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MensagemAssunto: TCN divulga primeira imagem tridimensional ....   TCN divulga primeira imagem tridimensional .... EmptyQui Mar 13, 2008 3:37 pm

TCN divulga primeira imagem tridimensional do ‘novo’ Mercado do Bolhão


A empresa holandesa TranCroNe (TCN), que venceu o concurso público realizado pela Câmara do Porto para a reabilitação do Mercado do Bolhão, divulgou hoje a primeira imagem tridimensional do ante-projecto para a requalificação daquele espaço .

O projecto definitivo ainda terá que ser submetido à aprovação da Câmara do Porto e do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico), antes de poderem começar as obras.

A Câmara do Porto assinou a 23 de Janeiro um contrato com a TCN, onde se prevê que a autarquia ceda o edifício em direito de superfície por 50 anos, recebendo um milhão de euros no momento da emissão da licença de construção e uma percentagem dos resultados de exploração a partir do décimo ano.

A TCN pretende que o Mercado do Bolhão mantenha a traça original e que a área comercial tradicional seja complementada com novas lojas, metade das quais de cultura, lazer e restauração.

Este projecto tem sido contestado por um movimento cívico de intervenção, que já entregou na Assembleia da República uma petição com cerca de 50 mil assinaturas, e admite interpor uma providência cautelar para impedir o início das obras.

As origens do Mercado do Bolhão, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, remontam a 1838, quando a Câmara do Porto decidiu construir uma praça em terrenos adquiridos ao cabido.

Nesse local existia um extenso lameiro, atravessado por um regato que ali formava uma bolha de água, de que resultou o nome 'Bolhão'.

Alguns anos depois, esta praça foi melhorada com a construção de rampas de acesso e barracas de madeira no corredor central do mercado.

No início do século XX, os dirigentes da cidade decidiram construir fora do burgo um novo mercado, de forma a assegurar o abastecimento de alimentos que permita a expansão da cidade.

Em 1910 surgiu um ante-projecto do arquitecto Casimiro Barbosa, que previa um edifício com duas alas, tendo a Rua Sá da Bandeira como eixo central.

Este projecto foi abandonado por razões económicas, acabando por ser construído, em 1914, o actual edifício, num projecto desenhado pelo arquitecto Correia da Silva.

Tratou-se de uma obra de vanguarda para a época, devido à utilização do betão armado em conjugação com estruturas metálicas, coberturas em madeira e cantaria de pedra granítica.

Ao longo da sua história, o mercado foi sofrendo algumas alterações, ocorrendo na década de 40 a construção do piso que divide o edifício, fazendo a ligação das entradas entre as ruas Alexandre Braga e Sá da Bandeira.

A necessidade de uma reabilitação profunda começou a ser equacionada em meados de 1984, quando os serviços municipais detectaram patologias construtivas graves nos pavimentos do mercado.

Na sequência das obras que se seguiram, os técnicos concluíram que era necessária uma intervenção de consolidação e reabilitação do mercado, tendo a autarquia decidido abrir um concurso que veio a ser ganho por um projecto apresentado pelo arquitecto Joaquim Massena.

O projecto foi aprovado, por unanimidade, pelo executivo municipal a 22 de Setembro de 1992 e ficou a aguardar a execução.

Posteriormente, em 1994, o projecto foi retomado para incluir uma estação do Metro do Porto, culminando dois anos mais tarde com a adjudicação do desenvolvimento do projecto.

Para o efeito foi criado um Gabinete de Apoio que, na sequência do diálogo mantido com todas as partes interessadas, apresentou em 1998 um projecto que foi aprovado por unanimidade pela Câmara do Porto e por todos os restantes organismos envolvidos, entre os quais o IPPAR (actual IGESPAR).

Apesar disso, o projecto nunca foi executado e a Câmara do Porto começou progressivamente a afastar-se desta opção.

A autarquia acabou por lançar um concurso público internacional para a concepção, construção e exploração do Mercado do Bolhão, a que concorreram o Grupo Amorim e a empresa holandesa TCN.

A proposta dos holandeses foi aprovada pela Assembleia Municipal a 21 de Janeiro de 2008, numa votação disputada (27 votos a favor e 26 contra) e, dois dias depois, foi assinado o contrato entre a Câmara do Porto e a TCN.

Lusa / SOL

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