Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Resort nasce em Alcochete

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Resort nasce em Alcochete Empty
MensagemAssunto: Resort nasce em Alcochete   Resort nasce em Alcochete EmptySáb Mar 22, 2008 1:09 pm

Empreendimento turístico: Capacidade para 410 camas

Resort nasce em Alcochete

Uma antiga seca do bacalhau na Praia dos Moinhos, em Alcochete, actualmente desactivada e em estado de degradação, vai acolher um empreendimento turístico com capacidade de 410 camas.

O Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), realizado entre os meses de Junho de 2006 e Janeiro de 2008, refere que o futuro Aparthotel Praia dos Moinhos Resort pretende beneficiar uma zona industrial abandonada e degradada, através da criação de "espaços lúdicos, de lazer e de contemplação quer públicos quer privados".

O Aparthotel terá capacidade para 410 camas, 128 camas do hotel e 282 dos apartamentos e, de acordo com os planos urbanísticos, será constituído por um único edifício, interligado em cave, cuja forma se desenvolve paralelamente à linha de costa, permitindo assim o enquadramento entre a paisagem do rio e o edifício do Fórum Cultural existente no terreno contíguo.

O documento admite ainda que um empreendimento provoca sempre alterações, mas garante que é possível minimizar os impactes ambientais tomando um conjunto de acções durante a construção e exploração do empreendimento, apesar de referir que na zona "não se verifica a presença de elementos importantes para a conservação da natureza". "Para que as alterações sejam minimizadas, as novas zonas a implantar devem adaptar-se ao terreno existente, reduzindo os movimentos de terra que sejam necessários", recomenda o documento.

A Quercus já manifestou preocupações com possíveis impactes ambientais decorrentes desta construção, mas a autarquia garante que o projecto irá valorizar a zona e não prejudicá-la.

De acordo com o vereador da Câmara de Alcochete, António Luís, o objectivo do empreendimento é requalificar uma zona degradada, rejeitando que o projecto venha a proporcionar um crescimento urbanístico na zona envolvente, dado que é vontade da Câmara "preservar a área". "A Quercus não tem motivos para se preocupar. O ambiente não deve ser visto como um empecilho mas sim como uma mais-valia", salientou.

QUERCUS PREOCUPADA COM PROJECTO

A dirigente da associação ambientalista Quercus, Carla Graça, levanta dúvidas em relação aos impactos provocados pelo projecto Apartholtel Praia dos Moinhos Resort nas zonas adjacentes e sobre a avifauna, considerando que apesar de o projecto prever a vedação da zona na fase de construção, nada é proposto durante a exploração para minimizar os movimentos nas áreas mais sensíveis e critica a falta de medidas para preservar a frente ribeirinha. "O que se verifica é o apertar da malha urbana em torno das áreas húmidas.

Lamentamos que todo e qualquer projecto de requalificação passe necessariamente por empreendimentos de maior ou menor dimensão, e não por uma requalificação que procure recuperar os ecossistemas existentes, criando uma zona-tampão de salvaguarda desses valores", refere.

Mesmo assim a responsável da Quercus reconhece "qualidades" ao projecto, por procurar "articular-se com a zona envolvente".

cm
Ir para o topo Ir para baixo
 
Resort nasce em Alcochete
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nasce um novo Estado europeu - Kosovo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: