" à Indonésia Empty
MensagemAssunto: Re: Timor: O território estava "destinado" à Indonésia   Timor: O território estava "destinado" à Indonésia Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Timor: O território estava "destinado" à Indonésia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Timor-Leste: Acordo secreto entregava território à Indonésia
» Alberto João Jardim... "esqueceu" as quezílias com o "sr.Silva"
» A Itália vai a votos !
» George Soros alerta "crise "vai agravar-se"
» I N T E R N E T

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: História & Tradição-
Ir para: