Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 UNESCO vai reconstruir santuário de Samarra

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

UNESCO vai reconstruir santuário de Samarra Empty
MensagemAssunto: UNESCO vai reconstruir santuário de Samarra   UNESCO vai reconstruir santuário de Samarra EmptyTer Out 02, 2007 6:16 am

UNESCO vai reconstruir santuário de Samarra


Na madrugada de 22 de Fevereiro de 2006, duas explosões destruíram parte do mausoléu de Al-Askari, em Samarra, 95 quilómetros a norte de Bagdad. O ataque, atribuído à Al-Qaeda, destruiu por completo a cúpula dourada de um dos locais mais santos para os muçulmanos xiitas e deu início a uma espiral de violência sectária.

Agora, a UNESCO, em parceria com o Governo iraquiano, decidiu reconstruir o santuário. Os trabalhos começam já no final do Ramadão, em meados de Outubro.

O projecto de reconstrução vai custar 16 milhões de euros. A União Europeia irá contribuir com oito milhões, a UNESCO com cinco milhões, e os restantes três milhões serão pagos pelo Executivo iraquiano.

"A primeira fase da restauração do mausoléu de Al-Askari está prestes a começar. Já demos início aos preparativos para iniciar os trabalhos depois do Ramadão", disse à BBC Haqi al-Hakim, conselheiro do primeiro-ministro, Nuri al-Maliki. O projecto foi entregue pela UNESCO e por Bagdad a uma empresa de construção turca e deverá ser demorado: só a remoção dos destroços deverá levar dez meses.

Construído nos séculos X e XI, mas sujeito a várias remodelações, a última das quais ocorreu em 1905, o santuário de Samarra recebe os túmulos dos 10.º e 11.º imãs xiitas. Além disso, estes acreditam que terá servido de refúgio a Mahdi, o imã escondido, que os xiitas acreditam não estar morto e cujo regresso esperam.

Este local sagrado foi atacado uma primeira vez em Fevereiro de 2006. As duas explosões, que destruíram a cúpula dourada do santuário, estiveram na origem de uma onda de violência sectária na região, que fez centenas de milhares de mortos. O mausoléu de Al-Askari voltou a ser alvo dos rebeldes sunitas a 13 de Junho úlimo. Desta vez, as explosões destruíram os minaretes do santuário.

DN (01-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
 
UNESCO vai reconstruir santuário de Samarra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fátima - Ontem e Hoje !
» UNESCO: analfabetismo de adultos persiste
» Candidatura do parque do Gerês/Xurês à Unesco
» Maria de Medeiros nomeada «Artista da UNESCO para a Paz»
» Peniche: Candidatura Berlengas a Reserva UNESCO arranca hoje

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: História & Tradição-
Ir para: