Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica Empty
MensagemAssunto: Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica   Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica EmptyQua Fev 20, 2008 3:23 am

Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica


A polémica que se instalou a nível internacional com Tropa de Elite, o filme do realizador brasileiro José Padilha, que ganhou o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, é a continuação da discussão acesa que começou antes de a película estrear.

"Tropa de Elite cumpriu um papel de valor social incomensurável porque descreve o que acontece no Rio de Janeiro, mostrou a triste realidade da nossa cidade", comentou à Lusa António Carlos Costa, presidente do Movimento Rio de Paz.

O filme de José Padilha "não é fascista" como a revista Variety o classificou, de acordo com o responsável. "A polícia que nós temos é a que o filme descreve. Os traficantes também. Estamos vivendo num contexto socialmente esquizofrénico. Apesar da alegria e da hospitalidade do brasileiro, há hoje uma cultura de banalização da vida humana no Brasil que é chocante", comentou António Carlos Costa.

O ano passado houve 50 mil homicídios no Brasil, dos quais seis mil no estado do Rio de Janeiro, onde decorre a acção em Tropa de Elite.

"Um filme complicado, mas não fascista", opina a investigadora brasileira de cinema e audiovisual Dácia Ibiapina. "O filme está entre a ficção e o documentário e aborda uma questão séria no Brasil que é a violência, mas é exagerado dizer que é fascista", comentou a ex-directora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

O filme, defende Dácia Ibiapina, tem dois aspectos positivos. "Primeiro pela grande repercussão no Brasil e no estrangeiro, já que um filme só se realiza quando é visto. Segundo porque tematiza a questão da violência na sociedade brasileira, tanto a violência do tráfico como a violência policial", sustenta a investigadora.

"Sabíamos que estávamos a mexer com um tema delicado, mas sabíamos também que era necessário porque a sociedade brasileira não aguenta mais", comentou Marcos Prado, produtor de Tropa de Elite.

Baseado no livro Elite da Tropa, o filme conta a história de um capitão que quer deixar de ser tropa de elite (Bope) por ter sido pai. A última vez que um filme brasileiro ganhou um Urso de Ouro foi em 1998 com Central do Brasil.

DN

Ir para o topo Ir para baixo
 
Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bope tropa de elite
» Siza Vieira reabre polémica em Madrid
» Assessora de Hillary se afasta após polêmica
» Polícia americana inspira unidade de elite da PSP
» Anúncio com homem urinando em xícara gera polêmica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: