Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Felícia Cabrita, em África

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Felícia Cabrita, em África Empty
MensagemAssunto: Felícia Cabrita, em África   Felícia Cabrita, em África EmptySeg Mar 24, 2008 10:34 am

Massacres em África

Edição - Esfera dos Livros

Felícia Cabrita, em África 2357729699_8137902d5c_o


Sinopse:

Em 1991, Felícia Cabrita foi pela primeira vez a África. Aterrou em Angola e estava longe de imaginar que grande parte da sua carreira como jornalista iria ser dedicada a desbravar o manto de silêncio que escondia os massacres cometidos nas antigas colónias portuguesas durante o Estado Novo.

O seu relato inicia-se na década de 50, com uma página negra da nossa história: os massacres de Batepá, em São Tomé, onde a realidade ultrapassou em muito a ficção. A jornalista segue o rumo da história para relatar os massacres da UPA, em 1961, sobre os colonos portugueses; passa pela luta na Guiné; descobre os sobreviventes do massacre de Wiriyamu, que rouba a vida a centenas de moçambicanos.

Com a saída dos portugueses, a guerra civil continua a fazer as suas vítimas, Sita Valles é uma delas. Eduardo, de catorze anos, outra, morrendo em 2001, no mato, às mãos dos guerrilheiros da UNITA que se sente cada vez mais encurralada. Porque não há guerras santas, a jornalista traz-nos o lado mais sombrio dos homens. «Tentei perceber as minhas personagens individualmente e, uma vez lançadas no mundo, neste caso a guerra, interpretar o seu desempenho no comportamento colectivo.

A história tem ciclos, repete-se sem novidades e o homem, seja qual for o continente, é sempre igual nos vários palcos onde o inferno assenta.»




Livro revela o lado mais obscuro da guerra travada no Ultramar

"Tropa portuguesa afasta-se dos brandos costumes e torna-se norma fuzilar os nativos prisioneiros"

"Desde os massacres da UPA [União dos Povos de Angola] de Holden Roberto, em que os alvos foram os colonos portugueses, aos que se seguiram pelas mãos da tropa lusa, até aos horrores cometidos após a independência, desta vez com o carimbo dos líderes africanos, nunca encontrei inocentes. Não há guerras santas", afirma Felícia Cabrita, jornalista a quem se deve a revelação, entre outros, do escândalo da Casa Pia, e que compilou em livro 10 anos de reportagens nas ex-colónias portuguesas (São Tomé, Guiné, Moçambique e Angola). Nele ("Massacres em África", edição .Esfera dos Livros), procurou reconstituir os crimes de guerra cometidos pelas partes beligerantes - tanto da tropa portuguesa como da guerrilha africana -, mediante a consulta de arquivos e entrevistas a participantes directos.

Dessas andanças e inquirições resultou um pequeno bestiário da guerra colonial, ainda que o livro abra com um massacre anterior a 1961 - ano em que começaram as hostilidades -, perpetrado em São Tomé e Príncipe a coberto de uma das mais incríveis mentiras para justificar a sangrenta repressão dos nativos. Ali, o governador daquela ilha, o coronel Carlos Sousa Gorgulho, que almejava governar a jóia do Império, Angola, tentou o impossível para alcançar a transferência desejada - construir um porto de mar para escoar a produção do cacau, agradando à metrópole e aos roceiros de uma só vez. Para tanto, precisava de mão-de-obra escrava que deveria escoar a água do mar para construir o tal porto. A loucura leva-o a inventar uma invasão comunista do arquipélago com a conivência dos indígenas, o que justificaria a subjugação dos nativos. Muitos morreram de cansaço, a trabalhar, outros foram executados, alguns foram emparedados nas obras públicas, no que ficou conhecido por massacres de Batepá. Foi em 1953.

Quase no fim do livro, Cabrita revisita a que terá sido a maior orgia de sangue e loucura em África executada pelas tropas portuguesas e que constituiu, confessa a autora, o trabalho mais complicado da sua carreira. Com frieza e selvajaria assustadoras, apenas explicáveis pela tensão acumulada, a 6.ª Companhia de Comandos mata e viola mulheres e crianças na localidade moçambicana de Wiriyamu, onde só restavam elas e velhos desarmados. Cabrita fala com os sobreviventes moçambicanos, mas também com os verdugos portugueses, aqueles que faziam experiências tão macabras e insanas como abrir o ventre das grávidas e mostrar-lhe o sexo dos fetos, ou atirar bebés ao ar e deixá-los cair sobre as baionetas, ou violar repetidamente uma rapariga antes de deitar fogo a toda a aldeia.

Felícia Cabrita consegue convencer Eugénia Conceição a regressar à terra onde lhe mataram a mãe à sua frente, Angola, e sorrir a um dos cúmplices desse assassinato, um guerrilheiro da UPA que a transportou às costas, dias a fio, pela selva, com o fito de entregar a menina e a irmã Paula sãs e salvas a Holden Roberto, então em Leopoldeville (Kinshasa), para mostrá-las ao Mundo e alegar a sua benevolência. A única história com final feliz de um livro revelador."

jn
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca
Admin
Anarca


Mensagens : 1605
Data de inscrição : 13/09/2007

Felícia Cabrita, em África Empty
MensagemAssunto: Re: Felícia Cabrita, em África   Felícia Cabrita, em África EmptySeg Mar 24, 2008 11:31 am

"...Em 1991, Felícia Cabrita foi pela primeira vez a África..."

Até parece que viveu o que escreveu...

Deve ter sido através das cabaças de Marufo...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Felícia Cabrita, em África Empty
MensagemAssunto: Re: Felícia Cabrita, em África   Felícia Cabrita, em África EmptySeg Mar 24, 2008 11:42 am

COMO SE PODE SER COLONIZADOR DE TERRITORIOS NAO HABITADOS ANTES DOS PORTUGUESES??????????????????? Shocked Shocked Shocked

ninguem sabe responder!!! ate hoje!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Felícia Cabrita, em África Empty
MensagemAssunto: Re: Felícia Cabrita, em África   Felícia Cabrita, em África Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Felícia Cabrita, em África
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Acordo Ortográfico
» A verdadeira música vem de África e das raízes latinas
» CIMEIRA AMERICA-AFRICA
» Cimeira União Europeia - África
» Europa e África por Expresso - Opinião

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: