Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Guterres quer «espaço europeu de asilo»

Ir para baixo 
AutorMensagem
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

Guterres quer «espaço europeu de asilo» Empty
MensagemAssunto: Guterres quer «espaço europeu de asilo»   Guterres quer «espaço europeu de asilo» EmptyTer Fev 05, 2008 1:46 am

Guterres quer «espaço europeu de asilo»

2008/02/04 | 23:52

Alto Comissário para os Refugiados assinou acordo com o ministro francês dos Negócios Estrangeiros

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, o ex-primeiro-ministro português António Guterres, advogou esta segunda-feira um «espaço europeu de asilo», depois de assinar um acordo-quadro de cooperação com o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, escreve a Lusa.

Guterres, que definiu a França como «país de asilo», sublinhou que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) espera que a Presidência francesa da União Europeia (UE), no segundo semestre de 2008, seja «muito importante para a construção desse espaço de asilo».

«Faz falta uma coerência» europeia em matéria de asilo para os refugiados «no espaço Schengen», onde «toda a gente circula livremente», assegurou o responsável do ACNUR numa conferência de imprensa conjunta com Kouchner.

Guterres realçou a «extrema importância» do acordo assinado esta segunda-feira, que «representa o carácter exemplar da cooperação entre a França e o ACNUR», e que permite à organização que dirige ser «mais eficaz e activa na protecção dos refugiados».

Satisfeito com o acordo assinado, Kouchner assegurou que este não é de carácter «exclusivamente financeiro» e salientou as «perspectivas jurídicas», «humanitárias, políticas, legais» e «de trabalho em conjunto» que abre.

Fuga do Chade

Guterres declarou-se também preocupado com a situação dos milhares de habitantes de N`Djamena, que se refugiam nos Camarões para escapar aos combates no Chade.

«A questão dos chadianos que estão a partir para os Camarões preocupa-nos», declarou Guterres aos jornalistas. «As nossas equipas nos Camarões estão a preparar a ajuda para essas pessoas», acrescentou.

portugal diário
Ir para o topo Ir para baixo
 
Guterres quer «espaço europeu de asilo»
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Porque nao podem COMPETIR, no ESPAÇO com os USA
» Espaço Schengen deve ser alargado ainda antes do Natal
» O Separatismo Europeu
» Embaixada dos EUA recusa comentar pedido de asilo político d
» Alargamento do Espaço Schengen

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: