Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina Empty
MensagemAssunto: Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina   Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina EmptyQua Nov 21, 2007 8:33 am

Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina



O presidente argentino Nestor Kirchner deu nesta terça-feira mais um passo para a abertura do Espaço da Memória, que funcionará no complexo de edifícios que pertencia à Escola de Mecânica da Marinha (Esma, sigla em espanhol), apontado como o maior centro de tortura da ditadura militar argentina.

Ao lado de sua esposa e sucessora, a presidente eleita Cristina Fernández de Kirchner, o chefe de Estado assinou o documento que transfere o ex-complexo militar para uma comissão que passará a administrá-lo e preservá-lo.

Estima-se que cerca de 4 mil pessoas passaram pela Esma durante os chamados 'anos de chumbo' argentinos, entre 1976 e 1983. Em 2004, o presidente Kirchner decidiu que o espaço seria dedicado à memória e homenagem dos que por ali passaram.

Nesta terça-feira, Kirchner chamou de "heróis anônimos" os presos políticos que foram torturados pelo regime militar. "Tenho certeza de que no espírito deles estarão pensando: 'voltamos e ainda podemos ganhar'", disse o presidente.

O complexo cultural receberá ainda o Arquivo da Memória, que hoje funciona em vários edifícios na capital argentina. A expectativa é de que ambos os espaços estejam abertos ao público já no dia 1º de dezembro.

Identidade

O Espaço da Memória será administrado por uma comissão que terá a participação de familiares das vítimas do regime militar.

O complexo contará com um instituto de educação na área de direitos humanos, que será administrado pela entidade Mães da Praça de Maio, entidade que reúne as mães de desaparecidos políticos durante a ditadura.

Haverá ainda uma 'Casa da Identidade', onde pessoas que crêem ter sido forçosamente separadas de seus familiares ainda na infância podem procurar suas origens.

Entidades como a Avós da Praça de Maio denunciam que muitas mulheres prisioneiras do regime militar argentino estavam grávidas ou com bebês recém-nascidos, que foram entregues com novos nomes a outras famílias.

Graças ao trabalho que realizam, as 'avós' já localizaram mais de 80 jovens, que, depois de exames de DNA, descobriram sua verdadeira identidade.

A presidente da Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, disse que o Museu da Memória é uma "conquista" de todos, e sua criação, "um dia histórico".

Justiça

O complexo da ex-Esmamanterá intacto, mas com cartazes explicativos, o local das torturas.

Em outra parte da ex-escola naval haverá informações sobre o contexto político, econômico e social da ditadura militar.

Durante a cerimônia desta terça-feira, a presidente eleita Cristina Kirchner, que recebe a faixa presidencial no dia 10 de dezembro, pediu à Justiça argentina que "acelere" os processos contra os acusados de crimes durante os anos de chumbo.

"Um país sem justiça é um país desequilibrado", disse ela. "Quero reafirmar o compromisso de um projeto político pela memória, a verdade e a justiça".

Márcia Carmo (Buenos Aires)

BBC - 21-11-2007
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina Empty
MensagemAssunto: Re: Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina   Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina EmptyQua Nov 21, 2007 11:24 am

Isso nao e para recordar. E para esquercer !!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Centro de tortura nos anos 70 vira museu na Argentina
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional
» FEITICO VIRA-SE CONTRA O FEITICEIRO....
» ite pornô para cegos vira fenômeno cult nos EUA
» Prisões e tortura no Brasil
» Carne argentina substituirá picanha brasileira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: História & Tradição-
Ir para: