Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Wikipédia não retira imagens de Maomé

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

Wikipédia não retira imagens de Maomé Empty
MensagemAssunto: Wikipédia não retira imagens de Maomé   Wikipédia não retira imagens de Maomé EmptySáb Fev 16, 2008 9:31 am

Wikipédia não retira imagens de Maomé


Petição reclama "respeito pelas religiões".

Mais de 160 mil internautas já aderiram à petição que exige a retirada das imagens do profeta Maomé da versão britânica da Wikipédia. O número é expressivo, mas a Wikipédia já garantiu que não vai retirar as imagens, noticia o El Mundo.

O texto que abre a campanha foi escrito, em Dezembro do ano passado, por um jovem estudante. Está publicado no site americano Care 2 e já tem sete milhões de membros. Este site permite a qualquer pessoa lançar uma petição e procurar apoios.

As ilustrações da polémica aparecem na entrada dedicada a Maomé, da versão inglesa da enciclopédia digital. Os requerentes reclamam, na petição, "o respeito pelas religiões" e lembram que "na cultura islâmica as imagens do profeta e outros seres humanos não são permitidas". A proibição pretende evitar a idolatração.

O profeta surge em representações dos séculos XIII, XV e XVII. Uma delas é mesmo considerada o primeiro retrato do profeta.

A Wikipédia tem por base a participação dos internautas na escrita dos artigos. Assim, a maioria das entradas é livre e os utilizadores podem corrigir erros e editar a informação. Contudo, os temas mais sensíveis estão bloqueados para evitar vandalismo editorial, e todas as mudanças propostas são submetidas a discussão em páginas próprias.

O artigo sobre Maomé é um desses temas fechados à edição dos internautas. Por isso, os editores da Wikipédia advertem, na página sobre o profeta, que a "sua protecção não supõe o aval aos conteúdos do mesmo".

Na página de discussão sobre a entrada de Maomé, os editores são mais incisivos. Advertem que as imagens se mantêm e que "se algum internauta tem reparos morais sempre pode configurar o seu navegador para bloquear o acesso às ilustrações".

A própria enciclopédia online Wikipédia, perante a recepção massiva de mensagens a favor e contra a manutenção das imagens, elaborou um inquérito em que sustenta a sua posição contra a censura.

A enciclopédia lembra ainda que a proibição de imagens não é universal em toda a comunidade islâmica. Além de que os seus critérios editoriais a proíbem de censurar conteúdos em "benefício de qualquer grupo, desde que estes cumpra as leis da Florida, sejam relevantes e não violem os critérios editoriais".

A sua posição parece irredutível, ao garantir que "nenhuma imagem será suprimida da Wikipédia só porque existem pessoas que as consideram ofensivas".

Apesar de prezar a manutenção das imagens de Maomé, a Wikipédia não segue os mesmos critérios em todas as suas versões. Por exemplo, a edição árabe da enciclopédia online não contém as polémicas imagens, bem como a catalã. Enquanto na Wikipédia portuguesa a entrada do profeta apresenta diversas figuras do profeta Maomé, à semelhan- ça das edições espanhola e britânica.

dn
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Wikipédia não retira imagens de Maomé Empty
MensagemAssunto: Re: Wikipédia não retira imagens de Maomé   Wikipédia não retira imagens de Maomé EmptySáb Fev 16, 2008 9:58 am

O OCIDENTE nao pode estar a MERCE do ISLAMISMO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Wikipédia não retira imagens de Maomé Empty
MensagemAssunto: Re: Wikipédia não retira imagens de Maomé   Wikipédia não retira imagens de Maomé EmptySáb Fev 16, 2008 11:46 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
O OCIDENTE nao pode estar a MERCE do ISLAMISMO!!!

Não esta nem estara
Por uma razão simples
Ficamos vacinados
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Wikipédia não retira imagens de Maomé Empty
MensagemAssunto: Re: Wikipédia não retira imagens de Maomé   Wikipédia não retira imagens de Maomé Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Wikipédia não retira imagens de Maomé
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Imagens de sucesso?
» Plano para assassinar caricaturista de Maomé
» TV venezuelana retira 'Simpsons' do ar após pressão do governo
» Nova versão do Google Earth com imagens em 3D

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: