Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia Empty
MensagemAssunto: Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia   Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia EmptyQua Out 10, 2007 5:59 am

Exposição


Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia,
séculos XIII-XXI


Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia 1532399990_79f902a904_o


A Direcção-Geral de Arquivos – Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Assembleia da República, apresentam uma exposição conjunta de originais de Tratados, assim como de outros documentos significativos relacionados com esta matéria, pertencentes ao património do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, do Arquivo Histórico Parlamentar, do Arquivo Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Conselho da União Europeia, que estará patente ao público até ao final de Dezembro de 2007, encontra-se dividida em dois núcleos que estarão em simultâneo na Torre do Tombo e na Assembleia da República.

Na selecção de documentos foi assegurado que todos os países que actualmente integram a UE estavam contemplados, o que determinou a inclusão de Tratados celebrados com Estados que, à data, compreendiam regiões e territórios a que correspondem hoje em dia países da UE, mas à época constituíam regiões, territórios, reinos e mesmo impérios muito mais vastos que a configuração dos actuais países.

No núcleo da Torre do Tombo, destacamos a cópia, em português (1387), do texto do Tratado de Windsor, e o fac-simile do Tratado de Tordesilhas, cujos originais estão classificados pela UNESCO no Registo da Memória do Mundo, assim como o fac-simile do Tratado de Alcáçovas (1480).

Muitos outros, ao longo dos séculos foram firmados, permitindo reforçar as relações políticas, de amizade, de paz e de comércio entre os Estados.

Em 1957, a assinatura dos Tratados de Roma dá início a uma nova série de Tratados Europeus, de consolidação e alargamento da União Europeia – exemplo disso é o fac-simile do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha, assinado em 1985, escrito em 10 línguas, com 15.380 páginas de texto, 1,41m de lombada e um peso superior a 80kg.

O Catálogo da exposição pode ser adquirido na Loja do ANTT (Alameda da Universidade) ou na Livraria Parlamentar (Palácio de São Bento).

No Arquivo Nacional da Torre do Tombo a exposição está patente ao público de 26 de Setembro a 31 de Dezembro, nos dias úteis das 10h às 19h e aos Sábados das 10h às 12h.

Marcação de visitas guiadas: Serviço Educativo – Dra. Maria dos Remédios
Ou pelo telefone: 217 811 500

Na Assembleia da República a exposição está patente ao público de 11 de Setembro a 28 de Dezembro, nos dias úteis das 10h às 17h (com visitas de hora a hora).
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia Empty
MensagemAssunto: Re: Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia   Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia EmptyQua Out 10, 2007 11:12 am

You mean TRETADOS?
Ir para o topo Ir para baixo
 
Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cavaco Silva na Jordânia
» União Europeia
» Cimeira União Europeia - África
» UNIAO EUROPEIA CONSTROI MURO
» Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: História & Tradição-
Ir para: