Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado EmptyQui Nov 29, 2007 5:57 am

Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado



A actual Lei das Armas pode dar prisão aos militares que usem as suas espadas e espadins sem ser no exercício de funções, as transportem na via pública ou tenham em casa.


Em causa está a definição do que são armas brancas, a sua inclusão na chamada "classe A" das armas e o facto de a lei 5/2006 se referir às Forças Armadas como instituição e sem abranger os seus efectivos, na prática equiparando os militares aos civis. Como consequência, garantiram fontes militares ao DN, diversas viúvas já entregaram à PSP - "por medo" - as armas que os respectivos maridos tinham trazido de África, no fim das respectivas comissões na guerra colonial.

A referida lei, aprovada em 2006 e quando o ministro da Administração Interna era António Costa, diz que "são proibidos (...) a detenção, o uso e o porte de armas, acessórios e munições da classe A", onde se incluem "as armas brancas sem afectação ao exercício de quaisquer práticas venatórias, comerciais, agrícolas, industriais, florestais, domésticas ou desportivas, ou que pelo seu valor histórico ou artístico não sejam objecto de colecção". A arma branca é o objecto com lâmina "igual ou superior a 10 centímetros".

Militares mais atentos começaram a alertar para o problema pouco depois da publicação da lei, escrevendo mesmo às chefias militares e às associações socio-profissionais. Mas, no final de 2006, a PSP produziu uma interpretação que colide com a dos chefes das Forças Armadas - desde logo, ao afirmar que, "existindo incompatibilidade entre as novas disposições e as regras precedentes" no Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), "ficam revogadas as normas anteriores que dispunham sobre a mesma matéria". Acresce, segundo o texto da Polícia a que o DN teve acesso, que "(...) daqui decorre, igualmente, a impossibilidade de serem mantidas armas da classe 'A' em detenção domiciliária", exceptuando alguns casos.

Sucede que as espadas e espadins, além de símbolo do oficial dos quadros permanentes, são uma "oferta pessoal" dada no fim dos cursos. Acresce que o melhor aluno da Academia é distinguido por países estrangeiros com espadas ou sabres - como aconteceu há dias, na abertura do ano lectivo da Academia Militar do Exército. "O que é que acontece quando [as] levam para casa? E quando acabam a vida militar?", interrogou-se uma das fontes. Também os sargentos - e os próprios chefes de Estado-Maior das Forças Armadas - são distinguidos pelos seus pares estrangeiros com ofertas pessoais daquela natureza, onde os seus nomes surgem gravados nessas armas.

As Forças Armadas, cujas chefias analisaram o caso há poucos meses em sede de Conselho de Chefes de Estado-Maior, entendem que o EMFAR, enquanto "lei especial", não é revogada pela Lei das Armas. E o bilhete de identidade dos militares dos quadros permanentes diz expressamente que os seus portadores têm "direito ao uso e porte de arma de qualquer natureza".

"A pressa do Governo em legislar", não incluindo militares na preparação da lei, e "o lóbi da PSP" que queria "o exclusivo" no ensino do manejo de armas explicam "a situação ridícula" a que se chegou, frisaram as fontes.

DN (29-11-2007)


.... a partir d'agora, ... armas brancas ? .... só canivetes suíços !!!! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Re: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado EmptyQui Nov 29, 2007 6:16 am

e a MOCA podemos usar
Será legal ?
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Re: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado EmptyQui Nov 29, 2007 6:18 am

Vitor mango escreveu:
e a MOCA podemos usar
Será legal ?


lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Re: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado EmptyQui Nov 29, 2007 7:33 am

Vitor mango escreveu:
e a MOCA podemos usar
Será legal ?

A moca também é ilegal, mas pode sempre comprar uma espingarda para a caça ao elefante, é legal e não precisa de licenças.

Upss... já estou a falar demais silent
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Re: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado EmptyQui Nov 29, 2007 9:52 am

Ja quase e ILEGAL ser soldado e lutar...................
Hoje teem que andar com advogados no Campo de batalha, para saber o que se pode ou nao fazer!!! PATETICO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Re: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado EmptySex Dez 07, 2007 4:35 pm

Venham prender-me!

Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado S340x255yf7


Fui apanhado de surpresa. A notícia chegou-me pela Internet.
Então querem lá ver que todos os oficiais das Forças Armadas, da situação de efectividade de serviço até à reforma, estão à espera do mandato de prisão!
Está tudo doido neste país. Aliás, este é um país de opereta — daqueles em que se mistura o que é sério com a brincadeira, a normal conversa com os diálogos cantados.

Vá o leitor até ao Diário de Noticias de dia 29 e leia. Leia o que se diz da Lei das Armas. Leia que um oficial das Forças Armadas não pode ter ou usar, fora dos actos de serviço, a sua espada — no caso da Força Aérea, o espadim!
Pois eu tenho o meu no escritório onde, neste momento redijo esta crónica. Venham prender-me… Como tudo está a mudar, se calhar já me pode vir prender um qualquer cívico, de qualquer graduação! Antigamente só seria preso por um militar de igual posto àquele que tenho… Mas isso era no tempo do fascismo, quando não se respeitavam nem garantiam as liberdades dos cidadãos! Agora, em democracia, provavelmente, qualquer um prende qualquer outro.

A loucura legislativa tomou posse das mentes dos governantes! Como é possível que um tal disparate — a espada ou o espadim é o símbolo da autoridade e do poder de um oficial — possa ter tido corpo no Diário da República? E não vieram, logo de imediato, para o Ministério da Defesa os senhores generais Chefes dos Estados-Maiores entregar as suas espadas ao ministro?

Quando não se mostra a indignação, quando nos baixamos até aos níveis mais inferiores da dignidade, tudo é de esperar.
Senhores generais imponham-se, mostrem que são dignos da espada que vos querem tirar!
Senhores oficiais na efectividade de serviço não percam uma tão excelente oportunidade de mostrarem a vossa indignação e vão entregar as vossas espadas aos senhores generais Chefes dos Estados-Maiores. Entreguem os vossos símbolos de comando, já que ninguém está disposto a aceitar que os oficiais comandem o quer que seja.
Eu sou um reformado, nada posso fazer para além de ficar à espera que me venham prender!


Luís Alves de Fraga
Fio de Prumo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Re: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado EmptySex Dez 07, 2007 4:38 pm

Arma e símbolo ou objecto de colecção?


Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Generaissm6


Afinal, esta coisa da Lei das Armas já tem os seus tempos… quase dois anos!
Passou-me despercebida, na altura, e só agora dei por ela, como disse, porque alguém, na Internet, me chamou a atenção para o assunto.
O camarada Morais Silva, pressuroso e Amigo, deixou, em comentário que agradeço, os esclarecimentos julgados convenientes.
A norma que regula a detenção, o uso e o porte de armas é a Lei 5/2006 de 23 de Fevereiro e estabelece, na alínea f) do n.º 2 do Art.º 12.º que «São armas, munições e acessórios da classe A»: «As armas brancas sem afectação ao exercício de quaisquer práticas venatórias, comerciais, agrícolas, industriais, florestais, domésticas ou desportivas, ou que pelo seu valor histórico ou artístico não sejam objecto de colecção».
Ora, como as espadas e os espadins dos oficiais das Forças Armadas não estão afectados a práticas venatórias, comerciais, agrícolas, industriais, florestais, domésticas ou desportivas e não são objectos artísticos ou de valor histórico, nem, tão-pouco, de colecção, serão, então, armas. Armas classificáveis na classe A.
Realmente, aquele objecto que os oficiais da fotografia que encima esta postagem transportam preso à cintura são espadas e como tal são armas. Negar este facto é pura e simplesmente andar a brincar com coisas sérias.

A espada ou espadim que qualquer oficial recebeu ao findar o seu curso, para além de um símbolo — símbolo de poder e comando, de honra e dignidade — é, também, uma arma. Não é um objecto de colecção, nem um objecto artístico na sua essência (pode sê-lo na aparência). É simbólico o seu poder, mas prático se tiver de ser usado como instrumento de defesa. Que ninguém queira provar a ponta do meu espadim! E, nem de propósito, para provar quanto a espada de um oficial é um símbolo e uma arma, recordo uma história que ouvi ao meu saudoso pai. Aí vai ela, para ser apreciada no contexto em que ocorreu.

Viviam-se os anos 20 ou começo dos anos 30 do século XX, em Portugal, e um oficial — de quem já não recordo o nome nem a graduação —, casado, desconfiou de que, na sua ausência, a mulher recebia, no recato do quarto do casal, um amante. Da desconfiança passou à quase certeza. Assim, a dado momento, com calma e tranquilidade, começou a preparar a armadilha para conseguir o flagrante.
Na manhã aprazada, saiu de casa como se fosse para uma mais longa permanência no quartel. À cintura pôs a espada, segura pelo talabarte e dependurada no talim. Escondeu-se num qualquer recanto e esperou a entrada do amante no seu lar. Deixou que algum tempo passasse e, depois, sorrateiro, esgueirou-se para casa e num rompante entrou no quarto onde a mulher gozava o calor do leito conjugal nos braços do seu amado. De espada em punho, de uma só vez, cravou ambos ao colchão, deixando que a lâmina se enfiasse até aos copos.
Foi assim, já mortos, que os encontrou a polícia a quem o oficial participou a ocorrência. Não podiam restar dúvidas quanto à traição da esposa.

Levado o caso a tribunal militar o oficial foi ilibado de qualquer culpa, porque lavara a sua honra de homem e de soldado no momento e com as provas necessárias para que dúvidas não restassem. A espada, símbolo do seu poder, da sua honra e da sua autoridade, tinha sido o instrumento de justiça matrimonial!

Outros tempos, dirão os meus leitores! Claro, eram outros tempos. Tempos em que, talvez com certos exageros, a noção de honra era outra e a serventia da espada não era a de objecto de colecção ou artístico! E já que estou em maré de História só gostava de recordar um simples episódio ocorrido no final do ano de 1914.

Era Presidente da República — da jovem República Portuguesa, a segunda numa Europa monárquica — Manuel de Arriaga e presidente do Conselho de Ministros o oficial da Armada, Vítor Hugo de Azevedo Coutinho. A Grã-Bretanha, por força de instantes pedidos franceses, requisitara o apoio de Portugal no conflito — a Grande Guerra — que, desde Agosto, ensanguentava o Velho Continente.
Azevedo Coutinho era adepto da beligerância nacional e tudo estava a fazer para levar Portugal até aos campos de batalha, contudo, a grande maioria dos oficiais do Exército não partilhava dessa vontade e com eles estava Machado Santos, o oficial de Administração Naval, a quem se ficara a dever a vitória republicana na manhã de 5 de Outubro de 1910.
Com base num pretexto de menor importância, Machado Santos conseguiu que grande parte da oficialidade se rebelasse contra o Governo de Azevedo Coutinho e ele, secundado por quase todos os oficiais do Exército da guarnição de Lisboa, foi entregar a espada ao Presidente da República. O golpe ficou baptizado para a História com o singular nome de Movimento das Espadas e deu origem à queda do Governo que Manuel de Arriaga aprovou e aplaudiu.

Outros tempos! Sim, outros tempos. Mas o passado é o cimento que mantém de pé instituições que são esteios de todas as Nações.

Luís Alves de Fraga
Fio de Prumo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Re: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado EmptySex Dez 07, 2007 7:54 pm

desta XUXAZIDADE, tudo e possivel!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty
MensagemAssunto: Re: Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado   Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Uso das espadas pelos militares foi ilegalizado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Papa vai rezar pelos terroristas
» Lider judaico condecorado pelos nazis
» Bloco em protesto pelos «milionários oprimidos»
» A 3ª TRAVESSIA SOBRE O RIO TEJO E AS IMPLICAÇÕES MILITARES
» Filha de Raúl Castro luta pelos direitos dos homossexuais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: