Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Gazprom ameaça suspender fornecimentos de gás

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Gazprom ameaça suspender fornecimentos de gás Empty
MensagemAssunto: Gazprom ameaça suspender fornecimentos de gás   Gazprom ameaça suspender fornecimentos de gás EmptyQui Fev 07, 2008 11:33 am

Gazprom ameaça suspender fornecimentos de gás natural à Ucrânia


A Gazprom, o monopolista russo no campo da exportação de gás natural, ameaçou suspender os fornecimentos desse combustível à Ucrânia no dia 11 de Fevereiro se Kiev não pagar as dívidas, declarou Serguei Kuprianov, porta-voz da Gazprom.

«Desde o início de 2008 que a Ucrânia recebe, através da companhia RosUkrEnergo, não só gás da Ásia Central, mas também russo. A parte ucraniana não pode explicar claramente quem consome esse gás, quando e quem irá pagar os fornecimentos», explicou Kuprianov.

Segundo o porta-voz da Gazprom, «o preço do gás russo fornecido desde o início do ano à Ucrânia é de 314,7 dólares por mil metros cúbicos. Neste momento, na Ucrânia estão acumulados 1,5 mil milhões de metros cúbicos de gás russo. Assim, a dívida pelo gás fornecido pela Rússia à Ucrânia desde 01 de Janeiro é de 500 milhões de dólares e a dívida acumulada já atingiu os 1,5 mil milhões de dólares».

«Se nos próximos dias, até segunda-feira, esta situação não for regularizada, a Gazprom não continuará a prestar ajuda e serão suspensos os fornecimentos de gás russo à Ucrânia», concluiu.

«A Gazprom informou a Comissão Europeia sobre a situação em torno dos fornecimentos de gás à Ucrânia», declarou Ferran Tarradellas, porta-voz da Comissão Europeia.

O jornal electrónico newsru.com chama a atenção para o facto de semelhante declaração da Gazprom ser feita uma vez mais quando a Ucrânia está no limiar de uma nova crise política.

Os deputados do Partido das Regiões e do Partido Comunista bloquearam os trabalhos da Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia, exigindo que seja discutida a realização de um referendo sobre a adesão do país à NATO.

Segundo alguns analistas, isto pode levar o Presidente Victor Iuschenko a dissolver o Parlamento e a convocar eleições antecipadas.

Além disso, a Gazprom ameaça suspender os fornecimentos de gás russo à Ucrânia na véspera da chegada de Victor Iuschenko a Moscovo, onde, entre outros temas, deverá discutir com os dirigentes russos «o problema do gás».

Lusa/SOL
Ir para o topo Ir para baixo
 
Gazprom ameaça suspender fornecimentos de gás
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Egito acusa Israel de influenciar EUA a suspender ajuda
» EUA - Eleição Presidencial em 2008
» Irã apresenta queixa à ONU por 'ameaça' de Hillary
» UE ameaça embargar carne brasileira
» Pobreza ameaça a classe média

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: