Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 China lamenta abandono de Spielberg

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




China lamenta abandono de Spielberg Empty
MensagemAssunto: China lamenta abandono de Spielberg   China lamenta abandono de Spielberg EmptyQui Fev 14, 2008 3:08 am

China lamenta abandono de Spielberg da organização dos Jogos


Pequim, 14 Fev (Lusa) - A China disse hoje lamentar a decisão do realizador Steven Spielberg de abandonar a direcção artística das cerimónias dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, devido à violência no Darfur e ao apoio chinês ao governo do Sudão.

"Steven Spielberg manifestou-se anteriormente disponível para colaborar na organização, mas nunca assinou nenhum contrato formal com a organização dos Jogos Olímpicos. De qualquer forma lamentamos as suas declarações", disse Liu Jianchao, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em conferência de imprensa de rotina.

Na maior crise de relações públicas que a organização chinesa dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 já enfrentou, o realizador Steven Spileberg anunciou na terça-feira o abandono do cargo de assessor artístico das cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos devido ao apoio que a China dá ao governo do Sudão, acusado de genocídio na região do Darfur, no oeste do país.

"O governo do Sudão é o maior responsável pelos contínuos crimes mas a comunidade internacional e em particular a China devem fazer mais para acabar com o continuado sofrimento humano", refere o comunicado em que Spielberg explica o abandono da organização dos Jogos.

Liu Jianchao defendeu também o papel da China no Sudão, afirmando que as acções do governo e das empresas chinesas fomentam a paz e a melhoria das condições de vida dos habitantes do Darfur.

"Na questão do Darfur, retórica vazia não ajuda. O importante é facilitar a ajuda humanitária e actuar de forma mais pragmática", afirmou o porta-voz.

Os conflitos étnicos no Darfur fizeram já pelo menos 200 mil mortos e 2,5 milhões de desalojados, resultantes dos conflitos étnicos, doenças e morte que castigam a região desde 2003, segundo as Nações Unidas.

O abandono de Spielberg aconteceu ao mesmo tempo que diversos prémios Nobel, políticos e atletas olímpicos enviaram uma carta apelando ao presidente chinês Hu Jintao para pressionar o governo de Cartum a acabar com as atrocidades no Darfur.

Entre os subscritores da carta estão os deputados europeus portugueses José Ribeiro e Castro e Ana Gomes, o bispo timorense D. Ximenes Belo, prémio Nobel da Paz, o surfista português Marcos Anastácio e a artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos.

Comentando a carta e o abandono de Steven Spielberg, Liu Jianchao afirmou ser "compreensível que algumas pessoas que tentam ligar os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e o Darfur não conheçam a política chinesa".

"Mas receio que algumas pessoas possam ter motivos secretos e isso não podemos aceitar", disse o porta-voz, sem especificar.

A China compra 60 por cento das exportações de petróleo do Sudão e é o fornecedor de armas e equipamento militar estratégico ao país africano.

Liu Jianchao insistiu ainda na mensagem de Pequim, que defende que os Jogos Olímpicos - que decorrem este ano na capital chinesa entre 08 e 24 de Agosto - são um acontecimento sem características políticas.

"Não esperamos que um acontecimento tão importante e esperado tão ansiosamente em todo o mundo seja perturbado por questões políticas. Tal é contrário ao espírito olímpico", afirmou.

A organização dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 defendeu também que não existe qualquer relação entre os jogos, a política chinesa e o Darfur.

"O governo chinês fez esforços incessantes para resolver a questão do Darfur, algo que é óbvio para a comunidade internacional que tenha opiniões sem preconceitos sobre o assunto", disse à imprensa Zhu Jing, porta voz da organização.

"Relacionar o Darfur com os Jogos Olímpicos não vai ajudar a resolver a questão e não está de acordo com o espírito Olímpico de separação entre o desporto e a política", acrescentou Zhu.

RBV

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
 
China lamenta abandono de Spielberg
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Soares lamenta que «religiões rebaixem mulheres
» Espanha:AETINAPE denuncia abandono de pescadores portugueses
» A inflacção na china
» Observatório da China
» A CHINA COMPRA ANGOLA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Desporto-
Ir para: