Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia Empty
MensagemAssunto: Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia   Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia EmptyQui Fev 07, 2008 3:08 pm

Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia

Assimina Vlahou
De Roma para a BBC Brasil



O agente especial do FBI encarregado da operação, David Shafer, dá entrevista no Ministério do Interior em Roma
FBI analisou movimentos financeiros de grupos mafiosos
Uma operação conjunta entre a polícia italiana e o FBI (polícia federal americana) desbaratou nesta quinta-feira uma conexão mafiosa entre os dois países e prendeu 80 pessoas em Palermo e Nova York.

As prisões são resultado de uma investigação chamada "Old Bridge", que monitorava famílias mafiosas de Palermo envolvidas com o tráfico de drogas entre a Itália e os Estados Unidos.

A operação está sendo considerada tão importante quanto a "Pizza Connection", que nos anos 80 desmontou um esquema de tráfico de heroína entre a Sicília e os Estados Unidos, e de lavagem do dinheiro proveniente deste tráfico.

Segundo os investigadores, alguns dos chefões presos haviam retomado as relações em território americano, principalmente com integrantes das "famílias" Inzerillo e Gambino.

"A máfia de Palermo tentou retomar as ligações com os criminosos americanos porque a 'Cosa Nostra' siciliana tinha intenção de voltar ao tráfico de drogas, que é muito mais lucrativo do que as extorsões", disse o procurador de Palermo Francesco Messineo, ao jornal La Sicilia.

Em Palermo, cerca de 300 policiais participaram da operação, que terminou com a detenção de 30 pessoas, acusadas de homicídio, associação mafiosa e extorsão.

Família Gambino

Entre as 50 prisões decretadas pelos magistrados de Nova York, está a de Frank Cali, considerado o novo chefão da família Gambino. De acordo com as investigações, ele estaria em contato, já faz alguns anos, com os mafiosos ligados a Bernardo Provenzano e Salvatore Lo Piccolo.

Agentes do FBI teriam analisado os movimentos financeiros de Cali-Inzerillo, o grupo mafioso de Nova York que teria diversas sociedades operando no setor da construção civil e da distribuição de produtos alimentícios.

A "família" Inzerillo buscou refúgio nos Estados Unidos nos anos 80, depois que alguns integrantes do grupo foram assassinados na Sicília durante a guerra entre clãs mafiosos rivais.

Com a vitória dos "corleoneses", liderados pelo chefão Totó Riina, os descendentes dos Inzerillo foram obrigados a fugir, ameaçados de morte, recebendo a proteção da poderosa família Gambino.

No final dos anos 90 e início de 2000, muitos começaram a voltar para a Itália.

Um dos primeiros foi Francesco Inzerillo, que atualmente está detido e da cadeia mandou mensagens aos outros parentes sugerindo que não voltem ao país de origem.

Gravações

Os investigadores italianos gravaram uma conversa entre ele e parentes que foram visitá-lo na cadeia de Turim, onde está cumprindo pena por tráfico de droga e associação mafiosa. Trechos da gravação estão sendo publicados pelos jornais italianos.

"Você tem que ir embora da Europa, aqui não é possível trabalhar livremente. É uma terra bonita, mas não há futuro, se quiser um pouco de paz tem que ir para fora da Sicília e da Itália", teria dito Francesco Inzerillo aos sobrinhos Giovanni e Giuseppe.

Na conversa gravada, o chefão da máfia teria aconselhado os sobrinhos a mudarem de continente.

"Aqui você é sempre controlado, tem que ir para a América do Sul, Central, para os Estados Unidos”, diz um trecho publicado pelas edições online de alguns jornais italianos.
Ir para o topo Ir para baixo
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia Empty
MensagemAssunto: Re: Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia   Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia EmptyQui Fev 14, 2008 11:40 am

O empresário siciliano com nome de 'capo'


Salvatore Riina foi morto em 1998 na mesma praça onde mataram os filhos.

Há dez anos, Salvatore Riina - homónimo de um chefe da mafia siciliana preso em 1996 - foi abatido na praça Santa Caterina em Partinico, perto de Palermo. Agora foi a vez dos dois filhos deste empresário da construção civil serem mortos por um desconhecido a poucos metros desse local. Passava pouco das 7.00 quando a polícia foi avisada e não demorou a perceber o que acontecera. É que o nome não era a única coisa que Riina partilhava com o capo da Cosa Nostra. Ele próprio tinha ligações à mafia siciliana, que os filhos, Giuseppe e Gianpaolo, haviam herdado juntamente com o negócio de família.

O jornal La Repubblica garantia ontem que os crimes de terça-feira foram a continuação da vendetta de há dez anos. Uma vingança que desta vez se materializou numa emboscada aos irmãos Riina. Giuseppe e Gianpaolo foram abatidos à porta do café Le Goloserie por um homem encapuzado. Sinal de que o autor dos crimes tinha conhecimento da existência das câmaras de vigilância no local. Este terá fugido num Fiat Punto , mais tarde encontrado com duas pistolas no interior. O principal suspeito é o clã Corleonesi. Este foi liderado até 2006 por Bernardo Provenzano, conhecido como o capo di tutti capi e agora preso, líder da Cosa Nostra. Antes dele, o líder era Salvatore "Toto" Riina, o homónimo do empresário morto há dez anos. Uma coincidência que gerou confusão na imprensa italiana e levou o DN a identificar as vítimas de terça-feira como filhos do capo da Cosa Nostra.

A polícia esperava ontem poder interrogar a terceira vítima da emboscada, ferida no ataque. Mas Fulvio Giordano, um funcionário dos Riina, foi transferido para o hospital de Palermo, onde devia ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

dn
Ir para o topo Ir para baixo
 
Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Polícia descobre dez mandamentos da máfia siciliana
» Bush pede ação contra o Irã 'antes que seja muito tarde'
» Entrada em Itália poderá ser dificultada
» Paquistão não aceita ação dos EUA no país, diz porta-voz
» Preso entra com ação nos EUA por ter perdido peso na prisão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: