Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Um pioneiro no estudo do séc. XIX português

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Um pioneiro no estudo do séc. XIX português Empty
MensagemAssunto: Um pioneiro no estudo do séc. XIX português   Um pioneiro no estudo do séc. XIX português EmptySex Mar 07, 2008 10:06 am

Um pioneiro no estudo do séc. XIX português

Historiador e ensaísta, Joel Serrão morreu quarta-feira,
em Sesimbra.


Tinha 88 anos. Concebeu e dirigiu a maior empresa historiográfica do século XX, o Dicionário de História de Portugal (Figueirinhas), que teve, em 1965-71, a sua primeira edição em quatro volumes.

Só isso bastaria para o definir. Figura, juntamente com Oliveira Marques, como director da Nova História da Expansão Portuguesa e da Nova História de Portugal.

Deixa, no entanto, também obra vasta e, em grande parte, pioneira no domínio da investigação sobre o século XIX e da literatura portuguesa.

No Dicionário escreveu 81 entradas que constituem, segundo Maria de Fátima Bonifácio, "referência obrigatória para quem investigue e escreva sobre o século XIX." A título de exemplo, relembrem-se Socialismo; Telegrafia; Nobreza, Povo, Burguesia, entre outras. Mesmo estando desactualizado - em razão das aquisições historiográficas dos últimos anos -, é possível aos mais novos orientarem-se na investigação a partir dele, explica a historiadora.

José Mattoso considera grande a influência de Serrão na "renovação da historiografia portuguesa no fim do antigo regime e no princípio da época democrática." Salientando que "o uso da documentação literária não é a sua especialidade, mas daquele historiador", sublinhou ao DN a relevância do Dicionário de História de Portugal, que, passados 50 anos, "ainda é consultado. Por intermédio daquele autor, "aplicaram-se novos abordagens e conceitos historiográficos fundamentais para compreender o século XIX português".

O historiador refere-se ao facto de, acompanhado por Oliveira Marques e Magalhães Godinho, Joel Serrão ter sofrido a influência da escola francesa de Bloch e Lucien Lefebvre. E relembra-o como um "bom colega, inteligente, simpático, prudente".

Licenciado em Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras Lisboa, foi não só professor neste estabelecimento como no Instituto Superior de Economia. Transitou depois para a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Lisboa. Administrador da Gulbenkian, (Pelouro da Ciência), dirigiu a revista e a Colecção Horizonte, onde publicou ensaios sobre temas oitocentistas ou a Antologia do Pensamento Político Português). Tem estudos notáveis sobre Herculano, Antero, Oliveira Martins, Sérgio - de que se reconhecia herdeiro pela visão democrática da história portuguesa.

Não só Joel Serrão valorizou, segundo a antiga directora da Torre do Tombo, Miriam Halpern Pereira, as fontes manuscritas, como foi "um dos promotores do roteiro das fontes da História Contemporânea Portuguesa. Fernando Rosas definiu-o, por outro lado, como "mestre e um pioneiro da História Contemporânea".

Na opinião de Maria Filomena Mónica - que, com António Barreto, deu continuidade ao Dicionário de História de Portugal -, o historiador "olhava a história sem óculos ideológicos", relevando a sua ligação à poesia: "A forma como a tratou revela uma enorme inteligência e sensibilidade." Para a investigadora, "a colectânea mais elucidativa e fidedigna de Cesário foi organizada por ele." Lamentando a morte de Joel Serrão, Veríssimo Serrão sublinhou ainda ao DN que o ensaísta "foi um dos autores que melhor dignificaram a cultura portuguesa ao longo dos tempos."

O funeral de Joel Serrão sai hoje, às 10.00, da Igreja de Santo Condestável para o cemitério dos Olivais, onde o corpo será cremado.


dn
Ir para o topo Ir para baixo
 
Um pioneiro no estudo do séc. XIX português
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SAÚDE
» Estudo de investigadores da Universidade de Quioto
» O PÃO PORTUGUÊS
» Estudo desvenda estratégia sexual das aranhas
» Estudo revela hábitos sexuais dos portugueses

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: História & Tradição-
Ir para: