Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 CASA PIA - Abusos sexuais continuam

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySex Out 05, 2007 8:36 am

Abusos sexuais na Casa Pia continuam



A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta sexta-feira que está a investigar uma participação da ex-provedora da Casa Pia Catalina Pestana, na qual a antiga responsável revela novas situações de abusos sexuais na instituição.

A antiga provedora afirmou esta sexta-feira, em entrevista ao semanário Sol, “não ter dúvidas nenhumas de que ainda existem abusadores internos” na instituição, assim como que tem “fortes suspeitas de redes externas que continuam a usar miúdos da Casa Pia (de Lisboa) para abusos sexuais”.

Catalina Pestana, nomeada provedora no final do ano de 2003, após ter sido tornado público o caso de pedofilia com alunos daquele estabelecimento, revelou que um dia antes de abandonar o cargo, a 10 de Maio desse ano, escreveu uma carta ao Procurador-Geral da República, na qual contava “detalhadamente” as suas suspeitas.

Na entrevista, a antiga responsável garantiu saber da abertura de um inquérito “porque já fui ouvida”, acrescentando que, “não sei o que aconteceu entretanto, mas espero que, com a mesma frontalidade com que o senhor Procurador diz que o Código de Processo Penal tem de ser alterado, também não deixe ficar esse inquérito no fundo da gaveta”.

Segundo fonte do gabinete de Pinto Monteiro, a PGR recebeu a queixa da ex-provedora e procedeu à abertura de um inquérito-crime. Uma situação confirmada pelo próprio Procurador que, em declarações à RTP, disse não saber se os abusos sexuais naquela instituição continuam, mas que recebeu a denúncia de Catalina Pestana e a remeteu para o departamento competente, que está a investigar o caso.

Contactado pela rádio TSF, o Ministério da Solidariedade Social, que tem a tutela da Casa Pia, escusou-se a comentar as denúncias da antiga provedora, considerando que é necessário salvaguardar a reputação do estabelecimento e dos alunos que o frequentem,

Por sua vez, o advogado e antigo aluno da instituição, Adelino Granja, em declarações à rádio TSF, condenou a perpetuação dos abusos sexuais, considerando o caso como muito grave, mas lamentou que Catalina Pestana tenha voltado a meter o assunto nas primeiras páginas dos jornais, considerando que uma das funções da ex-provedora era zelar pela reputação da Casa Pia.

TUTELA DESCONHECE QUEIXA

A secretária de Estado para a Reabilitação, Idália Moniz, disse, entretanto, aos jornalistas, à margem de uma visita a um centro de acolhimento em Loulé, não ter conhecimento do conteúdo da queixa de Catalina Pestana à PGR.

“À tutela não chegou qualquer tipo de informação deste género, mas se está na PGR está bem entregue”, afirmou a governante.

Correio da Manhã (05-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySex Out 05, 2007 8:48 am

Informação sobre continuação de eventuais abusos na Casa Pia não chegou à tutela


A secretária de Estado para a Reabilitação afirmou hoje desconhecer o conteúdo da denúncia de Catalina Pestana à Procuradoria-Geral da República (PGR) e disse que aquela informação não chegou à tutela.

A ex-provedora da Casa Pia, Catalina Pestana, afirmou numa entrevista ao semanário Sol não ter dúvidas de que continuava a haver abusadores internos na Casa Pia e remeteu uma queixa à PGR, que já abriu inquérito.

"À tutela não chegou qualquer tipo de informação deste género, mas se está na PGR está bem entregue", disse Idália Moniz aos jornalistas, à margem de uma visita a um centro de acolhimento temporário para crianças em Loulé.

A governante sublinhou que a PGR é a melhor entidade para avaliar a situação e mostrou-se confiante em que, se houver alguma evolução do caso, "a Procuradoria tomará as diligências necessárias".

Durante a visita ao centro "Os Miúdos", em Loulé, a secretária de Estado elogiou a redução do número de crianças acolhidas em instituições no distrito de Faro.

Idália Moniz adiantou que existem 12.700 crianças acolhidas pelo sistema [de segurança social], a nível nacional, das quais 3.000 já estão em famílias de acolhimento o que representa uma redução muito significativa desde o último ano, em que havia 16 mil

RTP (05-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySex Out 05, 2007 10:33 am

E que tal fechar a CASA PIA? E que tal a pena de morte, para os pedofilos?
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySáb Out 06, 2007 3:24 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
E que tal fechar a CASA PIA? E que tal a pena de morte, para os pedofilos?

Caro Ronaldo, este CASO, sim porque este acontecimento é das coisas mais graves que aconteceram em Portugal nas últimas décadas, (com repercurssões nacionais e internacionais) é um assunto que deve ser tratado com pinças, seja onde fôr, e sobretudo com muita seriedade.

Primeiramente, porque é o Estado Português que está em causa.

Um Estado, pessoa de bem, que não o foi. Nem lá perto !!!

Assumiu cuidar de crianças desprotegidas e desfavorecidas.
Crianças sem pai, sem mãe, ou sem os dois.
E olhe-se para o resultado.

Uma vergonha ! Um E-S-C-Â-N-D-A-L-O !!!!!!

Qualquer coisa que me faz sentir a maior das vergonhas de ser uma portuguesa.

Não me interessa se nos outros países (mais e/ou menos desenvolvidos) também há. Com o mal dos outros posso eu bem.

O que me deixa magoada é no meu País, que é o nosso, tb seu, haver um fenómeno com esta dimensão, dentro de uma estrutura que está sob a tutela do Estado.

É assim que o Estado - enquanto PAI ADOPTIVO - toma conta dos "seus filhos" mais carenciados e frágeis ???????

Com o dinheiro de todos nós, Portugueses Contribuintes ????

dassssssse !!! Pior é impossível ...

Ontem ouvia TV, e falava-se nas notícias de Catalina Pestana e da sua entrevista.
Tb ouvi a entrevista dada por Paulo Namora - ex Casa Piano.

Frases de Catalina que retive:

"- No tribunal só está a guarda avançada, cá fora continua o grosso da coluna." (referindo-se a continuação da prática da Pedofilia em Portugal)

"- Começei por não acreditar no envolvimento de Paulo Pedroso - ex Ministro (PS) do Trabalho e da Segurança Social - mas hoje, já não penso assim."

Fiquei .... Shocked Shocked Shocked , não tanto pela primeira frase, mas sobretudo pela 2ª frase.

Sou colega de Paulo Pedroso, em termos de formação superior, e na mesma Faculdade. E tb amiga de um dos elementos da equipa governamental, que faziam parte do Gabinete de Paulo Pedroso.

É com o maior dos espantos - ainda hoje, tal como quando a notícia de PP veio a lume - que eu leio estas palavras de Catalina.

Mas Catalina saberá porque o afirma.
Catalina foi Provedora da Casa Pia. E ao que parece uma boa Provedora.

Também é verdade que este fenómeno, hoje sabe-se, que não é de agora, e às vezes pergunto-me, porque razão Catalina Pestana nunca denunciou estes crimes ?
Tinha medo ? Não tinha provas ? Foi intimidada ?

O certo é que, a Justiça não considerou Paulo Pedroso envolvido nestes crimes de Pedofilia.
Pela minha parte, respirei fundo, quando essa decisão judicial foi pronunciada.
Um sociólogo envolvido em actos tão criminosos, era para mim, deontologicamente, de uma gravidade ÍMPAR.
E a cereja no bolo, para agravar mais, é que Paulo Pedroso era o Ministro de Tutela da Casa Pia. Uma vez que esta Instituição é tutelada pela Segurança Social.

Olha que "bonito" !!! No No No
Um Ministro que gostava tanto das criançinhas que até "as comia"... pale pale pale (deixa-me pálida, pensar nisto)


Paulo Namora entre vários factos importantes que ontem declarou na sua entrevista, na SIC, disse que começava a DESCRER NA JUSTIÇA.

E não esqueçamos que Paulo Namora é Advogado.
Para além de ser um ex Casa Piano abusado sexualmente na sua infância, por Carlos Silvino (BIBI), um dos arguidos do Processo Casa Pia.

Enfim, esta procissão triste ainda vai no adro ...

E a Pedofilia continua a actuar em Portugal !

Essa é que é "eça" .... Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad

Para grande tristeza e vergonha de todos nós, Portugueses.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySáb Out 06, 2007 11:13 am

Que JUSTICA e essa em PORTUGAL? Nao vi nenhum desses FDP, irem para a cadeia. As criancas e que se lixam. A sorte desses FDP e as criancas nao terem PAIS para as defender. E esses DESGRACADOS , aproveitam-se desse facto. DUPLO CRIME!! Por isso o POVO deve andar armado, para ACABAR, com esses desgracados.
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySáb Out 06, 2007 11:16 am

O mais longo processo de sempre



É já o mais longo processo da Justiça portuguesa.

Os números falam por si já ultrapassou as 320 sessões, ao fim de 32 meses de julgamento; 920 testemunhas foram arroladas pela acusação e pelas defesas dos sete arguidos; com mais de 47 mil páginas, o processo está contido em 202 volumes e 504 apensos; ao tribunal foram apresentados 1 439 requerimentos e produzidos 1280 despachos.

O caso teve origem num trabalho da jornalista Felícia Cabrita que levou à detenção de Carlos Silvino, em Novembro de 2003.

Só no dia 25 de Novembro do ano seguinte se realiza a primeira sessão do julgamento para além de Carlos Silvino são levados a tribunal o apresentador de televisão Carlos Cruz, o ex-provedor da Casa Pia Manuel Abrantes, o médico Ferreira Diniz, o advogado Hugo Marçal (que chegou a representar Silvino) e Gertrudes Nunes, dona de uma casa em Elvas onde terão ocorrido abusos de menores que estariam a cargo da Casa Pia de Lisboa.

O processo recomeçou há poucos dias após as férias judiciais, estando agendada a audição das 242 testemunhas que ainda não prestaram depoimento.

Algumas previsões apontam a conclusão do caso, que está a decorrer no Tribunal de Monsanto depois de ter passado por Santa Clara e é presidido pela juíza Ana Peres, para antes das férias judiciais de 2008.

JN (06-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySáb Out 06, 2007 11:21 am

Isso tudo para mim, da-me VOMITOS!!! A JUSTICA, OS POLITICOS, OS PARTIDOS, OS SINDICATOS. Uma lavagem TIDE, ou com LEXIVIA, precisa-se!!! Comecar de NOVO!!Isso prova que quanto mais ESTADO PIOR!!
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptyQua Out 10, 2007 10:04 am

Cavaco quer investigação do “caso” Casa Pia até ao fim


Presidente vai reunir-se em breve com o procurador-geral da República


A investigação do processo Casa Pia deve ser levada até ao fim, já que as entidades que a conduzem têm essa responsabilidade "perante todos os portugueses", defende o presidente da República, Cavaco Silva.
"Eu espero que estas entidades [de investigação] não deixem de levar toda a investigação até ao fim. É a sua competência e a sua responsabilidade, de alguma forma, perante todos os portugueses", disse.

Cavaco Silva adiantou que, em breve, vai reunir-se com o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, "não sobre este caso em particular, mas sobre a actividade geral da investigação no país".

No fim-de-semana passado, a ex-provedora da Casa Pia, Catalina Pestana, afirmou em entrevista ao semanário “Sol” não ter "dúvidas nenhumas de que ainda existem abusadores internos" na instituição e que terá participado as suas suspeitas à Procuradoria

JN (10-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptyQua Out 10, 2007 10:46 am

O PRESIDENTE fala muito e nada acontece. Ja comeco a ficar farto dos avisos dele , que nao resultam em nada. O que espera para por esse incompetente SOCRATES, no olho da rua?
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySáb Out 27, 2007 3:05 pm

Combate à pedofilia

Pessoas importantes deste País continuam a jantar com crianças


Pedro Namora, o casapiano que deu a cara pela divulgação do escândalo de abusos sexuais na Casa Pia em 2002, estranha o silêncio que se instalou após as novas denúncias de Catalina Pestana e subscreve as suspeitas da ex-provedora quanto à existência de abusos internos e de redes externas a utilizarem alunos para práticas sexuais.

“As pessoas da Casa Pia têm medo, mas quase todos os dias me contactam para dizer que pessoas importantes deste País continuam a ir buscar crianças para jantar”, garante ao CM o advogado, manifestando-se convicto e preocupado com a continuação de pedófilos na instituição e com o silêncio da presidente Joaquina Madeira, que ontem foi recebida pelo procurador-geral da República, mas recusou divulgar o que esteve em discussão.

“Perante as declarações da senhora provedora e daquilo que eu próprio tenho dito, acho muito estranho, sobretudo, quando estão em causa crianças desamparadas, que durante este tempo não me tenham chamado para ouvir o que tenho a dizer”, disse ainda Namora, acrescentando: “Garantiram-me que há crianças que continuam a ser procuradas e a ser abusadas”.

O antigo aluno da Casa Pia esclarece ainda que os funcionários da instituição não se revêem nas declarações do presidente da Associação de Trabalhadores, Marcelino Marques, que acusou Catalina Pestana de ter espalhado o terror – o próprio mestre Américo, que durante 30 anos denunciou os abusos de Carlos Silvino, repudiou as declarações do dirigente. “Quero agradecer a todos os funcionários que me contactaram”, afirmou Namora, pedindo que as denúncias de Catalina “sejam investigadas até ao fim”.

Tal como o CM já noticiou, na denúncia enviada ao procurador-geral da República, Pinto Monteiro, Catalina Pestana denunciou a alegada existência de uma nova casa, na região de Lisboa, onde adultos se encontram com crianças para práticas sexuais, entre os quais um arguido do megaprocesso de pedofilia em julgamento. Baseando-se no relato de um ex-aluno, a ex-provedora identificou ainda um angariador de crianças no Colégio Maria Pia.

Após ter tido conhecimento desta denúncia, que foi revelada por Catalina em entrevista ao semanário ‘Sol’ a 5 de Outubro, o Presidente da República exigiu uma investigação “até ao fim”. No entanto, durante cinco meses o DIAP apenas ouviu quatro pessoas. Catalina também enviou a carta a Joaquina Madeira, mas a sua sucessora garante desconhecer as denúncias.

ABUSADOS DENTRO E FORA DA INSTITUIÇÃO

“Não tenho dúvida nenhuma de que ainda existem abusadores internos na Casa Pia.” Esta foi uma das frases da ex-provedora Catalina Pestana que anunciaram novas suspeitas de abusos sobre casapianos.

Na queixa, que está a ser investigada no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, Catalina refere uma nova casa de orgias e indica um ex-aluno como potencial abusador.

Mas vai mais além: “Tenho fortes suspeitas de que redes externas continuam a usar miúdos da Casa Pia para abusos sexuais.”

NOMEAR MAGISTRADOS "NÃO DEVE SER REGRA"

“A prática seguida actualmente de nomear magistrados para determinados processos, que em certas circunstâncias pode ser necessário, não deve transformar-se numa regra, sob pena de um dia alguém poder vir dizer que determinados magistrados são nomeados para determinados processos por causa da cor do processo ou da cor do magistrado.”

O alerta é do presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), António Cluny, reconhecendo, no entanto, que as opções recentes por equipas mistas nomeadas pelo procurador-geral da República, como no caso do processo ‘Apito Dourado’, “resultaram muito bem”.

“Como já temos dito ao senhor procurador-geral, é, sim, necessário criar estruturas ágeis e especializadas com alguma fixação de quadros”, diz o procurador-geral-adjunto do Tribunal de Contas, lembrando que uma magistratura como o Ministério Público, “em que a sua cabeça é nomeada politicamente, tem, para compensar essa nomeação, de assentar num corpo estável, escolhido por um conjunto de elementos que vão desde representantes do Parlamento a magistrados eleitos pelos seus pares”.

SINDICATO APOIA PGR

No que diz respeito às inspecções por parte do Ministério Público à Polícia Judiciária, como exigiu Pinto Monteiro no Parlamento, lembrando que em última instância é o responsável pela política criminal, o sindicato está totalmente de acordo com o PGR.

“Temos apoiado a posição do senhor procurador-geral na necessidade de um maior controlo da Polícia Judiciária, na medida em que lhe foram atribuídos poderes pela Lei de Política Criminal”, diz António Cluny, considerando que, se esses poderes não forem atribuídos a Pinto Monteiro, a situação poderá ser entendida como uma diminuição dos seus poderes: “Se lhe atribuem competências e depois não lhe dão meios, obviamente que se cria uma armadilha ao procurador-geral da República e ao Ministério Público em geral.”

INQUÉRITO DA CASA PIA "NÃO JUSTIFICA" EQUIPA ESPECIAL

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ontem ao CM que, no âmbito do inquérito aberto após a denúncia de Catalina Pestana, “não foi constituída, até agora, nenhuma equipa especial por tal não se justificar”.

A PGR reitera que o inquérito foi entregue “à secção do DIAP de Lisboa a quem cabia”, ou seja, à secção de Crimes Sexuais, coordenada pelo procurador João Guerra, titular do processo.

Também ontem, Pinto Monteiro esteve reunido com a presidente da Casa Pia, Joaquina Madeira, que após o encontro, por si solicitado no dia 19 de Outubro, não quis fazer quaisquer comentários.

“Não vou comentar absolutamente nada, não tenho nada a acrescentar”, disse a sucessora de Catalina Pestana, que já garantiu publicamente não ter conhecimento de novos casos de abusos sexuais envolvendo alunos da instituição.

PRINCESA HOLANDESA DE 4 ANOS EM SITE PEDÓFILO

Fotos da filha mais velha do príncipe herdeiro da Holanda, Amalia, de quatro anos surgiram no site da associação Martijn, defensora da pedofilia.

A Casa Real ameaçou com processos judiciais se as imagens não forem retiradas.

Mas na Holanda é difícil levar a tribunal organizações como a Martijn, pois a lei permite a defesa da pedofilia. Aliás, a associação foi denunciada há dois anos por ligação a sites de pornografia infantil.

NOVA LEGISLAÇÃO

PEDÓFILOS IMPEDIDOS

Os quatro funcionários da Casa Pia condenados por pedofilia estarão proibidos de trabalhar com crianças no futuro depois de a Assembleia da República aprovar este impedimento, que será incluído no registo criminal.

PARLAMENTO DECIDE

A decisão do Parlamento parte de uma proposta do ministro da Justiça, Alberto Costa, que desta forma pretende adaptar a Portugal o exposto na Convenção do Conselho da Europa contra Abusos Sexuais e Exploração de Crianças, assinada na quinta-feira em Lanzarote, Espanha.

'BIBI' À ESPREITA

Também Carlos Silvino (‘Bibi’), antigo motorista da Casa Pia, reformado compulsivamente, não poderá voltar a trabalhar com crianças se for condenado no julgamento da Casa Pia.

CENTENAS NA PRISÃO

A proibição de pedófilos trabalharem com crianças atinge centenas de condenados em Portugal, num número que não pára de aumentar. Em 1996 foram condenados 15 pessoas por abuso sexual de crianças, em 2000 foram 90 e em 2004 o número chegou a 147.

CRIMES DISPARAM

Os crimes sexuais contra crianças triplicaram em cinco anos, tendo a Polícia Judiciária registado 1300 casos em 2006 contra menos de 400 em 2001. Familiares são responsáveis por quatro em cada cinco crimes deste tipo.

NOTAS

7 RESPONDEM POR ABUSOS

Há sete arguidos no caso de pedofilia da Casa Pia: Carlos Silvino, Carlos Cruz, Manuel Abrantes, Ferreira Diniz, Hugo Marçal, Jorge Ritto e Gertrudes Nunes.

PROCESSO TEM 47 MIL FOLHAS

O processo, que teve início em Novembro de 2002, tem 47 mil folhas distribuídas por 202 volumes e 505 apensos. A maioria das 920 testemunhas já foi ouvida em tribunal.

DE TRIBUNAL EM TRIBUNAL

O julgamento já passou por três tribunais: começou na Boa-Hora, passou por Monsanto e depois pelo Tribunal Militar. No início deste ano regressou a Monsanto.

CM (27-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySáb Out 27, 2007 4:17 pm

O facto e que o PS esta no poder. E enquanto isso continuar, NADA vai ser resolvido acerca da CASA PIA. Eles protegem-se uns aos outros dentro da MAFIA do PS!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vagamente livre




Mensagens : 157
Data de inscrição : 16/10/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySáb Out 27, 2007 4:46 pm

Este assunto é verdadeiramente lamentável e só pode envergonhar os portugueses como afirma Mami.
Há no entanto perguntas às quais não se dá resposta mesmo pelos mais responsáveis, a começar por Catalina Pestana.
A Casa Pia foi durante muito tempo uma organização exemplar.
Dela saíram muitos técnicos, desportistas e artistas com uma formação superior àquela que era dada cá fora ao nível do secundário.
Infelizmente, com a mentalidade difundida depois do 25 de Abril, tudo o que era exigência e disciplina se abandalhou e como não podia deixar de ser, também a praga da falta de exigência e de disciplina atingiu a Casa Pia.
Hoje mesmo ouvi Pedro Namora fazer perguntas para as quais Catalina Pestana devia dar respostas.
Todos os institutos, sejam eles do Estado ou privados, têm regulamentos nomeadamente horários a cumprir.
Sendo assim, porque razão os internados da Casa Pia não são compelidos a cumprir horários?
Porque razão às 22 horas (hora citada por Pedro Namora), há camas vazias nos dormitórios?
Será que Catalina Pestana alguma vez se preocupou com isso?
Haverá por parte da instituição algum controlo de despesas efectuadas pelos internados?
Recentemente alguém sugeriu que os internados passassem a ter quartos de dois casapianos como forma de reduzir o abuso sexual interno. Alguém acredita que estando dois rapazes num mesmo quarto estão mais protegidos do que se estiverem num dormitório com algumas dezenas?
Não será exactamente o contrário?
Por outro lado, Catalina Pestana disse que as crianças não deviam queixar-se (foi isto que eu vi na televisão), não estaremos aqui a confundir queixas de quem se sente ofendido, maltratado, com bufaria?
Se um aluno pequeno é maltratado por um aluno mais velho, como tem possibilidade de fazer chegar ao conhecimento superior a ofensa que lhe foi feita se não se puder queixar?
Chegados aqui, cabe perguntar a Catalina Pestana: O que esteve a fazer na Casa Pia durante o tempo em que foi provedora?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptySáb Out 27, 2007 4:59 pm

Daqui a pouco vao sugerir, que no mesmo dormitorio se juntem meninas!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptyDom Out 28, 2007 3:13 am

Vagamente livre escreveu:
Este assunto é verdadeiramente lamentável e só pode envergonhar os portugueses como afirma Mami.
Há no entanto perguntas às quais não se dá resposta mesmo pelos mais responsáveis, a começar por Catalina Pestana.
A Casa Pia foi durante muito tempo uma organização exemplar.
Dela saíram muitos técnicos, desportistas e artistas com uma formação superior àquela que era dada cá fora ao nível do secundário.
Infelizmente, com a mentalidade difundida depois do 25 de Abril, tudo o que era exigência e disciplina se abandalhou e como não podia deixar de ser, também a praga da falta de exigência e de disciplina atingiu a Casa Pia.
Hoje mesmo ouvi Pedro Namora fazer perguntas para as quais Catalina Pestana devia dar respostas.
Todos os institutos, sejam eles do Estado ou privados, têm regulamentos nomeadamente horários a cumprir.
Sendo assim, porque razão os internados da Casa Pia não são compelidos a cumprir horários?
Porque razão às 22 horas (hora citada por Pedro Namora), há camas vazias nos dormitórios?
Será que Catalina Pestana alguma vez se preocupou com isso?
Haverá por parte da instituição algum controlo de despesas efectuadas pelos internados?
Recentemente alguém sugeriu que os internados passassem a ter quartos de dois casapianos como forma de reduzir o abuso sexual interno. Alguém acredita que estando dois rapazes num mesmo quarto estão mais protegidos do que se estiverem num dormitório com algumas dezenas?
Não será exactamente o contrário?
Por outro lado, Catalina Pestana disse que as crianças não deviam queixar-se (foi isto que eu vi na televisão), não estaremos aqui a confundir queixas de quem se sente ofendido, maltratado, com bufaria?
Se um aluno pequeno é maltratado por um aluno mais velho, como tem possibilidade de fazer chegar ao conhecimento superior a ofensa que lhe foi feita se não se puder queixar?
Chegados aqui, cabe perguntar a Catalina Pestana: O que esteve a fazer na Casa Pia durante o tempo em que foi provedora?


Acho que tenho uma solução par isto
PRIVATIZAR estes institutos sociais
e meter o Estado a fiscalizar
Assim metemos tudo na Ordem
Como diz o Americano ...o estado nao presta para comercializar seja o que for
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptyDom Out 28, 2007 3:46 am

ECOADOR escreveu:


Acho que tenho uma solução par isto
PRIVATIZAR estes institutos sociais
e meter o Estado a fiscalizar
Assim metemos tudo na Ordem
Como diz o Americano ...o estado nao presta para comercializar seja o que for

Caríssimo Ecoador, a sua opinião sugeriu-me a abertura de um tópico sobre um tema que está e vai estar na ordem do dia, durante muito tempo em Portugal - A Acção Social.

Área em que me situo actualmente, por razões pessoais.

Depois verá.

Nesse tópico poderá desenvolver um pouco mais, aquilo que aqui expressou.

Na mouche, Ecoador. flower
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptyDom Out 28, 2007 3:58 am

Respondendo ao Membro Vagamente Livre. Note, coloquei em darkred, o que opinou.


A Casa Pia foi durante muito tempo uma organização exemplar.

Pelo que já se ouviu, quando ecoou o problema da Casa Pia, as práticas homossexuais, já vêm de longe.

Infelizmente, com a mentalidade difundida depois do 25 de Abril, tudo o que era exigência e disciplina se abandalhou e como não podia deixar de ser, também a praga da falta de exigência e de disciplina atingiu a Casa Pia.

Tenho muitas reservas em concordar consigo neste ponto, Amigo Vagamente Livre.

Todos os institutos, sejam eles do Estado ou privados, têm regulamentos nomeadamente horários a cumprir.
Sendo assim, porque razão os internados da Casa Pia não são compelidos a cumprir horários?
Porque razão às 22 horas (hora citada por Pedro Namora), há camas vazias nos dormitórios?
Será que Catalina Pestana alguma vez se preocupou com isso?


Ainda que Catalina Pestana se tenha preocupado, o funcionamento da organização não depende só dela, mas de todos os colaboradores e funcionários e também alunos.

Haverá por parte da instituição algum controlo de despesas efectuadas pelos internados?

Área muito difícil de acompanhar e controlar - o dinheiro de que os alunos dispôem, uma vez que entram e saiem da instituição, de forma livre.
Mas não impossível.

Recentemente alguém sugeriu que os internados passassem a ter quartos de dois casapianos como forma de reduzir o abuso sexual interno. Alguém acredita que estando dois rapazes num mesmo quarto estão mais protegidos do que se estiverem num dormitório com algumas dezenas?
Não será exactamente o contrário?


Seja num dormitório de vários ou de apenas dois, as coisas se tiverem que acontecer, acontecem.
Mas a maior prática será fora de portas da Casa Pia, com objectivos de "remuneração".

Por outro lado, Catalina Pestana disse que as crianças não deviam queixar-se (foi isto que eu vi na televisão), não estaremos aqui a confundir queixas de quem se sente ofendido, maltratado, com bufaria?
Se um aluno pequeno é maltratado por um aluno mais velho, como tem possibilidade de fazer chegar ao conhecimento superior a ofensa que lhe foi feita se não se puder queixar?


Não ouvi na TV o que refere, mas não tenho a menor dúvida que os processos de intimidação pelos mais velhos sobre os mais novos, não deixem muita vontade aos mais novos de porem a boca o trombone.

Numa palavra: "cagufa", de levar nos c....... lol!

Chegados aqui, cabe perguntar a Catalina Pestana: O que esteve a fazer na Casa Pia durante o tempo em que foi provedora?

Essa a grande pergunta, Caro Amigo !!!! Basketball

Mas não só Catalina. E os professores ? E os funcionários não docentes ? E os anteriores Provedores ? E os responsáveis políticos (de tutela) ? e os presidentes da república ? etc...etc. etc ..

E as autoridades policiais que eram e são conhecedores há muitos anos do que se passa no Parque Eduardo VII e em Belém, COM CRIANÇAS (rapazes e raparigas) ?

Por isso é que este Caso será certamente o maior Processo de Justiça, alguma vez, em Portugal.

Absolutamente transversal à Sociedade e ao Poder Político.

A maior vergonha para Portugal. Sad Sad Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Vagamente livre




Mensagens : 157
Data de inscrição : 16/10/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptyDom Out 28, 2007 6:23 am

Já não sou um rapaz e conheço alguns casos de alunos casapianos que constituiram sucessos profissionais quando saíram da instituição, sucessos esses que nunca teriam conseguido por falta de condições económicas e familiares, se não tivessem frequentado a Casa Pia.
O ensino na Casa Pia era altamente qualificado e quem saía dessa instituíçao após acabar os seus estudos profissionais, era geralmente preferido nas empresas, devido às suas qualificações, àqueles que se formavam cá fora.
Não tenho dúvidas de que nestes estabelecimentos sempre houve e haverá abusos por parte dos mais velhos sobre os mais novos. Penso no entanto que as coisas podem ser minoradas se houver o cuidado de se evitar a promiscuidade de alunos já na puberdade ou mesmo maiores de idade com alunos menores ou mesmo impúberes.
A exemplo do que acontece com as camaratas da tropa, a presença de vários indivíduos no mesmo lugar constitui um impedimento para o exercício de sevícias dos mais velhos sobre os mais novos e daí não concordar com apartamentos no lugar de dormitórios. Aqueles são mais resguardados e portanto mais propícios à prática de acções menos apropriadas.
O controlo dos horários de permanência no estabelecimento é fundamental para evitar as ausências fora de horas como aquelas que segundo parece existiam quando havia deslocações para Elvas. A viagem é demorada e portanto poderia dar origem à observação de casos irregulares.
Os estabelecimentos deveriam encerrar as portas a horas decentes num colégio e não consentir na ausência dos alunos fora dos estabelecimentos depois das portas fechadas salvo em casos perfeitamente justificados. Dir-se-á que defendo um sistema militarizado nestes colégios. Não tenho receio de ser acusado disso. Em certos aspectos a disciplina militar faz muita falta.
Por outro lado, a saída sem autorização, fora dos horários normais de folga, poderia constituir um incentivo à prevaricação e, a existência de bens, de droga, etc., em poder dos alunos, poderiam constituir elementos de alerta para os funcionários encarregues da vigilância.

Quanto ao problema de Catalina Pestana, apenas falo nela e não noutras pessoas, eventualmente tanto ou mais responsáveis, porque foi ela a última a passar pelas funções de provedora e nunca, durante o tempo que lá esteve, comunicou algum caso ou alguma dúvida quanto ao lá se passava.
Não lhe fica bem, depois de saír, vir dizer o que disse, acabando por se colocar numa posição falsa, em que ela, deveria ser também, considerada culpada.
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptyDom Out 28, 2007 7:34 am

Vagamente livre escreveu:

Não lhe fica bem, depois de saír, vir dizer o que disse, acabando por se colocar numa posição falsa, em que ela, deveria ser também, considerada culpada.

Caro Vagamente, percebo o que expôe e subscrevo.

E sublinho que o sucesso da Casa Pia continuará a acontecer, nas gerações mais recentes.

Por exº, Pedro Namora, já para não falar de outros.... é um advogado, funcionário de uma Autarquia, e ex Casa Piano.

Seria até bastante bom que a Casa Pia começasse a expôr esses sucessos educativos.

Nem tudo é mau em qualquer instituição social.

Há sempre aspectos e acções boas a assinalar.

Quanto a Catalina.....

Imagino-me no lugar desta Senhora....

Não ficaria de bem com a minha consciência, senão falasse o que sei.

Agora Catalina está numa posição mais favorável, para poder falar.


Nada tem a perder.

Talvez a Senhora estivesse à espera do seu novo estatuto de aposentada, para poder actuar de uma outra forma.

E convenhamos ... a Pedofilia "Casapiana" não acabou no dia em que o problema eclodiu publicamente.

Pessoalmente não acredito ...

A Casa Pia ou qq instituição social de apoio a crianças desfavorecidas são um viveiro apetecível para os Pedófilos.
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

CASA PIA - Abusos sexuais continuam Empty
MensagemAssunto: Re: CASA PIA - Abusos sexuais continuam   CASA PIA - Abusos sexuais continuam EmptyQua Out 31, 2007 2:31 pm

Catalina não era «a pessoa mais desejável»


O ex-ministro da Segurança Social Bagão Félix, num executivo PSD/CDS-PP, admitiu hoje que a antiga provedora da Casa Pia Catalina Pestana não fosse «a pessoa mais desejável» pelo actual Governo para estar à frente da instituição, informa a agência Lusa.

«Admito que Catalina Pestana não fosse a pessoa mais desejável pelo Governo para estar à frente da Casa Pia» de Lisboa, afirmou Bagão Félix, depois de ter sido ouvido como testemunha no julgamento do processo Casa Pia, relacionado com pedofilia.

Sobre os alegados abusos sexuais na instituição, o antigo ministro da Segurança Social afirmou que ainda há contornos de «nebulosidade» e garante que a antiga provedora «era, é e será uma pessoa incómoda».

«É uma mulher de princípios, de coragem, com respeito pela pessoa humana e pelos mais indefesos», acrescentou.

Para Bagão Félix, a reestruturação da Casa Pia promovida pelo actual Governo socialista é um fracasso:

- «No Diário da República, a reestruturação da Casa Pia é um flop.

Aquilo é mudar alguma coisa para que fique tudo na mesma. Até nesse aspecto, simbolicamente, é para mim uma decepção, uma oportunidade perdida».


Portugal Diário (31-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
 
CASA PIA - Abusos sexuais continuam
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Abusos na subida do preço do pão
» Processo Casa Pia
» Abusos no Iraque 'são crimes contra a humanidade'
» Governo critica responsáveis do fisco por abusos nas penhoras
» Fisco !!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: